Page 22 - ARTE!Brasileiros #58
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ARTIGO DEMOCRACIA E REPARAÇÃO
Sem título, Rubem
Valentim, 1970
contexto da história da produção
de arte afrodescendente equivale
também à virada decolonial. Isso
mesmo Aracy Amaral ressaltando
a violência a que os negros foram
submetidos no século 19 e
recordando a relação entre as
políticas de branqueamento, o
apagamento e esquecimento.
Após apresentar em uma
sequência rápida os nomes de
artistas como Antônio Bandeira,
Rubem Valentim, Almir Mavignier,
Edival Ramosa, Genilson Soares,
Maria Lidia Magliani, Octávio
Araújo, entre outros, Amaral
escreve: “Na apreciação da obra
desses artistas, bem como de
seus percursos, pode-se afirmar
que, salvo exceções, não existe
na arte brasileira contemporânea
uma arte negra, com uma
preocupação de afirmação como
tal, pois tendências as mais
diversas se assinalam nestes
artistas de cor ou naqueles
que nem sequer essa
característica fora definidora
em suas carreiras.” (1988, 248).
Até aqui, portanto, estamos
muito longe do que logo
aconteceria com o boom da arte
negra no início do século
seguinte. A autora acha inclusive
questionável fazer uma
“exposição da produção plástica de vista, o projeto eugenista de As exceções, por isso mesmo
de artistas pela exclusiva razão branqueamento teria triunfado e do maior interesse, são artistas
da cor de sua pele ser mais não haveria lugar para se pensar que deixam em suas criações FOTO: SERGIO GUERINI / CORTESIA ALMEIDA & DALE GALERIA DE ARTE
morena”. Estar-se-ia apenas uma arte negra no Brasil. Mas transpirar a ancestralidade do
apontando para algo esquecido, Aracy Amaral acrescenta algo em rito afro-brasileiro, em afir-
ou seja, a origem desses artistas, seu raciocínio que deixa antever mação de busca de identidade,
já que “o avançado [...] estágio de uma virada, ainda que siga não como no caso de Rubem
branqueamento faz com que no distinguindo artistas Valentim, ou no barroquismo
Brasil nem atentemos para a sua afrodescendentes daqueles que generoso em sua construção
origem”. (1988, 272) Desse ponto se inspiram na cultura afro: acumulativa de um Emanoel
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