Page 24 - ARTE!Brasileiros #58
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ARTIGO DEMOCRACIA E REPARAÇÃO
revolucionário livro, Pele negra, superfície teórica permanece freudiano para tratar da situação
máscaras brancas. Escreve intocada a crença na do negro: “O negro e sua cultura
Abdias Nascimento: inferioridade do africano e seus sempre tinham sido mantidos
Quanto a mim, considero-me descendentes.” (2016, p.111) como estranhos dentro da
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parte da matéria investigada. Nessa mesma linha de sociedade brasileira vigente, cujo
Somente da minha própria pensamento, ele recorda a único propósito, como o do próprio
experiência e situação no grupo criação dos museus etnográficos [Waldir Freitas] Oliveira, é que as
étnico-cultural a que pertenço, ao longo do século 19 como parte populações afro-brasileiras
interagindo no contexto global do projeto colonial: “Essas desapareçam, sem deixar rastro,
da sociedade brasileira, é que eu instituições se mancomunaram do mapa demográfico do país.”
posso surpreender a realidade aos cientistas, teóricos de toda (2016, p.115; eu grifo) Ele cita
que condiciona o meu ser e o espécie, e scholars na também o verbete “negro” de um
define. Situação que me envolve manipulação cabalística de dicionário inglês - português de A.
qual um cinturão histórico de teoremas baseados no suposto Houaiss e C. Avery de 1967: “negro,
onde não posso escapar exoticismo e pitoresquismo dos -gra (negru, -gra). I. a., black (also
conscientemente sem praticar povos selvagens, primitivos e fig.); dark; (anthropol.) Negro;
a mentira, a traição, ou a distorção inferiores que habitavam a África.” somber, gloomy, funeral; shadowy,
da minha per sonalidade. (2016, p.197) As ciências e dentre tenebrous; sinister, threatening;
(Nascimento 2016, p. 47) elas também a etnologia colonial, cloudy, obscure, stormy; ominous,
como afirmei acima, e os museus [eu grifo] portentous; horrible,
Esse passo fundamental andaram inicialmente de mãos frightening; adverse, hostile;
permitiu a ele repaginar a história dadas com o projeto colonial wretched, odious, detestable.”
do Brasil do ponto de vista do genocida. Abdias Nascimento (Houaiss e Avery apud Nascimento,
“genocídio”, um termo criado por nos anos 1970 denunciava ainda a 2016, p.55). O “negro” surge como
Rafael Lemkin em 1944 no estratégia de controle da o protoelemento recalcado da
contexto das descobertas do que população negra por meio da cultura colonial moderna, que
se passava com a população “redução da cultura africana à ainda é a nossa cultura. Como
judaica na Europa nazista, mas condição de vazio folclore” (a “horrible” ele representa o oposto
que aos poucos foi empregado acima mencionada “cultura do corpo clássico a que as belas-
para outros assassinatos em popular”), o que revelaria ao artes classicizantes se dedicam em
massa de etnias, como a dos mesmo tempo desprezo e avareza, dar forma. Mais adiante
armênios durante a Primeira pois do estereótipo passa-se à reencontraremos esse tema.
Guerra Mundial. O livro de comercialização das peças de Seu livro também trata
Nascimento se abre com duas cultura desinvestidas de força vital especificamente da arte negra
definições de genocídio extraídas e fossilizadas, prática que brasileira. Em uma passagem
de dicionários, um em inglês, descreveu corretamente como cheia de significado, lemos:
outro em português. Ele, no sendo de etnocídio. Daí o passo
capítulo “O embranquecimento seguinte que foi dado já no final Na concepção de meu colega
cultural: outra estratégia de do século 20, como vimos, no Olabiyi Babalola Yai, da Univer-
genocídio”, analisou criticamente sentido de se criticar a própria sidade de Ifé, o candomblé, cuja
o mito da “democracia racial” no ideologia e máquina biopolítica mensagem no Brasil é essen-
Brasil destacando o da estética. cialmente a mesma, como na África,
compromisso entre racismo e Apesar de não utilizar o significa: “Uma religião na qual nem
capitalismo: “A palavra-senha conceito psicanalítico de o inferno nem o diabo têm lugar e
desse imperialismo da brancura, Unheimlich (o estranho, familiar e que não aflige a vida do homem
e do capitalismo que lhe é não-familiar ao mesmo tempo), com um pecado original do qual
inerente, responde a apelidos Abdias Nascimento percebe a se deve purificar, mas que convida
bastardos como assimilação, necessidade de se tratar desse o homem a sobrepujar suas im per-
aculturação, miscigenação; mas conceito psíquico e utiliza termos feições graças ao seu esforço, aos
sabemos que embaixo da que traduzem esse conceito esforços da comunidade dos
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