Page 66 - ARTE!Brasileiros #58
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CENTENÁRIO SEMANA DE 22  ARTIGO








                                                                                     grave o Impressionismo.
                                                                                     Os arquitetos fogem do gótico
                                                                                     como da arte nova, filiando-se,
                                                                                     para além  dos tempos his-
                                                                                     tóricos, nos volumes elemen-
                                                                                     tares: cubo, esfera etc. Os
                                                                                     pintores desdenham Delacroix
                                                                                     como Whistler, para se
                                                                                     apoiarem na calma cons trutiva
                                                                                     de Rafael, de Ingres, do Greco.
                                                                                     Na escultura Rodin é ruim, os
                                                                                     imaginários africanos são bons.
                                                                                     Os músicos des prezam De bus-
                                                                                     sy, genuflexos diante da polifo-
                                                                                     nia catedralesca de Pales trina
                                                                                     e João Sebastião Bach. A
                                                                                     poesia... “tende a despojar o
                                                                                     ho mem  de todos os seus
                  Foto do ateliê de Tarsila do Amaral no final dos anos 1920         aspectos contingentes e efê-
                                                                                     meros, para apanhar nele a
                                                                                     humanidade”...Sou passadista,
                  lembrarmos sua “fase            Menotti em certas ocasiões -       confesso (...)
                                                                                                [6]
                  antropofágica”: à secura potente,   sobretudo em suas crônicas sobre
                  estrutural de grande parte de sua   poesia e literatura brasileiras -   Como toda mentira tem um fundo
                  produção pau-brasil, ela opõe a   assumirá muitas vezes uma     de verdade, não estranho que, por
                  sensualidade e os enigmas da    estrutura de texto mais próxima   trás da inteligente
                  nova fase.                      dos outros modernistas          bruma jogada no texto (foi blague
                                                                                 (sobretudo de Oswald), às vezes   ou era a sério?), Mario de Andrade
                               ***               “a sério”, às vezes com          estava glosando o pensamento

                    Em Helios permanecerá o       indisfarçável intuito trocista.  presente no manifesto Depois do
                  gosto pelo amaneirado e pelo raro,                              Cubismo, escrito em 1918 pelos
                  uma vez que, tanto ele quanto seu            ***                pintores Ozenfant e Charles-
                 “mentor”, Menotti Del Picchia, não   Sem saber ao certo onde     Edouard Jeanneret (Le Corbusier):
                  superaram o pendor pelo excesso   terminava a blague e principiava a   (...) O Cubismo tornou-se uma
                  da linguagem finissecular, repleta   seriedade, o fato é que Mário de   arte decorativa de
                  de alegorias, malabarismos      Andrade - outro dos personagens   ornamentalismo romântico.
                  verbais e palavreado rebuscado.   do desenho de Anita e da crônica   Há uma hierárquica nas artes;
                  Representante do lado “B” do    de Helios -, em 1922, já dá sinais   a arte decorativa está na base, a
                  modernismo, Helios - Menotti -,   de ter ingressado no Retorno à   figura humana no topo.
                  adotará, depois daquele retrato   Ordem, como Anita. É o que fica   A pintura é boa quando as
                  conjunto, um nacionalismo       claro em uma determinada parte   qualidades de seus elementos
                  extremo, aderindo aos regimes   do Prefácio Interessantíssimo que   plásticos o são, não pelas suas
                  mais conservadores e restritivos,   o autor escreveu para seu livro de   possibilidades de representação
                  o que tenderá a intensificar seu   poemas, lançado naquele ano,   ou de narrativa.
                  discurso beletrista, antiquado. Por   Pauliceia desvairada:        O PURISMO expressa o               FOTO: REPRODUÇÃO
                  justiça, no entanto, seria                                      invariante, não as variações. O
                  importante também marcar que       (...) Ora, segundo modernos, erro   trabalho não deve ser acidental,


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