Page 67 - ARTE!Brasileiros #58
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excepcional, impressionista, Este caráter “clássico” do tapete com Menotti, Oswald de
inorgânico, protestador, pitoresco, purismo fica evidente já na Andrade se transformaria, daquele
mas, pelo contrário, geral, estático, primeira edição de L’Esprit ano em diante, numa das figuras
expressão do invariável. Nouveau, quando seus editores mais controversas da cultura
O PURISMO quer conceber publicam uma página com seis do país.
claramente, executar lealmente, fotos de obras colocadas na Filho único de um casal
sem falsidades; ele abandona vertical, em duas colunas abastado, proprietário de parte
concepções desordenadas, contendo três reproduções. Ao significativa da zona oeste de São
execuções ásperas, sumárias. lado das duas reproduções que Paulo, Oswald seria talvez o
Uma arte séria deve banir toda encabeçam as colunas (a primeiro dos cinco amigos de 1922
técnica que não for fiel ao real reprodução de uma pintura de a romper com a subserviência
valor da concepção. Monet e de uma escultura de acrítica dos modernistas à cultura
A Arte consiste na concepção Rodin) está escrita a palavra vinda da Europa, o que não
antes de qualquer outra coisa. mauvais (má). Ao lado das significou assumir qualquer tipo
A Técnica é apenas uma reproduções de pinturas de Juan de nacionalismo cego. Pelo
ferramenta, subordinada Gris e Georges Seurat e das contrário: desde a poesia “de
à serviço da concepção. reproduções de uma escultura exportação” da primeira metade
O PURISMO teme o bizarro e o africana e de uma escultura da década de 1920, até a explosão
“original”. Ele procura o elemento arcaica grega está escrita a do movimento antropofágico,
puro no sentido de reconstruir palavra bon (boa) . Oswald lutou pela devoração
[8]
pinturas organizadas que devem crítica do legado europeu,
ser elas próprias fatos da natureza. As concepções estéticas de Mário devolvendo uma cultura
O método deve ser correto o de Andrade serão em grande autóctone, mas jamais xenófoba.
suficiente para não obstruir parte moldadas pela publicação
a concepção. francesa. Já em 1922 é possível ***
O PURISMO não acredita que notar como, em sua crítica de arte, Como sabemos, aquela cena
retornar à natureza signifique o autor vai tomando como representada por Malfatti expressa
copiar a natureza. parâmetro esses valores a união de propósitos e
Ele admite que toda transmitidos por L Ésprit Noveau, expectativas presentes nas
deformação é justificada pela atentando para artistas que até relações entre aquelas pessoas nos
procura do invariável. então não chamavam sua atenção, meses imediatamente posteriores
Todas as liberdades são como Gastão Worms, Navarro da à Semana. Logo, porém, esta
aceitas na arte exceto aquelas que Costa, Tulio Mugnaini e Hugo situação começaria a mudar.
não são claras [7] Adami - todos muito distantes do Se depois da produção
Em 1920, os dois pintores experimentalismo vanguardista, e daquele desenho Tarsila e Oswald
lançarão uma das revistas mais presos aos “valores eternos” da principiam um romance que
influentes do Retorno à Ordem arte. Esse apego do crítico ao redundaria num breve casamento
francês e europeu: L´Esprit Noveau, “realismo clássico” do Retorno à que mudou a fisionomia da arte
publicada até 1925. Mário de Andrade Ordem ganhará legitimidade total no Brasil, o rompimento entre
a colecionava e parece ter tido a dentro do modernismo de São ambos significou o início de
publicação como parâmetro. Para se Paulo, quando Mário encontra a grandes transformações em suas
ter uma ideia de como L´Esprit obra de Lasar Segall – vidas. De início, Oswald e Tarsila,
[9]
Noveau impregnou seu pensamento “finalmente um pintor realista! – e, separados, se inclinam
FOTO: REPRODUÇÃO basta atentar como ele, naquele Candidamente deitado no Experiência breve para ela; para
no “Prefácio Interessantíssimo”,
na sequência, Candido Portinari .
ideologicamente à esquerda.
[10]
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texto, está impregnado de
Oswald o início de um caminho
com muitos obstáculos que o
classicismo. Como a revista:
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25/03/2022 11:00
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