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EXPOSIÇÃO BERLIM
GRUPO BONONANDO, PERFORMANCE PRETA JARDIM / OMINDAREWA, 2017.
tempo em que manuseia um fantoche de homem Em meio ao grande número de obras, as únicas
branco. A obra subverte a dinâmica eurocêntrica que fazem menção direta a complexidade social
que se impõe sobre outras vertentes culturais, em comum aos pontos do globo mencionados na
especial as afro-americanas. exposição além da de Rio Branco é Baia de Todas as
Já Tione Nekkia McClodden expõem o trabalho Santas (2017) de Ayrson Heráclito. Enquanto Rio
an offering | six years | a conjecture (2017), sobre Branco exibe os corpos marcados por cicatrizes
a realização de um ritual pessoal para Xangô, do Pelourinho, Heráclito traz as sinistras ruas da
intercalado por um vídeo que evidencia a má per- maravilhosa Bahia durante a noite.
cepção das massas das religiões afro-americanas. Amor e Etnologia: A História da Sensibilidade utiliza
Amor e o sexo, temas recorrentes em Fichte, o corpo de obra composta pelo escritor alemão
são retratados de forma branda na exposição. e critica o olhar europeu sobre as culturas pouco
As fotos de Alair Gomes, Alvin Baltrop e Isaac representadas com um esforço interessante de
Julien explicitam a sensualidade e o desejo pros- curadorias compartilhadas. No entanto, a exposi-
crito, mas nestes três casos as fotos selecionadas ção não investiga tanto o termo “etnologia” para
guardam sempre uma distância entre câmara e além do sentido cultural religioso, que também é
objeto de apreciação e não fazem alusão a um dissociado do seu contexto atual, no qual, muitas
estudo íntimo quando se leva em consideração vezes, práticas espirituais são perseguidas.
o nome da exposição. Mesmo apresentando um conjunto significativo
As únicas obras que retratam o sexo de maneira de obras, falta no projeto o sentido social que foi
próxima são Nada Levarei Quando Morrer, de experienciado por Fichte em suas diversas viagens
Miguel Rio Branco (1980/1985) e Peep Show e que é indissociável tanto do desenvolvimento da
I-III (2017) também do Coletivo Bonobando, que cultura negra, quanto da cultura queer. A exposição
narra as aventuras sexuais de Jäcki (personagem não se aproveita das vivências do seu homenageado
biográfica de Fichte) no Brasil com imagens fílmi- para se aprofundar nos tópicos eleitos e deixa uma
cas acessadas através de orifícios de borracha. impressão de que o mundo foi simplificado.
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