Adquira o curso gravado

Moacir dos Anjos e Ernani Chaves ministraram o curso “Introdução à Estética Contemporânea: uma conversa entre arte, filosofia e psicanálise” entre abril e junho deste ano, com 20 encontros de uma hora e meia cada. Agora, quem não conseguiu assistir às aulas ao vivo pode conferir sua gravação!

Célia Tupinambá reata um fio de 400 anos

Selecionada para representar o País na 60ª Bienal de Veneza, em 2024, artista indígena baiana intensifica resgate do simbolismo do manto ritualístico de seu povo que será devolvido ao Brasil pela Dinamarca após quatro séculos

Maxwell Alexandre. Novo Poder: passabilidade

Exposição individual do artista Maxwell Alexandre. Novo poder: passabilidade faz parte da série “Novo Poder” e trata-se da itinerância em São Paulo do primeiro Pavilhão de Maxwell Alexandre, que foi no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

Adriano Pedrosa, curador da 60ª Bienal de Veneza. Foto: Mauricio Jorge

A 60ª Bienal de Veneza e outras histórias

Adriano Pedrosa, curador da mostra italiana, fala como despontou para a arte

Conheça nosso portal

O portal arte!brasileiros privilegia, em ambiente digital, análises, opiniões, reportagens, artigos e belíssimas imagens, mantendo, como sempre, o cuidado com o leitor, com espaço especial dedicado a vídeos. Você terá acesso a entrevistas com especialistas em arte contemporânea, comportamento, educação, literatura, filosofia, psicanálise, política e tecnologia.

Veja também

'Negros na piscina' (2014), de Paulo Nazareth. Cortesia: Mendes Wood DM

Nadando de braçada

Lançado discretamente no primeiro semestre deste ano (embora impresso ainda em 2023), o livro Negros na piscina. Arte contemporânea, curadoria e educação (Ed. Fósforo) chegou nadando de braçadas para conquistar o pódio das melhores...

A catástrofe dos ataques à Palestina em Veneza

Obra da dupla Basel Abbas e Ruanne Abou-Rahme denuncia como hospitais se tornaram prisões e têm sido bombardeados constantemente; em setembro, os artistas participam de mostra em São Paulo, na coleção Moraes-Barbosa

Bienal de Veneza submerge em estratégias neoliberais

Curador da 60ª edição, o brasileiro Adriano Pedrosa, se vale de marketing pessoal, apoio ao mercado secundário e esvaziamento de significados políticos na 60ª edição da mostra italiana
Orixás

‘Nordeste Expandido’ aporta em Natal

Projeto expositivo do Banco do Nordeste chega à capital do Rio Grande do Norte
História universal dos terremotos

Uma artista cientista

Através de temas e métodos científicos, com um olhar para a geologia, a natureza e seus movimentos, Leticia Ramos produz obras que, mesmo atemporais, tocam em temas extremamente atuais como a crise climática e o aquecimento global que gera situações como a vivida pelo Rio Grande do Sul

Aceleração e Colapso

Leia o editorial da edição #67 da arte!brasileiros, por Patricia Rousseaux

No Rio Grande do Sul, cultura faz o balanço das perdas no patrimônio e...

Uma força-tarefa juntando a Unesco, o Ministério da Cultura, o Iphan e as secretarias de Cultura e Educação do Rio Grande do Sul iniciou na semana passada um levantamento preliminar do impacto da inundação...
Ogwa

Entre o vivenciado e o imaginado

Na Galeria Estação, aspectos etnográficos e ficcionais se alternam nos trabalhos do artista indígena paraguaio Ogwa e de sua neta, Salmi, na exposição A Dança dos Mitos
Raphael Fonseca

‘Não vai virar a Bienal da Enchente’

Curador da Bienal do Mercosul, Raphael Fonseca diz que evitará ‘literalizar’ demais a questão da inundação no Rio Grande, e que tema geral, ‘Estalo’, permanece

Ganância e dívida são pilares em mostra na Fundação Prada

Intervenção radical do artista suíço Christoph Büchel revê história do capitalismo, da cidade de Veneza e da própria arte contemporânea
Geleira Perito Moreno

Sobre gelo fino

Luiz Marques trata do nexo inquestionável entre debacle ambiental e capitalismo, defendendo a necessidade de uma profunda mutação civilizacional ante as crises convergentes e aceleradas que enfrentamos

Carmela Gross: entre a revolução e a revolta

A exposição Quase circo, de Carmela Gross, em cartaz no Sesc Pompeia, em São Paulo, possui um grau de opacidade que nos obriga pensar sobre o que podem explicitar aqueles objetos e instalações ali...

Siga ARTE!Brasileiros nas redes sociais