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recursos. Durante muitos anos tivemos repasses diretos   campanha, na bilheteria deixam o dinheiro para um
                     e indiretos, como Lei Rouanet ou o repasse que se faz   evento, para uma atividade. É diferente, porque no
                     às OS, que sempre deixam a instituição “esperando” e   primeiro caso está entregando um dinheiro para uma
                     sem reação ou exigência de pensar em outras alterna-  causa que quer apoiar. Na bilheteria, é apenas um custo.
                     tivas. Esse sistema, no Brasil, está falido. Eu acho que   No Children’s Museum, onde trabalhei, eles consideram
                     não houve uma mobilização pública, civil, que entenda   muito fortemente a pessoa que entra no museu como
                     que a sustentabilidade é um ato político.         um ente econômico. Quando você entra para comprar
                     O MAR, por exemplo, que passa por uma crise finan-  um ingresso, assim como uma telecom, criam uma
                     ceira importante, tem uma enorme capilaridade e uma   relação econômica com essa pessoa. Acho que seria
                     enorme relação participativa. Mas achamos que não   importantíssimo que as empresas de tecnologia, por
                     há uma verdadeira busca de como tornar campanhas   exemplo, além de pagar patrocínios, fossem capazes
                     de teor progressista em campanhas capazes de gerar   de oferecer know-how para os museus.
                     recursos. Nós temos pessoas progressistas, essas pes-
                     soas têm que estar envolvidas ao ponto de se sentirem    Sobre o título do nosso seminário, como você sintetizaria esses
                     parte do lugar que está sendo sustentado.         desafios?
                                                                       A instituição se entender como causa; ter uma escuta
                     Vocês já operacionalizaram esta ideia de alguma forma?   para seus problemas como de co-curadoria; trabalhar a
                     Sim. Montamos uma parceria com a benfeitoria.com,   conexão cultural casada com políticas públicas e priva-
                     uma plataforma de crowdfunding com experiência    das, trazer o conhecimento de cultura empreendedora
                     em campanhas de financiamento coletivo; a SITAWI   nos gestores.
                     — Finanças do Bem, que gerencia o fundo, e nós, que
                     gerenciamos as propostas com o conhecimento da    GESTÃO EM TEMPOS DE TRAGÉDIAS
                     gestão cultural. As três — Museu Vivo, benfeitoria.com   Diretora-executiva de Inhotim desde o último abril,
                     e SITAWI — são organizações que têm suas próprias   Renata Bittencourt chegou ao instituto três meses
                     expertises. Por outro lado, o BNDES tem uma linha de   depois do rompimento da Barragem do Feijão, na cidade
                     financiamento para campanhas de sustentabilidade de   de Brumadinho. Anteriormente, dentre outras coisas,
                     investimentos de até R$ 300 mil. Assim, nas campanhas   ela havia sido diretora de Processos Museais do Instituto
                     de matchfunding, a cada R$ 1 que os cidadãos colocam,   Brasileiro de Museus (IBRAM), de 2017 a 2019, e secre-
                     o BNDES coloca mais R$2. Nesta linha, já criamos,   tária da Cidadania e da Diversidade Cultural em 2016,
                     por exemplo, duas campanhas: uma para o Museu do   ambos no extinto Ministério da Cultura (MinC). Ela é
                     Inconsciente e outra para o Museu Bispo do Rosário,   mestra e doutora em História da Arte pela Universidade
                     que envolvem a preservação das obras e restauros.  Estadual de Campinas (Unicamp), graduada em Comu-
                     Como parte do projeto, a instituição, depois, recebe   nicação Social pela Escola Superior de Propaganda e
                     uma consultoria para trabalhar                                          Marketing (ESPM). Renata se
                     com o mailing que foi produzido                                         especializou em Estudos de
                     nessa iniciativa. Uma coisa é um                                        Museus de Arte e Gestão de
                     doador chegar para uma campa-                                           Processos de Comunicação e
                     nha, outra é o que fazer com seus                                       Cultura pela Universidade de
                     dados. Na verdade, ele se torna                                         São Paulo (USP).
                     um ente econômico. Na bilhe-                                            A lama da tragédia humana
                     teria, você apenas “vende um                                            e ambiental não chegou
                                                                                             ao grande museu a céu
                    FOTOS: ARQUIVO PESSOAL | WILLIAM GOMES evento, uma atividade”. Nesta     cionamento de várias for-
                                                                                             aberto, mas afetou o fun-
                     proposta, as pessoas “compram
                     uma ideia”. E poder reter seus
                     dados colabora com a possibili-
                                                                                             mas. Em entrevista ao site
                     dade de continuar lhe oferendo
                                                                                             da ARTE!Brasileiros em junho
                     serviços de apoio à instituição.
                                                                                             deste ano, Renata afirmou
                                                                                             que alguns de seus princi-
                     As pessoas no  crowdfunding
                                                                                             pais objetivos ao chegar em
                     deixam o  dinheiro para uma
                                                               RENATA BITTENCOURT
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