Page 39 - ARTE!Brasileiros #49
P. 39
recursos. Durante muitos anos tivemos repasses diretos campanha, na bilheteria deixam o dinheiro para um
e indiretos, como Lei Rouanet ou o repasse que se faz evento, para uma atividade. É diferente, porque no
às OS, que sempre deixam a instituição “esperando” e primeiro caso está entregando um dinheiro para uma
sem reação ou exigência de pensar em outras alterna- causa que quer apoiar. Na bilheteria, é apenas um custo.
tivas. Esse sistema, no Brasil, está falido. Eu acho que No Children’s Museum, onde trabalhei, eles consideram
não houve uma mobilização pública, civil, que entenda muito fortemente a pessoa que entra no museu como
que a sustentabilidade é um ato político. um ente econômico. Quando você entra para comprar
O MAR, por exemplo, que passa por uma crise finan- um ingresso, assim como uma telecom, criam uma
ceira importante, tem uma enorme capilaridade e uma relação econômica com essa pessoa. Acho que seria
enorme relação participativa. Mas achamos que não importantíssimo que as empresas de tecnologia, por
há uma verdadeira busca de como tornar campanhas exemplo, além de pagar patrocínios, fossem capazes
de teor progressista em campanhas capazes de gerar de oferecer know-how para os museus.
recursos. Nós temos pessoas progressistas, essas pes-
soas têm que estar envolvidas ao ponto de se sentirem Sobre o título do nosso seminário, como você sintetizaria esses
parte do lugar que está sendo sustentado. desafios?
A instituição se entender como causa; ter uma escuta
Vocês já operacionalizaram esta ideia de alguma forma? para seus problemas como de co-curadoria; trabalhar a
Sim. Montamos uma parceria com a benfeitoria.com, conexão cultural casada com políticas públicas e priva-
uma plataforma de crowdfunding com experiência das, trazer o conhecimento de cultura empreendedora
em campanhas de financiamento coletivo; a SITAWI nos gestores.
— Finanças do Bem, que gerencia o fundo, e nós, que
gerenciamos as propostas com o conhecimento da GESTÃO EM TEMPOS DE TRAGÉDIAS
gestão cultural. As três — Museu Vivo, benfeitoria.com Diretora-executiva de Inhotim desde o último abril,
e SITAWI — são organizações que têm suas próprias Renata Bittencourt chegou ao instituto três meses
expertises. Por outro lado, o BNDES tem uma linha de depois do rompimento da Barragem do Feijão, na cidade
financiamento para campanhas de sustentabilidade de de Brumadinho. Anteriormente, dentre outras coisas,
investimentos de até R$ 300 mil. Assim, nas campanhas ela havia sido diretora de Processos Museais do Instituto
de matchfunding, a cada R$ 1 que os cidadãos colocam, Brasileiro de Museus (IBRAM), de 2017 a 2019, e secre-
o BNDES coloca mais R$2. Nesta linha, já criamos, tária da Cidadania e da Diversidade Cultural em 2016,
por exemplo, duas campanhas: uma para o Museu do ambos no extinto Ministério da Cultura (MinC). Ela é
Inconsciente e outra para o Museu Bispo do Rosário, mestra e doutora em História da Arte pela Universidade
que envolvem a preservação das obras e restauros. Estadual de Campinas (Unicamp), graduada em Comu-
Como parte do projeto, a instituição, depois, recebe nicação Social pela Escola Superior de Propaganda e
uma consultoria para trabalhar Marketing (ESPM). Renata se
com o mailing que foi produzido especializou em Estudos de
nessa iniciativa. Uma coisa é um Museus de Arte e Gestão de
doador chegar para uma campa- Processos de Comunicação e
nha, outra é o que fazer com seus Cultura pela Universidade de
dados. Na verdade, ele se torna São Paulo (USP).
um ente econômico. Na bilhe- A lama da tragédia humana
teria, você apenas “vende um e ambiental não chegou
ao grande museu a céu
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL | WILLIAM GOMES evento, uma atividade”. Nesta cionamento de várias for-
aberto, mas afetou o fun-
proposta, as pessoas “compram
uma ideia”. E poder reter seus
dados colabora com a possibili-
mas. Em entrevista ao site
dade de continuar lhe oferendo
da ARTE!Brasileiros em junho
serviços de apoio à instituição.
deste ano, Renata afirmou
que alguns de seus princi-
As pessoas no crowdfunding
pais objetivos ao chegar em
deixam o dinheiro para uma
RENATA BITTENCOURT
39
Book_ARTEBrasileiros_49.indb 39 14/11/19 00:56