Page 52 - ARTE!Brasileiros #49
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EXPOSIÇÕES SÃO PAULO






















































             EUREKA/BLINDHOTLAND, 1970–1975

             como tino. E é muito importante entender que na obra   intenção de libertar a arte apenas do domínio retiniano.
             do Cildo essas formas de percepção do mundo estão   Aqui no Brasil, a partir dos anos 1950, sobretudo a par-
             aí se afirmando, mas estão também se contradizendo,   tir do neoconcretismo, isso se tornou uma coisa muito
             se desafiando”, diz ela.                          importante. Exercitar essa plurisensorialidade passou
             Entrevendo, obra que dá título à mostra, propõe que o   a ser uma especificidade da produção brasileira a partir
             público coloque na boca duas pedras de gelo, uma doce   do Oiticica, da Lygia Clark... E algumas das minhas peças
             e uma salgada, adentre uma grande instalação cilíndrica   também lidam com isso”.
             e caminhe em direção a uma fonte de ar quente. O tra-  Os contrastes, ambiguidades, paradoxos ou subversões,
             balho, projetado em 1970 e realizado pela primeira vez   que se mostram também convites à imaginação, são
             em 1994, aciona no próprio corpo do visitante diferentes   notáveis ainda em outras obras que, por vezes, expli-
             sensações e formas de compreensão ao lidar com os   citam em seus próprios títulos essas características.
             contrastes entre doce e salgado, quente e frio, claro e   Seja em Espelho Cego (1970), feito de uma massa cinza
             escuro. “E curiosamente é um trabalho que exige muito   e disforme sem reflexo; Descala (2003), com escadas
             pouco da visão. A ideia de que a visão é o sentido pri-  disfuncionais; Volumes Virtuais (1968-969), em dese-
             mordial da experiência artística é muito desafiada na   nhos que apresentam volumes sem fisicalidade; Esfera
             obra do Cildo”, afirma Rebouças. O artista concorda: “No   Invisível (2012), com uma caixa de alumínio que, quando
             início do século passado, Marcel Duchamp já falava da   aberta, sugere uma esfera pela ausência interna de


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