Page 36 - ARTE!Brasileiros #58
P. 36

ARTIGO DEMOCRACIA E REPARAÇÃO



                  tratada nos instiga a repensar    brasileira do século XIX, Rio de Janeiro:   Nascimento, Abdias. O genocídio negro.
                  o próprio sentido da arte       George Ermakoff Casa Editorial, 2004.  Processo de um racismo mascarado. São
                  e de suas fronteiras.           Fanon, Frantz. Peau noire, masques blancs,   Paulo: Perspectiva, 2016.
                                                  Paris: Seuil, 1952.             Ndikung, Bonaventure Soh Bejeng. “Des-
                  bibliografia                    Foster, Hal, The Return of the Real, MIt Press,   outrização como método (Leh zo, a me ken
                                                                                  de za)”, in: 21ª Bienal de Arte Contemporânea
                  Adorno, Theodor W. e Horkheimer, Max,   1996.                   Sesc_Videobrasil: Comunidades imaginadas.
                  Dialektik der Aufklärung, Frankfurt a.M.:   Said, Edward.  Orientalism,  New  York:   São Paulo: Videobrasil; Edições Sesc, 2019.
                  Fischer V., 1986.               Pantheon Book, 1978.
                                                                                  (Catálogo de exposição). [Disothering as a
                  Araújo, Emanoel (org.).  A mão Afro-  Hall, Stuart.  Da diaspora. Identidades   Method: Leh zo, a me ken de za]
                  Brasileira. Significado da Contribuição   e mediações Culturais, Belo Horizonte:   Rosana Paulino: a costura da memória,
                  Artística e Histórica, São Paulo:    Humanistas, 2003.
                                                                                  curadoria Valéria Piccoli, Pedro Neri, textos
                 Tenenge, 1988.                   Hidalgo, Luciana. Arthur Bispo do Rosário.   Juliana Ribeiro da Silva Bevilaqua, Fabiana
                  Azevedo, José Fernando Peixoto de. Eu, um   O Senhor do Labirinto, Rio de Janeiro:   Lopes, Adriano Dolci Palma, São Paulo:
                  crioulo, São Paulo: n-1, 2018.  Rocco. 1996.                    Pinacoteca de São Paulo, 2018.
                  Benjamin, Walter, Magia e técnica, arte e   Histórias afro-atlânticas: [vol. 2] antologia,   Savoy, Bénédicte, Afrikas Kampf um seine
                  política: ensaios sobre literatura e história da   org. Adriano Pedrosa, Amanda Carneiro,   Kunst:  Geschichte  einer  postkolonialen
                        a
                  cultura. 8 ed. revista. Sérgio Paulo Rouanet   André Mesquita, São Paulo: MASP, 2018.  Niederlage, C.H. Beck, 2021.
                  (trad.), Márcio Seligmann-Silva (revisão   Hooks, Bell.  Black Looks: Race and
                  técnica) Brasiliense, São Paulo, 2012.                          Seidel, Christine (org.), Beyond Compare.
                                                  Representation, Routledge, 2014.  Art from Africa in the Bode Museum, Berlin:
                  Benjamin, W. Werke und Nachlaß. Kritische   Hollier, Denis. “O valor de uso do impossível”,   Staatliches Museen zu Berlin, Preußischer
                  Gesamtausgabe.  Über den Begriff der   in: Bataille, Georges, Documents: Georges   Kulturbesitz, 2017.
                  Geschichte. Ed. Gérard Raulet. Frankfurt-  Bataille, trad. J.C. Penna e M. J. Moraes,
                  am-Main: Suhrkamp Verlag, 2010, Vol. 19.                        Seligmann-Silva, M. (org.).  História,
                                                  Desterro: Cultura e Barbárie, 2018, pp. 3-35.  memória, literatura: o testemunho na era das
                  Benjamin,  Walter.  Sobre  o  conceito    Kant, Immanuel,  Kritik der Urteilskraft,   catástrofes, Campinas: Editora da UNICAMP,
                  de história. Edição crítica. Organização    Hamburg: Felix Meiner, 1959.  3a. Impressão, 2016.
                  e tradução, Adalberto Müller e
                  Márcio Seligmann-Silva, São Paulo:   Kilomba, Grada.  Plantation Memories.   Seligmann-Silva, M. Decolonial, des-
                  Alameda, 2020.                  Episodes of Everyday Racism, Münster:   outrização:  imaginando  uma  política
                  Chakrabarty, Dipesh.  Provincializing   Unrast-Verlag, 5. edição, 2019.  pós-nacional e instituidora de novas
                  Europe: Postcolonial Thought and Historical   Lacoue-Labarthe, Philippe; Nancy, Jean-Luc.   subjetividades, in:  21a Bienal de Arte
                                                                                  Contemporânea Sesc_Videobrasil:
                  Difference. Princeton University Press, 2007.  Le mythe nazi, Éditions e l’Aube, 1991.  Comunidades Imaginadas: Leituras /
                  Cleveland, Kimberly. Black Art in Brazil.   Lago, Bia Corrêa do. August Stahl: Obra   organização: Luisa Duarte; coordenação
                  Expressions  of Identity,  Gainsville,  Fl.:   completa em Pernambuco e Rio de Janeiro,   editorial: Teté Martinho. São Paulo:
                  University Press of Florida, 2013.  apresentação Sergio Burgi, Rio de Janeiro:   Sesc: Associação Cultural Videobrasil, 2019.
                  Conduru, Roberto. Arte afro-brasileira, Belo   Contra Capa Livraria, 2001.  Pp. 20-44.
                  Horizonte: C / Arte, 2007.      Lévi-Strauss, Claude,  Anthropologie   Seligmann-Silva, M. “Do museu-arquivo
                  Couto, Maria de Fátima Morethy. “A recepção   structurale, Paris: Plon, 1958.  às inscrições de si”, in: Acervo: Revista do
                  da obra de Antônio Bandeira no exterior   Lèvinas, Emmanuel. Totalidade e infinito,   Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, n.3,
                  (1946-1967)”, in: Revista de História da Arte   trad. J. P. Ribeiro, Lisboa: Edições 70, 1988.  set/dez. 2019a, pp. 21-36.
                  e Arqueologia. Campinas/ São Paulo, nº 11.  Mbembe, Achille. Crítica da Razão negra.   Yates, Francis A., Art of Memory, University
                  Diegues, Isabel; Ortega, Eduardo (org.).   Tradução Marta Lança, Lisboa: Antígona   of Chicago Press, 1966.
                  Fotografia na arte brasileira séc. XXI. Rio   Editores Refractários, 2a edição, 2017.
                  de Janeiro: Cobogó, 2013.       Mignolo, Walter. The Darker Side of Western   notas
                  Empresa Colonial, curadoria e texto Tomás   Modernity: Global Futures, Decolonial   [1]   Adolescente de 14 anos baleado por forças
                 Toledo, São Paulo: T. Toledo, 2016.  Options. Durham/London: Duke University   policiais em meio a uma ação realizada,
                  Ermakoff, George. O negro na fotografia   Press, 2011.           contra qualquer razoabilidade, durante a

















                  36





                                                                                                                25/03/2022   10:59
         Book_ARTE_58.indb   36
         Book_ARTE_58.indb   36                                                                                 25/03/2022   10:59
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41