Mudança climática já ameaça coleções de fotografia

Instituições europeias identificam a necessidade de mudar protocolos de manutenção, exibição, armazenamento e preservação de fotos históricas ou artísticas à medida que aumentam casos de deterioração por conta do aquecimento global.

Todos os instantes são decisivos

Temporada França-Brasil traz ao Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo, mostra com fotos inéditas de Agnès Varda e investiga a profunda relação entre sua fotografia e cinema

Pinacoteca do Ceará repensa acervo em Existências Paralelas

Mostra com curadoria compartilhada apresenta 484 obras de 63 artistas, muitos deles ausentes na coleção da instituição.

MAM RIO celebra centenário de Gilberto Chateaubriand

Com 350 obras em cartaz até 1º de fevereiro de 2026, exposição homenageia colecionador morto há três anos, que deixou 6.400 peças em comodato no museu

A dimensão crítica do Debret e as releituras contemporâneas

No Museu do Ipiranga, em São Paulo, “Debret em questão – olhares contemporâneos” aproxima gravuras de Jean-Baptiste Debret e releituras de artistas contemporâneos, com curadoria do sociólogo e crítico de arte francês Jacques Leenhardt e da pesquisadora e curadora brasileira Gabriela Longman

Sorte, rito e reza

Antonio Obá apresenta pinturas, desenhos, instalações que abordam símbolos de sorte e acaso na cultura brasileira na galeria Mendes Wood DM, em São Paulo

Arte em trânsito

Em entrevista, Tadeu Chiarelli fala sobre o lançamento próximo de ‘Apropriações’ e ‘Arte Brasileira’, analisa o diálogo entre passado e presente na arte brasileira e o papel do crítico e historiador de arte.
Lygia Pape

Artistas brasileiros participaram da temporada Brasil-França 2025

No Brasil foi convocado como curador da Temporada Brasil-França, Emílio Kalil, o diretor-superintendente da Fundação Iberê Camargo.

A importância de cultivar uma relação

Após meses de intensa atividade nacional e internacional, conversamos com Anne Louyot, comissária da Temporada França-Brasil 2025, sobre a experiência e as conclusões da programação da Temporada no Brasil.

Colaboradores #73

Patricia Rousseaux é diretora editorial de Arte!Brasileiros. Acompanhou a Temporada França-Brasil...

José Antônio da Silva: Moderno, não primitivo

José Antônio da Silva, um dos principais intérpretes da vida e da cultura do interior de São Paulo, era frequentemente tido como “primitivo” por...
José Antônio da Silva no MAC-USP

Exposição no MAC-USP explora diversidade da obra de José Antônio da Silva

Mais de cem pinturas do artista estão em cartaz no Museu de Arte Contemporânea da USP. A mostra José Antônio da Silva: Pintar o...
Maria Bonomi

Maria Bonomi: um reiventar constante

A exposição Maria Bonomi: a arte de amar, a arte de resistir, em cartaz no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, convida o visitante...
Vista da exposição “Ru Jub’ulik Achik’ – Aromas de um sonho”, de Edgar Calel, em cartaz no Inhotim. Foto: Marcos Grinspum Ferraz

Edgar Calel move montanhas e transporta cultura da Guatemala para Inhotim

Após destaque na Bienal de São Paulo de 2023, artista do povo Kaqchiqel-maia retorna ao Brasil para uma grande mostra imersiva, reconstituindo seu universo cultural e familiar na instituição mineira

Por que falar do manguezal?

Entre a terra e o mar, o manguezal é um lugar de transição. Do Oiapoque, no Amapá, até Laguna, em Santa Catarina, os manguezais...
Loli World – Um mundo além da Arte Urbana, de Michael Devis

Entre a rua e o museu

Loli World – Um mundo além da Arte Urbana, de Michael Devis, reúne 25 obras recentes do artista curitibano, que transpõem para o espaço...

Onde está o medo está a força: no Sesc Belenzinho, Nádia Taquary apresenta conjunto...

Nádia Taquary se formou em Letras, mas logo enveredou pelos caminhos da arte-educação. Foi durante um período de recolhimento pessoal, que entrou em contato...

Um rio não existe sozinho: artistas refletem sobre pertencimento e interdependência na Amazônia

No coração de Belém, o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi torna-se, até 30 de dezembro, um território de escuta e convivência entre...

Comigo ninguém pode: entre a ferida e a cura

“Comigo ninguém pode” – título que toma de empréstimo o nome de uma planta que ao mesmo tempo protege e envenena – é o...

Colaboradores #72

MARIA HIRSZMAN é jornalista e crítica de arte. Trabalhou no Jornal da Tarde e em O Estado de São Paulo. É pesquisadora em história...

A parede do crítico

“Nesta parede estão algumas das obras que guardo em minha casa. Outras doei ao MAR, o Museu de Arte do Rio”. O apontamento do...

Bienal sussurra mas nem todos ouvem

Em sua 36ª edição, aberta no início de setembro, a Bienal de São Paulo reafirma seu papel de difusora de uma produção artística que...

EXPOSIÇÃO DE LÍNGUAS AFRICANAS NA CULTURA BRASILEIRA CHEGA EM VITÓRIA – ES

O Museu Vale é um dos principais espaços culturais do estado do Espírito Santo e, em seu momento extramuros, amplia sua presença no território...

Do espiritual na arte

“Minhas pinturas são tanto realidade quanto desejo, tanto aprendizado quanto imaginação. São reflexo do ambiente que me formou e, ao mesmo tempo, projeção de...

A fúria e as batalhas de Niki de Saint Phalle

Visionária, explosiva e revolucionária, Niki de Saint Phalle (1930–2002) virou do avesso a arte do século XX. Suas obras marcadas por explosões de cor...
Sonhos de uma Amazônia sem fim, Encantado (2023), Alessandro Fracta. Foto: Ana Dias

Na segunda edição, Bienal das Amazônias reverbera a floresta

Porta de entrada da Amazônia, cidade portuária marcada pela confluência de povos e culturas, Belém, no Pará, se abre para a arte. É nesse...

Poesia em confluência inspira a 7ª Bienal Internacional do Sertão

Com o mesmo espírito nômade que a caracteriza desde a sua criação em 2012, a 7ª Bienal Internacional do Sertão será inaugurada em Diamantina...
Teatro de Contêiner

Absurdo: Prefeitura de São Paulo põe abaixo prédio colado ao Contêiner

Ignorando uma liminar da Justiça, na manhã desta segunda-feira, 22, uma empresa de demolição entrou nos prédios anexos ao Teatro de Contêiner Mungunzá, na...
Rio Doce, no território Krenak em Resplendor, MG

“A cultura indígena não se encaixa no pensamento patrimonialista”

Men am-ním é a tradução aproximada, na língua do povo Krenak, para a palavra portuguesa “Ocupação” – na verdade, o vocábulo indígena é usado...
Vista da instalação de Nádia Taquary durante a 36ª Bienal de São Paulo © Levi Fanan/Fundação Bienal

Falta de contexto confunde 36ª Bienal de São Paulo

Nem todo viandante anda estradas – da Humanidade como prática, a 36ª Bienal de São Paulo, aberta ao público em 6 de setembro, tem...
Pompidou Paraná. Solano Benítez

Solano Benítez e o reencontro das terras

Entre colegas: a avaliação de Pedro Mendes da Rocha O projeto de Solano Benítez para a sede brasileira do Centre Pompidou nos faz refletir sobre...

Museu brota do solo da região

Entre alamedas, tijolos e biomas, o centre pompidou paraná une essência do lugar e projeção global.