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ARTIGO DEMOCRACIA E REPARAÇÃO



                  revolucionário livro, Pele negra,   superfície teórica permanece   freudiano para tratar da situação
                  máscaras brancas. Escreve       intocada a crença na            do negro: “O negro e sua cultura
                  Abdias Nascimento:              inferioridade do africano e seus   sempre tinham sido mantidos
                     Quanto a mim, considero-me   descendentes.” (2016, p.111)    como estranhos dentro da
                                                                          [5]
                     parte da matéria investigada.  Nessa mesma linha de          sociedade brasileira vigente, cujo
                     Somente da minha própria     pensamento, ele recorda a       único propósito, como o do próprio
                     experiência e situação no grupo   criação dos museus etnográficos   [Waldir Freitas] Oliveira, é que as
                     étnico-cultural a que pertenço,  ao longo do século 19 como parte   populações afro-brasileiras
                     interagindo no contexto global   do projeto colonial: “Essas   desapareçam, sem deixar rastro,
                     da sociedade brasileira, é que eu   instituições se mancomunaram   do mapa demográfico do país.”
                     posso surpreender a realidade   aos cientistas, teóricos de toda   (2016, p.115; eu grifo) Ele cita
                     que condiciona o meu ser e o   espécie, e scholars na        também o verbete “negro” de um
                     define. Situação que me envolve   manipulação cabalística de   dicionário inglês - português de A.
                     qual um cinturão histórico de   teoremas baseados no suposto   Houaiss e C. Avery de 1967: “negro,
                     onde não posso escapar  exoticismo e pitoresquismo dos      -gra (negru, -gra). I. a., black (also
                     conscientemente sem praticar  povos selvagens, primitivos e   fig.); dark; (anthropol.) Negro;
                     a mentira, a traição, ou a distorção   inferiores que habitavam a África.”  somber, gloomy, funeral; shadowy,
                     da minha per sonalidade.  (2016, p.197) As ciências e dentre   tenebrous; sinister, threatening;
                     (Nascimento 2016, p. 47)     elas também a etnologia colonial,   cloudy, obscure, stormy; ominous,
                                                  como afirmei acima, e os museus   [eu grifo] portentous; horrible,
                   Esse passo fundamental         andaram inicialmente de mãos    frightening; adverse, hostile;
                  permitiu a ele repaginar a história   dadas com o projeto colonial   wretched, odious, detestable.”
                  do Brasil do ponto de vista do   genocida. Abdias Nascimento    (Houaiss e Avery apud Nascimento,
                 “genocídio”, um termo criado por   nos anos 1970 denunciava ainda a   2016, p.55). O “negro” surge como
                  Rafael Lemkin em 1944 no        estratégia de controle da       o protoelemento recalcado da
                  contexto das descobertas do que   população negra por meio da   cultura colonial moderna, que
                  se passava com a população     “redução da cultura africana à   ainda é a nossa cultura. Como
                  judaica na Europa nazista, mas   condição de vazio folclore” (a   “horrible” ele representa o oposto
                  que aos poucos foi empregado    acima mencionada “cultura       do corpo clássico a que as belas-
                  para outros assassinatos em     popular”), o que revelaria ao   artes classicizantes se dedicam em
                  massa de etnias, como a dos     mesmo tempo desprezo e avareza,   dar forma. Mais adiante
                  armênios durante a Primeira     pois do estereótipo passa-se à   reencontraremos esse tema.
                  Guerra Mundial. O livro de      comercialização das peças de       Seu livro também trata
                  Nascimento se abre com duas     cultura desinvestidas de força vital   especificamente da arte negra
                  definições de genocídio extraídas   e fossilizadas, prática que   brasileira. Em uma passagem
                  de dicionários, um em inglês,   descreveu corretamente como     cheia de significado, lemos:
                  outro em português. Ele, no     sendo de etnocídio. Daí o passo
                  capítulo “O embranquecimento    seguinte que foi dado já no final   Na concepção de meu colega
                  cultural: outra estratégia de   do século 20, como vimos, no       Olabiyi Babalola Yai, da Univer-
                  genocídio”, analisou criticamente   sentido de se criticar a própria   sidade de Ifé, o candomblé, cuja
                  o mito da “democracia racial” no   ideologia e máquina biopolítica    mensagem no Brasil é essen-
                  Brasil destacando o             da estética.                       cialmente a mesma, como na África,
                  compromisso entre racismo e        Apesar de não utilizar o        significa: “Uma religião na qual nem
                  capitalismo: “A palavra-senha   conceito psicanalítico de          o inferno nem o diabo têm lugar e
                  desse imperialismo da brancura,   Unheimlich (o estranho, familiar e   que não aflige a vida do homem
                  e do capitalismo que lhe é      não-familiar ao mesmo tempo),      com um pecado original do qual
                  inerente, responde a apelidos   Abdias Nascimento percebe a        se deve purificar, mas que convida
                  bastardos como assimilação,     necessidade de se tratar desse     o homem a sobrepujar suas im per-
                  aculturação, miscigenação; mas   conceito psíquico e utiliza termos   feições graças ao seu esforço, aos
                  sabemos que embaixo da          que traduzem esse conceito         esforços da comunidade dos


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