Page 20 - ARTE!Brasileiros #58
P. 20

ARTIGO DEMOCRACIA E REPARAÇÃO



                  seja no bairro da Liberdade  em   arte negra, seja ela vista como   destacada. O organizador do
                                         [4]
                  São Paulo. Na medida em que o   brasileira ou ocupando seu lugar   volume recorda o longo processo
                  magma dessa história de violência   no espaço afro-Atlântico como   de pesquisa para a construção
                  jorrou, a virada na história da arte   local multi-tópico da diáspora.   desse importante volume e
                  negra levou também a uma        Não nos surpreende que boa      exposição visando recuperar “ao
                  ruptura radical com a ideologia do   parte dessa história reafirmou um   menos parcialmente, a
                  estético: a nova arte negra que   local excepcional, ou seja,   participação do homem negro e
                  nasceu desse banho no líquido   marginal, dessa história da arte   mestiço na formação da cultura
                  amniótico do horror mas também   negra, reproduzindo uma série de   nacional” (1988, p. 9) A ideia de
                  da luta resistente, é           padrões do modelo colonial da   uma “cultura nacional” em
                  eminentemente política e crítica   narrativa histórica. A força   formação reproduz um modelo
                  do discurso do universalismo    monstruosa do dispositivo       colonial de formação da nação a
                  amnésico, assimilador e         estético em sua versão colonial   partir de suas contribuições das
                  destruidor da identidade negra,    não pode ser desprezada. Esse   diferentes etnias ou raças.
                  na mesma medida em que          dispositivo também é reforçado     É importante que Araújo
                  procura estabelecer as bases    por boa parte da história que   destaque já no título do livro a
                  de uma cultura afro-atlântica.  narra a arte negra brasileira.  questão do afrodescendente e não
                    A luta negra também institui                                  da arte afro-brasileira, mas os
                  novos calendários e estabelece   a mão afro-brasileira          textos não manterão essa
                  novas conexões com passados     Assim, mesmo em uma obra        fidelidade ao título, já que, em sua
                  instituidores de novos presentes.   fundamental no processo de   maioria, misturam análises de
                  A arte negra brasileira manifesta   autoafirmação da arte negra   contribuições de artistas
                  essa irrupção do passado        brasileira, como foi o volume A   afrodescendentes ou não, mas que
                  recalcado que é libertado no    mão Afro-Brasileira. Significado da   estariam todos valorizando a
                  curso de sua construção. Ela    Contribuição Artística e Histórica,   contribuição de uma certa origem
                  rompe com a falsa narrativa da   organizado por ninguém menos   africana, que havia sido até então
                  historiografia colonial que relega    que o artista, colecionador e   pouco valorizada.  Araújo escreve:
                  a história negra ao campo de    fundador do Museu Afro Brasil,   “Não existe hoje uma arte
                  trabalho ou aos pelourinhos.    Emanoel Araújo (1988), podemos   legitimamente brasileira sem a
                 Tratarei mais adiante dessas     detectar esse fato. Esse catálogo   criativa e poderosa influência do
                  imagens que funcionam           veio à luz junto com a exposição no   negro”. Nem vou discutir aqui a
                  como verdadeiras imagens        MAM com o mesmo nome e que,     questão de gênero que perpassa
                  encobridoras (Deckerinnerungen,   em 1988, aos 100 da Lei de    essas colocações, já que sempre
                  outro conceito de Freud, precioso   Abolição, pretendia resgatar o   fala-se no “negro”, no masculino, a
                  aqui, como veremos).            papel dos negros na história da   saber, ocorre o apagamento
                                                  arte nacional. Mas já no título   daquelas mãos afro-brasileiras que
                  uma história Da arte            percebemos que a visão          não seriam de homens, mas
                  paCifiCaDora                    dominante na exposição e no     destaco novamente a ideia de um
                  No entanto, é essencial, antes    catálogo reproduzia a ideia de que   veio principal de uma arte
                  de nos aproximarmos de alguns   temos uma história da arte única,   legitimamente brasileira (o que
                  exemplos dessa nova arte negra   como um grande rio que flui, com   seria isso?) que em sua formação
                  brasileira, que frequentemos a   seus afluentes secundários o   recebe “influências” do “negro”.
                  história de sua história, ou seja:   alimentando, um deles sendo a   Araújo também elogia em sua
                  como os construtores de        “contribuição” da mão afro-      apresentação a contribuição do
                  narrativas da história da arte    brasileira. Temos aqui o poderoso   médico psiquiatra e eugenista Nina
                  afro-brasileira se localizam nesse   modelo historicista de uma   Rodrigues: “Pioneiro dos estudos
                  embate político-epistemológico   formação orgânica composta por   antropológicos no Brasil, foi quem
                  entre a história da arte dita   partes, sendo que caberia agora   primeiro chamou a atenção para
                 “central”, eurocêntrica, e a     reconhecer essa “contribuição”   arte dos colonos africanos” (1988,
                  construção da especificidade da   específica até agora pouco    p. 10), referindo-se ao ensaio de


                  20





                                                                                                                25/03/2022   10:59
         Book_ARTE_58.indb   20                                                                                 25/03/2022   10:59
         Book_ARTE_58.indb   20
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25