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material; Obscura Luz (1982), em que uma sombra   essa história truculenta, isso é uma questão que persiste
                     forma o desenho de uma lâmpada; na série de notas ou   ao longo do tempo. Quando fiz esse trabalho, em 1987,
                     moedas de zero, que questionam a relação entre valor   pensando nos Sete Povos das Missões do século 17, eu
                     real e simbólico e explicitam que o valor estampado no   estava falando genericamente sobre esse processo de
                     dinheiro é uma abstração; ou ainda em obras como A   aniquilamento. Mas isso acaba caindo como uma luva
                     Menor Distância entre Dois Pontos é uma Curva (1976)   para a situação atual”, afirma o artista, sem perder, no
                     e nos trabalhos da série Arte Física (1969).      entanto, a esperança de que ainda possa haver justiça.
                     A série Blindhotland (“terraquentecega” em tradução   “Mas cedo ou tarde a responsabilidade por esses crimes
                     livre), por sua vez, com três trabalhos na mostra, confunde   vai cair no colo dos autores.”
                     o visitante quando sua visão é “traída” pela aparência   O sentimento de contemporaneidade que percorre a
                     dos objetos. Na célebre Eureka/Blindhotland (1970-1975),   exposição, segundo Rebouças, é consequência não
                     por exemplo, dezenas de bolas de mesmo tamanho, cor e   só da escolha de obras que dialogam com “questões
                     forma – espalhadas para serem manipuladas pelo público   absolutamente não solucionadas”, mas é “resultado de
                     – apresentam pesos sensivelmente diferentes; em Blindho-  uma produção muito complexa e contundente, dessa
                     tland/Gueto, de outro modo, bolas de tamanhos diferentes   capacidade do Cildo de agenciar os afetos, mais do
                     apresentam o mesmo peso, outra vez criando uma espécie   que responder a eventos específicos. Ele está respon-
                     de confusão cognitiva que desafia os sentidos. Assim   dendo a um sentimento que se compartilhou em outro
                     como elas, várias outras obras da mostra convidam o   momento e que se compartilha ainda hoje”. E isso não
                     visitante à interação, à uma vivência que vem por meio   se refere apenas à história brasileira. No conjunto de
                     da participação, dialogando com o que o Cildo chama de   obras que lidam com a estrutura colonial estão também
                     “caráter de sedução” das artes visuais.           Olvido (1987-1989), em que milhares de velas e ossos
                     “Eu acho que tem duas características que as artes   de bois cercam uma tenda indígena – ao estilo de povos
                     plásticas deveriam preservar, dois aspectos que não   norte-americanos – forrada de cédulas de dinheiro, e
                     deveriam nunca ser negligenciados. Primeiro é o caráter   Amérikkka (1991/2013). Com referência já no título à
                     de sedução. Acho que de certa maneira a arte concei-  organização terrorista e supremacista de extrema-
                     tual, num primeiro momento, tentou limpar isso, tornar   -direita Ku Klux Klan, a instalação cria um ambiente
                     asséptico, e você perde a chance de lidar com o teor   tenso ao colocar o público sobre ovos de madeira,
                     de sedução que um trabalho pode ter”, diz o artista.   no chão, e sob a mira de projéteis de armas de fogo
                     “E a outra coisa é que as artes plásticas são uma ativi-  presas ao teto.
                     dade que permite para cada ideia nova você começar   Assim como Amérikka, a mostra apresenta uma série
                     do zero. Você quer fazer um filme, pode ter mil ideias   de outros trabalhos nunca expostos no Brasil, ou que
                     e caminhos, mas aquilo sempre acaba no fotograma.   apenas foram apresentados no país há muito tempo.
                     Em artes plásticas não existe isso, você pode pegar   Segundo Rebouças, ao menos duas gerações não tive-
                     qualquer coisa, de qualquer natureza, com qualquer   ram contato com um recorte amplo da obra de Cildo,
                     material, usando qualquer procedimento, e você chega   já que a última grande mostra do artista no Brasil per-
                     ao trabalho final”, afirma, explicando também que   correu o MAM do Rio e de São Paulo em 2000. Pouco
                     nunca teve um método definido de produção.        afeito a montar exposições – ao menos atualmente –,
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                     VEIA POÉTICA E POLÍTICA                           foi a localização da mostra no Sesc Pompeia, onde há
                     Tanto a sedução quanto a variedade de materiais e lin-  grande circulação de pessoas de todas as classes e
                     guagens estão presentes também nas obras que tratam   idades e entrada gratuita. “Essa característica do Sesc,
                     mais explicitamente de questões sociopolíticas e eco-  que é um profundo respeito e interação com o entorno,
                     nômicas, e que lidam com memórias que se repetem na   com a comunidade, traz também um público que não é
                     história brasileira. Em Missão/Missões (Como Construir   aquele especializado, específico das artes plásticas. E
                     Catedrais), milhares de moedas espalhadas pelo chão se   essa expansão me interessava”, ressalta.
                     conectam, por meio de uma coluna de hóstias empilhadas,
                     aos ossos pendurados no teto, criando uma “anticatedral”   PARALELOS COM A DITADURA
                     que denuncia as violências da exploração colonial e sua   Não é apenas entre os dias atuais e a história colonial
                     sede por acumulação financeira. “O extermínio indígena,   que Entrevendo traça paralelos. Artista de forte atuação


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