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SEMINÁRIO GESTÃO CULTURAL
JOCHEN VOLZ E GABRIELA NOUJAIM
O economista contou que, neste intuito, a EAV focou Ao aceitar receber a exposição Queermuseu – encerrada
em uma reaproximação com o público, além de refor- após campanha difamatória no Santander Cultural de
çar a atuação da associação de amigos responsável Porto Alegre e censurada por Marcelo Crivella no MAR –, o
pela administração financeira da Escola. “E a ideia Parque Lage organizou uma campanha de financiamento
era abrir a escola o máximo possível porque, como coletivo que captou mais de 1 milhão de reais para montar
disse o Saron, muitas vezes nós que trabalhamos a mostra. “Isso revelou também a revolta da sociedade
com arte falamos apenas para nós mesmos. E nós de ver, em pleno 2017, uma exposição com 250 artistas
tínhamos que nos abrir para a periferia. Quer dizer, sendo censurada no Brasil”, afirmou Szwarcwald.
se abrir para a sociedade porque é ela que vai nos O diretor falou ainda sobre o programa de formação para
dar a força de resistência, de manutenção e mesmo professores de escola pública, sobre o Parquinho Lage,
de apoio financeiro.” com aulas para crianças, e as parcerias extramuros, com
Através de patrocínios; noites beneficentes; da inserção aulas em áreas periféricas do Rio. “A gente começou 2017
da EAV nas feiras ArtRio e SP-Arte, com obras cedi- com 600 alunos e esse ano temos mais de 6 mil, sendo
das por vários artistas; de uma parceria inédita com a 90% de forma gratuita”, resumiu ele sobre os números
Universidade Candido Mendes, trazendo o curso pago da EAV. “As pessoas eram muito saudosistas da escola
de curadoria; e da criação de duas lojas, a EAV pôde na geração de 1980, do papel dela no passado, e agora
se reerguer. Neste ano, a instituição aprovou também a gente voltou a ser visto, frequentado, em decorrência
um plano anual de R$ 8 milhões na Lei de Incentivo à de um trabalho de encarar os desafios, saber das difi-
Cultura. “Isso tudo foi muito importante para resgatar culdades e traçar novos objetivos”, concluiu.
o programa de formação, gratuito, e fundamental para Por fim, o curador e diretor da Pinacoteca de São Paulo,
o desenvolvimento dos nossos alunos. E nós queremos Jochen Volz, iniciou sua apresentação citando um dado
cada vez mais trazer esses estudantes que não teriam curioso para os tempos atuais, que mostra que nos
condições de pagar um curso”. primeiros seis meses de 2019, 30 museus brasileiros
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