Page 32 - ARTE!Brasileiros #58
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ARTIGO DEMOCRACIA E REPARAÇÃO



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                                                                                  da abolição da escravidão nos
                                                                                  Estados Unidos, essas imagens
                                                                                  depois não puderam ser
                                                                                  aproveitadas, pois depois da
                                                                                  Guerra Civil Americana “não
                                                                                  permitiram mais especulações
                                                                                  antropométricas que tivessem um
                                                                                  caráter discricionário, como
                                                                                  mostram as imagens
                                                                                  comparativas encontradas nos
                                                                                  álbuns [com as fotografias de
                                                                                  Stahl], provavelmente inseridas
                                                                                  por Agassiz, comparando a
                                                                                  estatuária greco-romana clássica
                                                                                  com os retratos produzidos por
                                                                                  Stahl, para fins de comparações
                                                                                  de raças.” (Lago 2001, p. 11) D.
                                                                                  Pedro II, o imperador do Brasil
                                                                                  então, apoiou com entusiasmo
                                                                                  essa expedição de Agassiz.
                                                                                     Voltando ao Atlântico vermelho
                                                                                  de Paulino, além da mencionada
                                                                                  foto de Stahl para Agassiz, com
                                                                                  um negro de perfil nu, vemos
                                                                                  nessa obra também uma
                                                                                  fotografia de João Gaston (um
                                                                                  fotógrafo da Bahia), Negra
                                                                                  posando em estúdio, de 1870
                                                                                  (Ermakoff, 2004, p. 158), que
                                                                                  apresenta uma negra com um
                                                                                  barril na cabeça. E ainda temos
                                                                                  três azulejos  impressos em tecido,
                                                                                  um deles com o título da obra
                                                                                  inscrito em vermelho, um “retalho”
                  Paraíso Tropical, Rosana Paulino, 2017                          com a imagem de um fêmur
                                                                                  humano, dois com imagens de
                  Em 1865 chegou ao Brasil a      antropométrica das raças        embarcações que lembram
                  Expedição Thayer, financiada por   humanas e que deveria revelar   caravelas e um último com
                  um milionário norte-americano   como falsa a teoria de Darwin   escravizados trabalhando no
                  Nathaniel Thayer, e que tinha por   sobre a origem das espécies, mas   canavial. As fotografias de Gaston
                  função fazer fotografia de negros,   sem imprimir no livro as   são reveladas uma de modo
                  indígenas e asiáticos tendo em   fotografias feitas por Stahl. Esse   padrão, positivo, outra com a
                  vista alimentar as pesquisas do   livro, redigido junto com a sua   luminosidade de um negativo,
                  professor suíço naturalizado    esposa, se chamava Permanence   invertendo os preto e branco, o
                  norte-americano Louis Agassiz.   of characteristics in Different   mesmo ocorrendo com as             FOTO:  PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
                  Posteriormente Agassiz fará     Human Species. Segundo nos      imagens das “caravelas”. Os
                  referência a esse trabalho      conta Sérgio Burgi em sua       rostos de uma das fotos da negra
                  fotográfico de Stahl em seu livro   apresentação das fotografias de   com um barril na cabeça e a da
                  onde apresenta a sua visão      Stahl, como Agassiz havia       mulher na imagem na plantação


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         Book_ARTE_58.indb   32
         Book_ARTE_58.indb   32                                                                                 25/03/2022   10:59
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