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EXPOSIÇÕES SÃO PAULO










































             CARLOS MOTTA, STILL DE CORPO FECHADO: THE DEVIL’S WORK.

             história real do personagem no filme se reflete na   gerando novas formas de representatividade,
             própria história do ator que o interpreta, é chave   questionando padrões estabelecidos.
             para a compreensão da mostra Nós, x inimigx, que   Os chicotes expostos no segundo andar da galeria
             ocupa toda a galeria, e parece mais uma mostra   seguem nessa mesma chave, pois se no filme Corpo
             institucional que em um espaço comercial.   Fechado: a obra do diabo os chicotes são usados
             Nela, Motta cria uma narrativa clara onde os tra-  como forma de martírio, na série denominada Corpo
             balhos são peças que se por um lado abordam   Fechado, se aproximam dos objetos de fetiche da
             o surgimento do preconceito contra a homosse-  cultura gay. Essa cena hardcore, aliás, retratada
             xualidade, ao mesmo tempo cria elementos que,   por Robert Mapplethorpe (1946 – 1989) em ima-
             longe de se apoiar em um discurso de vitimização,   gens icônicas, como que ele insere o chicote em
             vai em seu reverso para gerar a afirmação da   seu ânus, é apropriada por Motta, que reencena a
             cultura queer.                              fotografia de 1978, escurecendo-a, em uma espécie
             Já na fachada da Vermelho isto é visto pela apro-  de contextualização das questões da mostra.
             priação do triângulo rosa, que no nazismo repre-  É no vídeo We the enemy (2017), que dá título à
             sentava os gays condenados à morte, tornando-se   mostra, onde o artista posiciona a questão cen-
             a obra Formas de Liberdade: Triângulo, um mural   tral da mostra. Criado pelo coletivo SPIT! (Sodo-
             com a própria imagem agigantada e um pôster   mite, Inverts, Perverts Together), composto por
             com uma linha histórica, que narra, desde 1500,   Motta, o escritor John Arthur Peetz e o coreógrafo
             fatos relacionados tanto ao preconceito, quanto   Carlos Maria Romero, o vídeo é uma compilação
             seu oposto, como a determinação, agora em 2019   de dezenas de termos depreciativos e insultos,
             pelo STF que transfobia e homofobia são crimes.  ditos pela artista grega Despina Zacharopoulos,
             É em proposições como essa que práticas artísticas   como “pervertidos, bambis, bonecas, pederastas,   FOTO EDOUARD FRAIPONT
             deixam de ser ilustração sobre uma temática,   bichas” com uma conclusão enfática: “somos e
             para se tornarem catalizadoras de experiências,   sempre seremos os inimigos”.


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