Page 21 - ARTE!Brasileiros #58
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1904 de Rodrigues, que também   pretensamente inofensivo (que    à cultura afro-brasileira. Ela
                  faz parte da coletânea de 1988.  tanto mal faz) que pretendeu cortar   recorda com razão que:
                                                  os laços das obras de arte com a
                  arte, DoCumento,                história e a política. Existe,      Se no período colonial a maior
                  testemunho: a Crise             portanto, algo de crítico e         parte de nossos tesouros
                  Do estÉtiCo                     emancipador tanto na virada         artísticos vem de mãos escravas
                   A noção de arte como documento   subjetiva-etnológica das artes no   ou libertas – mestiços de índios,
                  etnográfico, colocada por Nina   final do século 20 como nessa      negros ou mulatos – por evidente
                  Rodrigues, tem produzido muita   teoria benjaminiana da cultura     tradição preconceituosa por
                  confusão no debate estético dos   como documento. Aprender a ler o   parte dos portugueses brancos,
                  últimos anos e é bom não deixar   teor testemunhal das artes implica   muito recessivos no dedicar-se
                  passar a oportunidade de tentar   abrir-se a essa leitura a contrapelo   a atividades manuais, e se
                  lançar luz nessa questão. Como   da história, cuja narrativa        sobretudo aos artistas e artífices
                  me referi acima ao mencionar Hal   tradicional procurou sempre, em   de origem africana devemos, por
                  Foster, ele detectara uma virada   suas grandes construções         essa mesma razão, em grande
                  etnológica na produção artística   teleológicas e triunfais, ocultar   parte do país, nosso patrimônio
                  no final do século 20. Essa virada   esse elemento de barbárie.     artístico, vemos que a situação
                  tem a ver com o que denominei de   Ou seja, para deixar claro, ao   parece alterar-se no século 19.
                  virada testemunhal na produção   falar-se do teor testemunhal de    (Id., 1988).
                  cultural. (Seligmann-Silva, 2019, p.   uma obra, não se está
                  28) Esse movimento em direção   “reduzindo-a” ao seu “mero”       Com a Academia Imperial de
                  ao “documentário” (daí, aliás, a   elemento histórico e etnológico.   Belas Artes durante o primeiro e
                  alta valorização nesse gênero   Antes, está se rompendo com a    segundo impérios, com a pintura
                  desde então e que só aumentou   hegemonia da ideologia do        de paisagens e naturezas mortas
                  em prestígio até hoje) levou a uma   estético-colonial que ocultava   e sobretudo a partir do
                  relação cada vez mais estreita da   esse elemento testemunhal da   indigenismo (o culto romântico
                  produção e da recepção de obras   inscrição cultural.            das populações originais da
                  de arte com o campo da etnologia.                               América), introduz-se também o
                     Para voltarmos a Benjamin,   “não existe na arte brasileira   negro e o caipira como temas nas
                  podemos ver essas suas teses    Contemporânea uma                telas dos pintores acadêmicos,
                  redigidas em plena guerra como   arte negra...”                  como Almeida Junior, Abigail de
                  um marco na construção dessa     Mas voltemos à construção      Andrade e mesmo do espanhol
                  sensibilidade da leitura documental   histórica da arte negra brasileira.   Modesto  Brocos, que com sua
                  das obras de arte. Na sua sétima   Aracy Amaral, ainda na coletânea   tela “A Maldição de Cã” (1895)
                  tese ele escreveu de modo lapidar:   de 1988, uma das mais destacadas   comemora o branqueamento da
                  “Não há um documento da cultura   críticas de arte do país, propõe-se   população brasileira, um tema
                  que não seja ao mesmo tempo um   a refletir em seu ensaio A busca da   caro ao mencionado médico Nina
                  documento da barbárie.” (2020, p.   Forma de Expressão na Arte   Rodrigues. Amaral recorda dois
                  74; “Es ist niemals ein Dokument   Contemporânea sobre essa busca   acadêmicos que  foram
                  der Kultur, ohne zugleich ein   “na arte contemporânea por parte   discriminados por sua origem
                  solches der Barbarei zu sein”, 2010,   de artistas epidermicamente não   étnica, Estevão Roberto da Silva
                  p. 86). Trata-se aqui, portanto, de   tão brancos” (1988: 247). Ou seja,   e Antônio Rafael Pinto Bandeira,
                  um aprendizado que implica      de um modo um tanto atravessado,   sendo que este último foi levado
                  perceber por detrás de qualquer   ela coloca a questão da        ao suicídio por conta desse
                  obra cultural uma violência     afrodescendência como            constrangimento. Não cabe aqui
                  estrutural que sustentou a      importante em sua proposta, mas   refazer o percurso desse ensaio,
                  sociedade e que permitiu que nela   acaba, ao longo de seu trabalho,   mas apontar como ele encontra-
                  se produzisse seus documentos de   mencionando também artistas que   se ainda antes da mencionada
                  cultura. Com isso rompe-se com o   trataram de modo apenas       virada testemunhal na concepção
                  mencionado esteticismo          “temático” de questões associadas   das obras de artistas que, no


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