Page 36 - ARTE!Brasileiros #58
P. 36
ARTIGO DEMOCRACIA E REPARAÇÃO
tratada nos instiga a repensar brasileira do século XIX, Rio de Janeiro: Nascimento, Abdias. O genocídio negro.
o próprio sentido da arte George Ermakoff Casa Editorial, 2004. Processo de um racismo mascarado. São
e de suas fronteiras. Fanon, Frantz. Peau noire, masques blancs, Paulo: Perspectiva, 2016.
Paris: Seuil, 1952. Ndikung, Bonaventure Soh Bejeng. “Des-
bibliografia Foster, Hal, The Return of the Real, MIt Press, outrização como método (Leh zo, a me ken
de za)”, in: 21ª Bienal de Arte Contemporânea
Adorno, Theodor W. e Horkheimer, Max, 1996. Sesc_Videobrasil: Comunidades imaginadas.
Dialektik der Aufklärung, Frankfurt a.M.: Said, Edward. Orientalism, New York: São Paulo: Videobrasil; Edições Sesc, 2019.
Fischer V., 1986. Pantheon Book, 1978.
(Catálogo de exposição). [Disothering as a
Araújo, Emanoel (org.). A mão Afro- Hall, Stuart. Da diaspora. Identidades Method: Leh zo, a me ken de za]
Brasileira. Significado da Contribuição e mediações Culturais, Belo Horizonte: Rosana Paulino: a costura da memória,
Artística e Histórica, São Paulo: Humanistas, 2003.
curadoria Valéria Piccoli, Pedro Neri, textos
Tenenge, 1988. Hidalgo, Luciana. Arthur Bispo do Rosário. Juliana Ribeiro da Silva Bevilaqua, Fabiana
Azevedo, José Fernando Peixoto de. Eu, um O Senhor do Labirinto, Rio de Janeiro: Lopes, Adriano Dolci Palma, São Paulo:
crioulo, São Paulo: n-1, 2018. Rocco. 1996. Pinacoteca de São Paulo, 2018.
Benjamin, Walter, Magia e técnica, arte e Histórias afro-atlânticas: [vol. 2] antologia, Savoy, Bénédicte, Afrikas Kampf um seine
política: ensaios sobre literatura e história da org. Adriano Pedrosa, Amanda Carneiro, Kunst: Geschichte einer postkolonialen
a
cultura. 8 ed. revista. Sérgio Paulo Rouanet André Mesquita, São Paulo: MASP, 2018. Niederlage, C.H. Beck, 2021.
(trad.), Márcio Seligmann-Silva (revisão Hooks, Bell. Black Looks: Race and
técnica) Brasiliense, São Paulo, 2012. Seidel, Christine (org.), Beyond Compare.
Representation, Routledge, 2014. Art from Africa in the Bode Museum, Berlin:
Benjamin, W. Werke und Nachlaß. Kritische Hollier, Denis. “O valor de uso do impossível”, Staatliches Museen zu Berlin, Preußischer
Gesamtausgabe. Über den Begriff der in: Bataille, Georges, Documents: Georges Kulturbesitz, 2017.
Geschichte. Ed. Gérard Raulet. Frankfurt- Bataille, trad. J.C. Penna e M. J. Moraes,
am-Main: Suhrkamp Verlag, 2010, Vol. 19. Seligmann-Silva, M. (org.). História,
Desterro: Cultura e Barbárie, 2018, pp. 3-35. memória, literatura: o testemunho na era das
Benjamin, Walter. Sobre o conceito Kant, Immanuel, Kritik der Urteilskraft, catástrofes, Campinas: Editora da UNICAMP,
de história. Edição crítica. Organização Hamburg: Felix Meiner, 1959. 3a. Impressão, 2016.
e tradução, Adalberto Müller e
Márcio Seligmann-Silva, São Paulo: Kilomba, Grada. Plantation Memories. Seligmann-Silva, M. Decolonial, des-
Alameda, 2020. Episodes of Everyday Racism, Münster: outrização: imaginando uma política
Chakrabarty, Dipesh. Provincializing Unrast-Verlag, 5. edição, 2019. pós-nacional e instituidora de novas
Europe: Postcolonial Thought and Historical Lacoue-Labarthe, Philippe; Nancy, Jean-Luc. subjetividades, in: 21a Bienal de Arte
Contemporânea Sesc_Videobrasil:
Difference. Princeton University Press, 2007. Le mythe nazi, Éditions e l’Aube, 1991. Comunidades Imaginadas: Leituras /
Cleveland, Kimberly. Black Art in Brazil. Lago, Bia Corrêa do. August Stahl: Obra organização: Luisa Duarte; coordenação
Expressions of Identity, Gainsville, Fl.: completa em Pernambuco e Rio de Janeiro, editorial: Teté Martinho. São Paulo:
University Press of Florida, 2013. apresentação Sergio Burgi, Rio de Janeiro: Sesc: Associação Cultural Videobrasil, 2019.
Conduru, Roberto. Arte afro-brasileira, Belo Contra Capa Livraria, 2001. Pp. 20-44.
Horizonte: C / Arte, 2007. Lévi-Strauss, Claude, Anthropologie Seligmann-Silva, M. “Do museu-arquivo
Couto, Maria de Fátima Morethy. “A recepção structurale, Paris: Plon, 1958. às inscrições de si”, in: Acervo: Revista do
da obra de Antônio Bandeira no exterior Lèvinas, Emmanuel. Totalidade e infinito, Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, n.3,
(1946-1967)”, in: Revista de História da Arte trad. J. P. Ribeiro, Lisboa: Edições 70, 1988. set/dez. 2019a, pp. 21-36.
e Arqueologia. Campinas/ São Paulo, nº 11. Mbembe, Achille. Crítica da Razão negra. Yates, Francis A., Art of Memory, University
Diegues, Isabel; Ortega, Eduardo (org.). Tradução Marta Lança, Lisboa: Antígona of Chicago Press, 1966.
Fotografia na arte brasileira séc. XXI. Rio Editores Refractários, 2a edição, 2017.
de Janeiro: Cobogó, 2013. Mignolo, Walter. The Darker Side of Western notas
Empresa Colonial, curadoria e texto Tomás Modernity: Global Futures, Decolonial [1] Adolescente de 14 anos baleado por forças
Toledo, São Paulo: T. Toledo, 2016. Options. Durham/London: Duke University policiais em meio a uma ação realizada,
Ermakoff, George. O negro na fotografia Press, 2011. contra qualquer razoabilidade, durante a
36
25/03/2022 10:59
Book_ARTE_58.indb 36
Book_ARTE_58.indb 36 25/03/2022 10:59