Page 67 - ARTE!Brasileiros #58
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excepcional, impressionista,        Este  caráter  “clássico”  do   tapete com Menotti, Oswald de
                  inorgânico, protestador, pitoresco,   purismo fica evidente já na   Andrade se transformaria, daquele
                  mas, pelo contrário, geral, estático,   primeira edição  de  L’Esprit   ano em diante, numa das figuras
                  expressão do invariável.            Nouveau, quando seus editores   mais controversas da cultura
                     O PURISMO quer conceber          publicam uma página com seis   do país.
                  claramente, executar lealmente,     fotos de obras colocadas na    Filho único de um casal
                  sem falsidades; ele abandona        vertical,  em  duas  colunas   abastado, proprietário de parte
                  concepções desordenadas,            contendo três reproduções. Ao   significativa da zona oeste de São
                  execuções ásperas, sumárias.        lado das duas reproduções que   Paulo, Oswald seria talvez o
                  Uma arte séria deve banir toda      encabeçam as colunas (a      primeiro dos cinco amigos de 1922
                  técnica que não for fiel ao real    reprodução de uma pintura de   a romper com a subserviência
                  valor da concepção.                 Monet e de uma escultura de   acrítica dos modernistas à cultura
                     A Arte consiste na concepção     Rodin) está escrita a palavra   vinda da Europa, o que não
                  antes de qualquer outra coisa.      mauvais (má). Ao lado das    significou assumir qualquer tipo
                     A Técnica é apenas uma           reproduções de pinturas de Juan   de nacionalismo cego. Pelo
                  ferramenta, subordinada             Gris e Georges Seurat e das   contrário: desde a poesia “de
                  à serviço da concepção.             reproduções de uma escultura   exportação” da primeira metade
                     O PURISMO teme o bizarro e o     africana e de uma escultura   da década de 1920, até a explosão
                  “original”. Ele procura o elemento   arcaica grega está escrita a   do movimento antropofágico,
                  puro no sentido de reconstruir      palavra bon (boa) .          Oswald lutou pela devoração
                                                                     [8]
                  pinturas organizadas que devem                                   crítica do legado europeu,
                  ser elas próprias fatos da natureza.  As concepções estéticas de Mário   devolvendo uma cultura
                     O método deve ser correto o   de Andrade serão em grande      autóctone, mas jamais xenófoba.
                  suficiente para não obstruir    parte moldadas pela publicação
                  a concepção.                    francesa. Já em 1922 é possível               ***
                     O PURISMO não acredita que   notar como, em sua crítica de arte,   Como sabemos, aquela cena
                  retornar à natureza signifique   o autor vai tomando como        representada por Malfatti expressa
                  copiar a natureza.              parâmetro esses valores          a união de propósitos e
                     Ele admite que toda          transmitidos por L Ésprit Noveau,   expectativas presentes nas
                  deformação é justificada pela   atentando para artistas que até   relações entre aquelas pessoas nos
                  procura do invariável.          então não chamavam sua atenção,   meses imediatamente posteriores
                     Todas as liberdades são      como Gastão Worms, Navarro da    à Semana. Logo, porém, esta
                  aceitas na arte exceto aquelas que   Costa, Tulio Mugnaini e Hugo   situação começaria a mudar.
                  não são claras [7]              Adami - todos muito distantes do   Se depois da produção
                      Em 1920, os dois pintores   experimentalismo vanguardista, e   daquele desenho Tarsila e Oswald
                  lançarão uma das revistas mais   presos aos “valores eternos” da   principiam um romance que
                  influentes do Retorno à Ordem   arte. Esse apego do crítico ao   redundaria num breve casamento
                  francês e europeu: L´Esprit Noveau,   “realismo clássico” do Retorno à   que mudou a fisionomia da arte
                  publicada até 1925. Mário de Andrade   Ordem ganhará legitimidade total   no Brasil, o rompimento entre
                  a colecionava e parece ter tido a   dentro do modernismo de São   ambos significou o início de
                  publicação como parâmetro. Para se   Paulo, quando Mário encontra a   grandes transformações em suas
                  ter uma ideia de como L´Esprit   obra de Lasar Segall  –         vidas. De início, Oswald e Tarsila,
                                                                    [9]
                  Noveau impregnou seu pensamento   “finalmente um pintor realista! – e,   separados, se inclinam
    FOTO: REPRODUÇÃO  basta atentar como ele, naquele   Candidamente deitado no    Experiência breve para ela; para
                  no “Prefácio Interessantíssimo”,
                                                  na sequência, Candido Portinari .
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                                                                ***
                  texto, está impregnado de
                                                                                   Oswald o início de um caminho
                                                                                   com muitos obstáculos que o
                  classicismo. Como a revista:
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