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CENTENÁRIO SEMANA DE 22 ARTIGO
ANOTAÇÕES SOBRE O
GRUPO DOS CINCO: UMA
PITADA DE MELANCOLIA
NO CENTENÁRIO DA
SEMANA
Desenho feito por Anita Malfatti em 1922, que por toda a década de 1920.
a retrata ao lado de Mário de Andrade, Tarsila Encontram-se atenuados no
do Amaral, Menotti Del Picchia e Oswald de desenho tanto o requinte das
Andrade, apresenta autores que com o tempo se texturas das inúmeras almofadas e
do tapete quanto o torneado
afastaram artística, afetiva e ideologicamente sofisticado de uma cadeira ao fundo
- como também os elementos
por taDeu Chiarelli
decorativos do divã onde a retratista
se representa deitada.
Grupo dos cinco é um desenho ambiente artístico e cultural de
que Anita Malfatti produziu no São Paulo. ***
segundo semestre de 1922, alguns Se Anita é delicada e sintética
meses depois da Semana de Arte *** em sua descrição do ateliê, o
Moderna. Nele, a artista, além de O que chama a atenção no mesmo não ocorreria com um
retratar a si mesma deitada em Grupo dos cinco (caneta e lápis texto de autoria de Helios
um divã no ateliê da amiga Tarsila sobre papel) é que tanto a (pseudônimo de Menotti Del
do Amaral, registra também Mário delicadeza do traço e do uso da Picchia) em que ele também
de Andrade e Tarsila ao piano e, cor quanto a busca da síntese discorre sobre uma reunião havida
deitados sobre um tapete, formal – que lhe confere um certo naquele mesmo ateliê. Porém, ao
Menotti Del Picchia e Oswald de “primitivismo” proposital - nada invés de cinco personagens do
Andrade. No desenho, portanto, têm a ver com a produção que desenho de Anita, Helios descreve
foram representados cinco dos Anita realizou entre o início dos seis pessoas: as mesmas que
principais modernistas de São anos 1910 até 1917. Aqui ela está formavam o grupo dos cinco, com
Paulo que, por um período breve, bem longe de suas motivações exceção de Oswald, substituído
desenvolveram uma forte estéticas derivadas das por Jacques D’Avray -
convivência. Observá-los reunidos vanguardas históricas pseudônimo do senador Freitas
poderia nos levar a imaginar uma (expressionismos, futurismo etc.), Valle . Por último, Mario Amaral,
[2]
coincidência de posicionamentos agora mais atenta e aderente a um violonista popular, reverenciado
e de propósitos. Mas sabemos realismo sintético, ligado ao no início dos anos 1920 em São
que as coisas não ocorreram Retorno à Ordem . Paulo, mas hoje pouco
[1]
dessa forma. Este texto, não sem O desenho afetuoso, mais conhecido . Os cinco primeiros
[3]
alguma tristeza, anotará algumas interessado em ressaltar o estão ali reunidos para ouvir a
questões ligadas aos integrantes companheirismo que envolvia os música do violonista:
desse time que no futuro poderão cinco amigos, faz com que Anita FOTOS: REPRODUÇÃO
se transformar em estudos mais neutralize a suntuosidade fin-de- No largo atelier de almofadões
esclarecedores da realidade do siècle do ateliê de Tarsila, mantida búlgaros, onde gritavam as cores
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