Page 68 - ARTE!Brasileiros #58
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CENTENÁRIO SEMANA DE 22  ARTIGO








                  farão retornar à antropofagia   uma “arte nacional” . Esse não     Rompera com Oswald havia
                                                                   [12]
                  enquanto projeto filosófico.    engajamento da artista ao       anos e distanciou-se de Tarsila,
                    A recente publicação de seu   nacionalismo dos temas de seus   Menotti e mesmo de Anita, com
                  Diário Confessional  apresenta   quadros fará com que a aceitação   quem manteve por mais tempo
                                  [11]
                  um intelectual no final da vida,   de seus trabalhos pelos outros   uma próxima relação.
                  sofrendo com doenças reais e    modernistas se atenue cada vez
                  imaginárias, ao mesmo tempo em   mais, levando-a, como pintora,              ***
                  que buscava sobreviver, ele e sua   para uma situação de virtual   Menotti Del Picchia, o Helios,
                  família, à bancarrota financeira.   apagamento dentro da cena   sobreviveu a todos os amigos
                  Onde a paz e a tranquilidade para   paulistana. O reconhecimento de   representados no desenho de
                                                                                      [14]
                  complementar sua obra           seu papel de “pioneira” do      Anita . Até o final da vida
                  exemplarmente? Não houve        modernismo de São Paulo, que se   aderente ao poder político e
                  paz e serenidade no final       inicia com alguma timidez após o   cultural do estado e do país, o
                  da vida de Oswald.              final da Segunda Guerra Mundial,   intelectual tem uma produção
                                                  encontra uma artista já esvaziada,   poética e literária vasta, e uma
                               ***                sem mais nada com que contribuir   produção jornalística - artigos e

                    Amigas no início dos anos     para o ambiente da arte local.  crônicas - que, apesar de já ter
                 1920, Anita e Tarsila também se     Mais dramático ainda foi o que   tido parte compilada e estudada ,
                                                                                                              [15]
                  distanciam com o passar do      ocorreu com Tarsila. Principal   ainda aguarda novos estudos.
                  tempo, embora nos últimos anos   nome da pintura moderna durante   Durante sua trajetória, depois
                  de suas vidas tenham vivido     os anos 1920, após meados da    de ter sua imagem registrada no
                  situações semelhantes. Ambas,   década seguinte sua carreira    desenho de Anita, Del Picchia foi
                  aos poucos, foram deixando a    entra em franco declínio, agravado   aumentando suas divergências
                  vitalidade de suas produções    ainda mais pela tentativa de    estético/ideológicas com Mário de
                  iniciais para entrarem num      Tarsila, praticamente no final da   Andrade e com Oswald, sem, ao
                  processo de desmoronamento      vida, querer reviver a potência de   que parece, romper definitivamente
                  que não permitiria que          sua pintura do início da carreira.  com esse último. Inclusive,
                  ambas constituíssem uma            Anita e Tarsila, cada uma a seu   mereceria um estudo mais
                  verdadeira obra.                tempo, pioneiras na renovação da   cuidadoso a relação conflituosa,
                    Tal processo, iniciou antes com   visualidade do país; Anita e Tarsila,  mas quase sempre bem-humorada,
                  Anita que – saída dos           cada uma do seu jeito, no       que se estabelece entre os dois
                  experimentalismos alemão e      melancólico final de suas vidas,   intelectuais durante os anos 1920,
                  norte-americano –, envereda por   ícones da precariedade do meio   percebida em seus artigos
                  uma pintura de travo anacrônico,   artístico brasileiro.        publicados no Correio Paulistano,
                  sem nenhum compromisso com                                      em que Del Picchia comentava e/
                                                               ***                ou glosava os textos de Oswald.
                                                     Mário de Andrade, o autor da    O espírito áulico que
                                                  principal obra do movimento     caracterizou a personalidade de Del
                                                  antropofágico – Macunaíma – e de   Picchia, aliada à sua carreira política
                                                  estudos e ensaios críticos valiosos   - sempre conectada ao poder,
                                                  para a cultura do país, falece sem   independentemente de onde ele
                                                  os amigos de 1922, doente e     emanava -, explicam como sua          FOTO: REPRODUÇÃO | PINACOTECA DE SÃO PAULO
                                                  amargurado. Como ele próprio    capacidade literária foi
                                                  declarou, já nos últimos anos de   desperdiçada. Sua produção
                                                  sua vida, dizia-se desconfiado do   poética e literária, que nunca perdeu
                  Mario Amaral, violonista popular descrito   seu passado e dos rumos que dera   o acento passadista, poderia ter
                                                                [13]
                  no texto de Menotti del Picchia  para seu trabalho .            sido, quem sabe, melhor explorada,

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