Page 21 - ARTE!Brasileiros #58
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1904 de Rodrigues, que também pretensamente inofensivo (que à cultura afro-brasileira. Ela
faz parte da coletânea de 1988. tanto mal faz) que pretendeu cortar recorda com razão que:
os laços das obras de arte com a
arte, DoCumento, história e a política. Existe, Se no período colonial a maior
testemunho: a Crise portanto, algo de crítico e parte de nossos tesouros
Do estÉtiCo emancipador tanto na virada artísticos vem de mãos escravas
A noção de arte como documento subjetiva-etnológica das artes no ou libertas – mestiços de índios,
etnográfico, colocada por Nina final do século 20 como nessa negros ou mulatos – por evidente
Rodrigues, tem produzido muita teoria benjaminiana da cultura tradição preconceituosa por
confusão no debate estético dos como documento. Aprender a ler o parte dos portugueses brancos,
últimos anos e é bom não deixar teor testemunhal das artes implica muito recessivos no dedicar-se
passar a oportunidade de tentar abrir-se a essa leitura a contrapelo a atividades manuais, e se
lançar luz nessa questão. Como da história, cuja narrativa sobretudo aos artistas e artífices
me referi acima ao mencionar Hal tradicional procurou sempre, em de origem africana devemos, por
Foster, ele detectara uma virada suas grandes construções essa mesma razão, em grande
etnológica na produção artística teleológicas e triunfais, ocultar parte do país, nosso patrimônio
no final do século 20. Essa virada esse elemento de barbárie. artístico, vemos que a situação
tem a ver com o que denominei de Ou seja, para deixar claro, ao parece alterar-se no século 19.
virada testemunhal na produção falar-se do teor testemunhal de (Id., 1988).
cultural. (Seligmann-Silva, 2019, p. uma obra, não se está
28) Esse movimento em direção “reduzindo-a” ao seu “mero” Com a Academia Imperial de
ao “documentário” (daí, aliás, a elemento histórico e etnológico. Belas Artes durante o primeiro e
alta valorização nesse gênero Antes, está se rompendo com a segundo impérios, com a pintura
desde então e que só aumentou hegemonia da ideologia do de paisagens e naturezas mortas
em prestígio até hoje) levou a uma estético-colonial que ocultava e sobretudo a partir do
relação cada vez mais estreita da esse elemento testemunhal da indigenismo (o culto romântico
produção e da recepção de obras inscrição cultural. das populações originais da
de arte com o campo da etnologia. América), introduz-se também o
Para voltarmos a Benjamin, “não existe na arte brasileira negro e o caipira como temas nas
podemos ver essas suas teses Contemporânea uma telas dos pintores acadêmicos,
redigidas em plena guerra como arte negra...” como Almeida Junior, Abigail de
um marco na construção dessa Mas voltemos à construção Andrade e mesmo do espanhol
sensibilidade da leitura documental histórica da arte negra brasileira. Modesto Brocos, que com sua
das obras de arte. Na sua sétima Aracy Amaral, ainda na coletânea tela “A Maldição de Cã” (1895)
tese ele escreveu de modo lapidar: de 1988, uma das mais destacadas comemora o branqueamento da
“Não há um documento da cultura críticas de arte do país, propõe-se população brasileira, um tema
que não seja ao mesmo tempo um a refletir em seu ensaio A busca da caro ao mencionado médico Nina
documento da barbárie.” (2020, p. Forma de Expressão na Arte Rodrigues. Amaral recorda dois
74; “Es ist niemals ein Dokument Contemporânea sobre essa busca acadêmicos que foram
der Kultur, ohne zugleich ein “na arte contemporânea por parte discriminados por sua origem
solches der Barbarei zu sein”, 2010, de artistas epidermicamente não étnica, Estevão Roberto da Silva
p. 86). Trata-se aqui, portanto, de tão brancos” (1988: 247). Ou seja, e Antônio Rafael Pinto Bandeira,
um aprendizado que implica de um modo um tanto atravessado, sendo que este último foi levado
perceber por detrás de qualquer ela coloca a questão da ao suicídio por conta desse
obra cultural uma violência afrodescendência como constrangimento. Não cabe aqui
estrutural que sustentou a importante em sua proposta, mas refazer o percurso desse ensaio,
sociedade e que permitiu que nela acaba, ao longo de seu trabalho, mas apontar como ele encontra-
se produzisse seus documentos de mencionando também artistas que se ainda antes da mencionada
cultura. Com isso rompe-se com o trataram de modo apenas virada testemunhal na concepção
mencionado esteticismo “temático” de questões associadas das obras de artistas que, no
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