Page 69 - ARTE!Brasileiros #58
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caso o intelectual se dedicasse mais
                                                                                   a ela e não se dispersasse em
                                                                                   agrados aos donos do poder.

                                                                                                ***
                                                                                     Grupo dos Cinco, obra que
                                                                                   pertencia a Mário de Andrade,
                                                                                   hoje faz parte do acervo do
                                                                                   Instituto de Estudos Brasileiros da
                                                                                  USP – um dos centros de pesquisa
                                                                                   mais significativos para o
                                                                                   processo de institucionalização
                                                                                   do modernismo de São Paulo.
                                                                                     Além do desenho de Anita, o
                                                                                   Instituto preserva também obras
                                                                                   fundamentais para a
                                                                                   compreensão da arte no Brasil
                                                                                   nas primeiras décadas do século
                                                                                   passado. Faz-se necessário agora
                                                                                   que mais estudiosos atentem para
                                                                                   a importância de todas elas, para
                                                                                   uma compreensão menos
                                                                                   idealizada do movimento
                                                                                   modernista e seus possíveis
                                                                                   desdobramentos.



                                                                                   Nu, 1934, de Gastão Worms, do Acervo da
                                                                                   Pinacoteca do Estado de São Paulo

                  [1]  O Retorno à Ordem foi um fenômeno   Música, ECA USP, 2021, pág. 186.  [10]   Sobre como Mario de Andrade recebe a
                    internacional ocorrido no período entre as   [4]  HELIOS (Menotti del Picchia). “Corações em   produção de Candido Portinari, consultar:
                    duas guerras mundiais, em que artistas e   êxtase...”. Correio Paulistano, 01 de setembro   CHIARELLI, Tadeu. Pintura não é só beleza.
                    críticos superaram a adesão total ou parcial   de 1922 p.5       Op. cit. pág. 41 e segs.
                    às correntes das vanguardas históricas,                       [11]  ANDRADE, Oswald. Diário confessional
                    percebendo-as como mais outros itens do   [5]  Idem.            (org. de Manoel da Costa Pinto). São Paulo:
                    passado.                      [6]  ANDRADE, Mario. “Prefácio    Companhia das Letras, 2022.
                  [2]   O senador assinava seus poemas como   interessantíssimo”. Pauliceia desvairada,   [12]   A preocupação com a produção de uma arte
                    Jacques D´Avray. Freitas Valle era uma figura   1922. In ANDRADE, Mario. Poesia completa.   “nacional” era como que um prerrequisito
                    importante na cena paulistana, não apenas   Ed. crítica de Dileia Z. Mafio. Belo Horizonte:   para que os pintores fossem aceitos no
                                                    Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1987. Pág. 60.
                    por seu salon semanal, mas, sobretudo por   [7]   Amédée Ozenfant, Charles-Edouard   universo modernista de São Paulo. Anita,
    FOTO: REPRODUÇÃO | PINACOTECA DE SÃO PAULO  [3]  Flávia Rejane Prando, em sua tese sobre   [8]   Apud: CHIARELLI, Tadeu. Pintura   [13]  ANDRADE, Mário de. “O Movimento
                    ser o responsável pela bolsa de estudos que
                                                                                    quando deixou as experiências alemãs e
                    o estado de São Paulo concedia a jovens
                                                                                    norte-americanas, deu pouca atenção para
                                                    Jeanneret, Après le Cubisme,1918.  Citato em:
                    artistas plásticos e músicos.
                                                    BALL, Susan L. Ozenfant and Purism. The
                                                                                    esse problema, o que acabou deixando-a à
                                                    Evolution of a Style 1915-1930). Yale University,
                                                                                    margem de todo o processo.
                    o circuito do violão na primeira metade do
                                                    1978, pag.36.
                    século XX em São Paulo, faz referência a
                                                                                    modernista”. In Aspectos da literatura
                    Mario Amaral Souza, como um importante
                                                                                    brasileira. 5ª. São Paulo, Martins, 1974.
                                                    não é só beleza. Florianópolis: Letras
                    violonista da cidade que teria morrido moço,
                                                    Contemporâneas, 2007, pág. 41 e segs.
                                                                                  [14]  Del Picchia faleceu em 1988; Mario de
                    entre 1925 e 1928. A autora cita uma obra de
                                                                                     Andrade, em 1945; Oswaldo de Andrade, em
                                                  [9]   Sobre como Mário de Andrade recebe a
                    Mario Amaral – “Céu Azul” - que, por sua
                                                                                     1954; Anita, em 1964 e Tarsila, em 1973.
                                                    produção de Lasar Segall, consultar: “Segall
                    vez será mencionada na crônica de Helios.
                    PRANDO, Flávia Rejane. O mundo do violão
                                                                                    Gedeão do modernismo (org. Yoshie
                    em S. Paulo: processos de consolidação
                                                    pintura do artista”. IN CHIARELLI, Tadeu.
                                                    Um modernismo que veio depois. São Paulo:
                    do circuito do instrumento na cidade (1890-
                                                                                    Sakiyana Barreirinhas). Rio de Janeiro:
                    1932). São Paulo: Tese de Doutorado. PPG   realista: algumas considerações sobre a   [15]  Refiro-me a DEL PICCHIA, Menotti. O
                                                    Alameda, 2012. Pág. 87 e segs.
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         Book_ARTE_58.indb   69
         Book_ARTE_58.indb   69                                                                                 25/03/2022   11:00
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