Colaboradores da edição #64Da Redação
Colaboradores
Veja quem são alguns dos colaboradores da edição #64 da arte!brasileiros
RetroperspectivasPor Patricia Rousseaux
Editorial
Leia o editorial da edição #64 da arte!brasileiros, por Patricia Rousseaux
Seminários arte!brasileiros ganha Prêmio Antônio Bento da ABCAPor Patricia Rousseaux
Prêmio
Duas certezas norteiam esses encontros: criar pontes e acreditar que na arte se concentra o conhecimento de sujeitos do seu tempo
Poesia em trânsito Por Maria Hirszman
Bienais
Com ênfase nas práticas coletivas e transdiciplinares, 35ª Bienal de São Paulo coloca em questão visão eurocêntrica da arte
35ª Bienal de São Paulo: Castiel Vitorino BrasileiroPor Maria Hirszman
Bienais
Artista parte da perseguição das religiões afrobrasileiras no país para discutir a metamorfose da alma
35ª Bienal de São Paulo: Ana Pi Por Maria Hirszman
Bienais
Artista plástica mineira assina instalação com Taata Kwa Nkisi Mutá Imê em que propõe um diálogo em deslocamento e entre gerações
35ª Bienal de São Paulo: Luana VitraPor Maria Hirszman
Bienais
Ferro, cobre e prata se desdobram numa miríade de significados na obra da artista mineira, com referências de caráter biográfico, poético, simbólico, histórico e até mesmo metafísico
35ª Bienal de São Paulo: A dança do possívelPor Claudinei Roberto da Silva
Bienais
A expansão do léxico e a consolidação das gramáticas divergentes
O grande coro de vozes negras, indígenas e LGBTQIAPN+Por Fabio Cypriano
Bienais
Com 121 artistas e participantes, a maioria não brancos, Coreografias do impossível aborda das ruínas da modernidade a ações afirmativas de coletivos
Marta Minujín ao vivo e em todas as coresPor Leonor Amarante
Exposições
Pinacoteca Luz abriga maior panorâmica já realizada sobre a artista argentina, com trabalhos emblemáticos especialmente recriados para a mostra
Crítica e erotismo temperam a exposição ‘Moqueca de maridos’Por Leonor Amarante
Exposições
A arte de Denilson Baniwa traduz o universo indígena com ativismo, provação e pesquisa
Estratagemas de resistência ao fascismoPor Jotabê Medeiros
Exposições
Coletiva com 134 artistas na Ocupação 9 de Julho traz ao centro do debate o papel da arte como alavanca de afirmação social e política
‘Reversos e Transversos’ busca dissolver dicotomia entre arte popular e eruditaPor Eduardo Simões
Exposições
Com curadoria de Ayrson Heráclito, exposição na Galeria Estação estabelece paralelos entre artistas populares segregados pelo sistema da arte e nomes consagrados, com quem guardam aproximações, em bienais diversas, ao longo de sete décadas
Vilma Eid, uma das grandes mecenas da arte popular brasileiraPor Eduardo Simões
Entrevista
A marchand completa neste ano quatro décadas de atividades no mercado da arte e, em 2024, celebra os 20 anos de sua Galeria Estação
Jacques Leenhardt analisa a obra de Wifredo LamPor Leonor Amarante
Internacional
O filósofo e crítico francês é presidente da Associação dos Amigos de Wifredo Lam de Paris, estudioso da produção do artista cubano
Equilíbrio delicadoPor Eduardo Simões
Exposições
Em “Ajuntamentos”, em cartaz na Fundação Iberê Camargo, Afonso Tostes volta a se debruçar sobre os conceitos de essência e simplicidade, em trabalhos que evocam a estabilidade tênue de suas estruturas
Forrobodó, ou 20 anos de A Gentil CariocaPor Leonor Amarante
Exposições
Em clima de carnaval, a galeria, localizada no centrão do Rio, colocou artistas, convidados e o povão para dançar
Traumas do regime escravocrata são abordados em cenário hollywoodianoPor Fabio Cypriano
Exposições
Exposição com 12 artistas negros e negras, ‘Um oceano para lavar as mãos’ inaugura Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis
Acervo da Lage conquista visibilidade para produção periféricaPor Fabio Cypriano
Exposições
Museu-casa-escola do Subúrbio Ferroviário de Salvador, presente em cinco exposições importantes nos últimos dois anos, projeta até obras que estavam descartadas por seus autores
“O debate tenta fazer barulho, provocar dissonância e distinção”Por Eduardo Simões
Entrevista
Para a historiadora francesa Anne Lafont, as discussões em torno da representação dos corpos negros e os movimentos decoloniais inevitalmente devem “atrapalhar a ordem estabelecida”