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EXPOSIÇÃO BERLIM



































             GRUPO BONONANDO, PERFORMANCE PRETA JARDIM / OMINDAREWA, 2017.






             tempo em que manuseia um fantoche de homem   Em meio ao grande número de obras, as únicas
             branco. A obra subverte a dinâmica eurocêntrica   que fazem menção direta a complexidade social
             que se impõe sobre outras vertentes culturais, em   comum aos pontos do globo mencionados na
             especial as afro-americanas.                exposição além da de Rio Branco é Baia de Todas as
             Já Tione Nekkia McClodden expõem o trabalho   Santas (2017) de Ayrson Heráclito. Enquanto Rio
             an offering | six years | a conjecture (2017), sobre   Branco exibe os corpos marcados por cicatrizes
             a realização de um ritual pessoal para Xangô,   do Pelourinho, Heráclito traz as sinistras ruas da
             intercalado por um vídeo que evidencia a má per-  maravilhosa Bahia durante a noite.
             cepção das massas das religiões afro-americanas.  Amor e Etnologia: A História da Sensibilidade utiliza
             Amor e o sexo, temas recorrentes em Fichte,   o corpo de obra composta pelo escritor alemão
             são retratados de forma branda na exposição.   e critica o olhar europeu sobre as culturas pouco
             As fotos de Alair Gomes, Alvin Baltrop e Isaac   representadas com um esforço interessante de
             Julien explicitam a sensualidade e o desejo pros-  curadorias compartilhadas. No entanto, a exposi-
             crito, mas nestes três casos as fotos selecionadas   ção não investiga tanto o termo “etnologia” para
             guardam sempre uma distância entre câmara e   além do sentido cultural religioso, que também é
             objeto de apreciação e não fazem alusão a um   dissociado do seu contexto atual, no qual, muitas
             estudo íntimo quando se leva em consideração   vezes, práticas espirituais são perseguidas.
             o nome da exposição.                        Mesmo apresentando um conjunto significativo
             As únicas obras que retratam o sexo de maneira   de obras, falta no projeto o sentido social que foi
             próxima são Nada Levarei Quando Morrer, de   experienciado por Fichte em suas diversas viagens
             Miguel Rio Branco (1980/1985) e Peep Show   e que é indissociável tanto do desenvolvimento da
             I-III (2017) também do Coletivo Bonobando, que   cultura negra, quanto da cultura queer. A exposição
             narra as aventuras sexuais de Jäcki (personagem   não se aproveita das vivências do seu homenageado
             biográfica de Fichte) no Brasil com imagens fílmi-  para se aprofundar nos tópicos eleitos e deixa uma
             cas acessadas através de orifícios de borracha.   impressão de que o mundo foi simplificado.


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