Page 43 - ARTE!Brasileiros #49
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NA PÁGINA ANTERIOR, JAC LEIRNER, PULMÃO (LUNG), 1987. ACIMA, RIVANE NEUENSCHWANDER, WORK OF DAYS, 1998


                     Isto pode trazer duas questões: a própria transforma-  experiência de estar diante delas; as obras que estão
                     ção da historiografia da arte a respeito de como são   no museu estão também reproduzidas fora do museu,
                     pensadas suas metodologias e teorias; e a formação   estão simultaneamente nos celulares, computadores,
                     artística, pois a grande maioria das pessoas que acessa   revistas e jornais. Além de textos críticos que reforçam
                     um museu hoje não tem formação de história da arte   a ideia da obra nos dando outras chaves de acesso.
                     e está ali para uma experiência que transcende qual-  Quando finalmente temos a experiência real, é como um
                     quer nomenclatura ou ficha técnica. Então como lidar   déjà vu, aquela estranha sensação de já ter vivenciado
                     com essa nova abordagem do público dentro de um   aquilo antes. São vários os mediadores nas relações
                     museu? Como acessar esse novo ser humano disperso   entre o museu imaginário e o museu real.
                     e ao mesmo tempo com o mundo inteiro à distância de   A coleção do MoMA tem mais de 200 mil peças e agora
                     um clique?                                        oferece também navegação e pesquisa digital, tornando
                     O público de hoje divide sua atenção entre as obras nas   possível acessar online imagens de cerca de 81 mil
                     paredes e seus telefones. Hoje o mundo se apresenta   obras. Mesmo esse novo público que já está condicio-
                     através de imagens, a ideia de contemplação mudou   nado a ver tudo online pode notar cortes transversais
                     radicalmente desde o surgimento dos smartphones. As   nas associações das imagens expostas tanto no museu
                     chaves são outras, quase todo mundo tem familiaridade   quanto no site do museu.
                     com as obras que estão no museu antes mesmo da    Numa lógica contemporânea ditada pelos algoritmos,


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