Page 57 - ARTE!Brasileiros #49
P. 57
4 PEDRAS, 1981, AQUARELA, GUACHE, LÁPIS DE COR, PASTEL OLEOSO E TINTA DE CANETA PERMANENTE SOBRE PAPEL
FOI NO FINAL DOS ANOS 1970, que dois estudantes (rua Ministro Nelson Hungria, 200), após ter passado
de artes plásticas, ao entrarem em uma galeria, se pela sede carioca.
deram conta que arte não diz respeito apenas à criação. Se tudo começou com o choque dos altos valores, como
“O que mais chamou a nossa atenção foi o preço do narra Zerbini no catálogo da exposição, foi no outono
trabalho. Era um negócio totalmente fora da realidade, de 1981 que Leonilson de fato encontraria Antonio Dias,
da realidade do Brasil daquela época. Não é possível, em sua casa em Milão, por indicação de outro brasileiro,
não custa isso, deve estar errado!”, conta Luiz Zerbini, Arthur Luiz Piza (1928–2017), que vivia em Paris.
hoje ironicamente um dos mais caros artistas brasileiros, Em outro depoimento no catálogo da mostra, agora de
lembrando da visita com José Leonilson a uma mostra Paola Chieregato, ela conta como Dias influenciou o
de Antonio Dias (1944-2018). então jovem artista recém-chegado à sua casa em Milão,
O depoimento, contudo, serve como um preambulo à que já estava pronto para voltar para Jericoacoara —
amizade que acabaria se desenvolvendo entre Leonilson Leonilson é cearense —, com uma pasta cheia de dese-
(1957-1993) e Dias, em Milão, logo em seguida. Foram nhos embaixo dos braços. “Foi aí, naquela casa de Milão
laços tão fortes que levariam, décadas depois, o então na frente do castelo, que Leonilson foi impulsionado
artista valioso a comprar obras do amigo prematu- por seu mentor para que tomasse finalmente as rédeas
ramente falecido em decorrência da Aids, tornando de sua profissão de artista nas próprias mãos e, assim,
possível, hoje, a mostra Leonilson por Antonio Dias — com coragem e determinação, foi se apresentando na
Perfil de uma coleção, que entre 11 de novembro e 14 cena italiana”, conta Paola, viúva de Dias.
de dezembro está em cartaz na Pinakotheke São Paulo Foi ele, nesse contexto, quem indicou a galeria de Enzo
57
Book_ARTEBrasileiros_49.indb 57 14/11/19 00:57