Catástrofe, tragédia e desastre como categorias clínicas e estéticas

  O radical grego katá refere-se ao movimento do alto para baixo, oposto, portanto, do movimento de ascese ou elevação. Assimilação, ou metabolismo, opõe-se a catabolismo, como processo de desassimilação; cataclismo é um grande dilúvio, ou queda de água; catáfora é descenso da...
Preservação e salvaguarda

Preservação e salvaguarda

Texto lido durante o lançamento do livro ‘Imaginária Brasileira na Coleção Orandi Momesso’
Venal Balbina, 2018

Cicatrizes à mostra

Renata Padovan une pesquisa e arte e reelabora os rastros da devastação ambiental
Santiago Yahuarcani

Múltiplos sujeitos

Adriano Pedrosa reúne um número expressivo de artistas indígenas e LGBTQIA+, todos estrangeiros neste planeta

Colaboradores da edição #67

Veja quem são alguns dos colaboradores da edição #67 da arte!brasileiros
Ogwa

Entre o vivenciado e o imaginado

Na Galeria Estação, aspectos etnográficos e ficcionais se alternam nos trabalhos do artista indígena paraguaio Ogwa e de sua neta, Salmi, na exposição A Dança dos Mitos
História universal dos terremotos

Uma artista cientista

Através de temas e métodos científicos, com um olhar para a geologia, a natureza e seus movimentos, Leticia Ramos produz obras que, mesmo atemporais, tocam em temas extremamente atuais como a crise climática e o aquecimento global que gera situações como a vivida pelo Rio Grande do Sul
Raphael Fonseca

‘Não vai virar a Bienal da Enchente’

Curador da Bienal do Mercosul, Raphael Fonseca diz que evitará ‘literalizar’ demais a questão da inundação no Rio Grande, e que tema geral, ‘Estalo’, permanece
Orixás

‘Nordeste Expandido’ aporta em Natal

Projeto expositivo do Banco do Nordeste chega à capital do Rio Grande do Norte

Ganância e dívida são pilares em mostra na Fundação Prada

Intervenção radical do artista suíço Christoph Büchel revê história do capitalismo, da cidade de Veneza e da própria arte contemporânea

Aceleração e Colapso

Leia o editorial da edição #67 da arte!brasileiros, por Patricia Rousseaux

A catástrofe dos ataques à Palestina em Veneza

Obra da dupla Basel Abbas e Ruanne Abou-Rahme denuncia como hospitais se tornaram prisões e têm sido bombardeados constantemente; em setembro, os artistas participam de mostra em São Paulo, na coleção Moraes-Barbosa

Bienal de Veneza submerge em estratégias neoliberais

Curador da 60ª edição, o brasileiro Adriano Pedrosa, se vale de marketing pessoal, apoio ao mercado secundário e esvaziamento de significados políticos na 60ª edição da mostra italiana
Geleira Perito Moreno

Sobre gelo fino

Luiz Marques trata do nexo inquestionável entre debacle ambiental e capitalismo, defendendo a necessidade de uma profunda mutação civilizacional ante as crises convergentes e aceleradas que enfrentamos
O sociólogo Luiz Galina, atual diretor do Sesc São Paulo, comenta, em entrevista exclusiva, a sua trajetória junto a Danilo Santos de Miranda e o legado que levará adiante. Foto: Matheus José Maria

‘Nossa raiz não muda; nosso DNA organizacional não muda’, diz Luiz Galina, diretor do...

Desde novembro do ano passado, quando assumiu o cargo de diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) no estado de São Paulo, o sociólogo...

O exílio como ponto de partida nas obras de Pedro Figari, Júlio Martins da...

foi ao leste do Éden, no território de Nod, que Caim ficou exilado após matar seu irmão Abel. Perdeu a abundância do paraíso e...
Fachada do Museu Paranaense, em Curitiba (PR). Foto: Heloisa Michele/MUPA

Museu Paranaense, de Curitiba, consolida-se como referência de gestão museológica

atento a questões urgentes da atualidade, como o resgate e o direito à memória, a reparação e a restituição, o Museu Paranaense (MUPA) iniciou...
Marcos Zacariades com fotos icônicas da cidade original

Na Chapada Diamantina, obras de impacto marcam carreira de Marcos Zacariades

Por Fabio Cypriano e Patrícia Rousseaux, em Igatu Parece improvável que uma cidade abandonada de pedras, Igatu, que chegou a ter mais de dez mil...

No Rio Grande do Sul, cultura faz o balanço das perdas no patrimônio e...

Uma força-tarefa juntando a Unesco, o Ministério da Cultura, o Iphan e as secretarias de Cultura e Educação do Rio Grande do Sul iniciou...

Celeida Tostes e o percurso através do barro

Pela primeira vez em São Paulo, um conjunto robusto de trabalhos de Celeida Tostes (1929-1995) é exposto ao público, na individual "Vênus Ancestral", na...

Centro Cultural Bienal das Amazônias inaugura em Belém como um novo espaço de convergência...

Localizado na esquina da Rua Manoel Barata com a Travessa Campos Sales, no centro do comércio de Belém (PA), o Centro Cultural Bienal das...
O artista baiano J. Cunha. Foto: Márcio Lima

J. Cunha: Celebração da vitalidade da cultura afro-brasileira

Logo no início do texto de apresentação da exposição J. Cunha: Corpo tropical, Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, diz que só...
Gideon Mendel Submerged Portraits oão Pereira de Araújo, Rio Branco, Brasil, 14 de março de 2015.

Vá e veja

Fotógrafo sul-africano Gideon Mendel produz, ao redor do mundo, séries que denunciam as mudanças climáticas e seus impactos na sobrevivência humana, oferecendo uma espécie de testemunho aos seus retratados  
Performance de 'O Barco', de Grada Kilomba. Foto: Icaro Moreno

A nau performática, escultórica e monumental de Grada Kilomba

Em sua retomada de projetos monográficos, o Instituto Inhotim convidou a artista portuguesa Grada Kilomba para ocupar a Galeria Galpão, onde já foram apresentados...
Fóssil de planta doado ao Museu Nacional. Foto: Handerson Oliveira

Museu Nacional recebe doação de mais de mil fósseis intermediada pelo Instituto Inclusartiz

O Museu Nacional do Rio de Janeiro acaba de receber um reforço para seu acervo, quase seis anos após o incêndio que destruiu a...
Performance de Paulo Nazareth, durante a abertura de sua individual "Esconjuro", no Instituto Inhotim. Foto: Daniela Paoliello

Em Inhotim, Paulo Nazareth fricciona história e território em uma ‘encruzilhada de muitos tempos’

Em cartaz no Inhotim, a individual Esconjuro, de Paulo Nazareth, não poderia ser mais consonante com a proposta de programação do instituto para 2024....
Adriano Pedrosa, curador da 60ª Bienal de Veneza. Foto: Mauricio Jorge

A 60ª Bienal de Veneza e outras histórias

Adriano Pedrosa, curador da mostra italiana, fala como despontou para a arte
Renato Guttuso, “Deus conosco”

Por que a guerra?

Em 1932, uma troca de cartas entre o pai da física, Albert Einstein, e o pai da psicanálise, Sigmund Freud, traduziu as inquietações dos dois intelectuais humanistas naquele primeiro terço do século 20. Nas missivas, ambos se questionam, a partir de perspectivas completamente distintas, o porquê dos conflitos armados, pouco antes da deflagração da Segunda Guerra Mundial.

Guerras Culturais crescem nas redes sociais

Por que ataques a instituições culturais e obras de arte são usadas como instrumentos da direita, a partir de algoritmos que valorizam discursos de ódio

O que pode uma obra de cultura, de arte ou de crítica?

Uma questão para Tales Ab’Sáber* João Cezar de Castro Rocha – Em seu documentário Intervenção, Amor não quer dizer grande coisa, antecipou-se muito dos horrores...
O Avesso do Céu

Filme aborda a loucura da evangelização de indígenas no Javari

O Avesso do Céu, da dupla Dias & Riedweg, foi filmado na Reserva do Javari, extremo oeste da Amazônia, e tem como tema a conversão praticada por dezenas de igrejas neopentecostais, até mesmo com indígenas recém-contatados
O Anticósmico

A recriação de uma cosmogonia

Thiago Martins de Melo desenvolve um trabalho político em que faz uma denúncia incansável da necropolítica e do apagamento da história das imagens pela colonização