Page 44 - ARTE!Brasileiros #49
P. 44
FAITH RINGGOLD, AMERICAN PEOPLE SERIE #20: DIE, 1967. ABAIXO, SENGA NENGUDI, R.S.V.P.I., 1977-2003.
o novo MoMA mudou também a sua lógica para rever
a arte do século passado. Hoje é impossível olhar para
um trabalho ignorando a realidade em seu entorno.
Todas as pautas sociais, identitárias, de cor e gênero,
estão também inevitavelmente conectadas a essas
obras que agora podem ser lidas e ressignificadas no
caminho de volta ao passado.
A partir disso, a instituição começa a substituir a ideia de
“obra-prima” por um tipo de narrativa mais permeável,
proporcionando leituras mais democráticas, onde cada
um pode entrar com suas próprias chaves nas obras
apresentadas, apesar de a entrada custar 25 dólares,
exceto às sextas-feiras entre 17:30 e 21:00 quando as
entradas são patrocinadas por uma empresa.
Está surgindo uma nova narrativa sobre a arte moderna
com associações de trabalhos aparentemente imprová-
veis. Por décadas os curadores do MoMA associaram
trabalhos de Picasso a núcleos de cubistas, como Geor-
ges Braque, ou surrealistas em uma sala e abstração
geométrica em outra sala. Agora a estratégia é usar
conceitualmente algum trabalho e a partir dele agrupar
na mesma galeria trabalhos de categorias diversas con-
frontados em um mesmo espaço. Isso era impensável assombram todo o sistema de arte. Dessa forma parece
até algumas décadas atrás, pois rompe com a narrativa também querer se redimir de uma narrativa autoritária
(hegemônica) inventada pelo próprio museu e potencia- que no passado utilizou a arte como arma política de
liza ainda mais a dispersão contemporânea embalada disputa pela hegemonia global.
pelo público que nasce dessa lógica da rede. Isso contri-
bui para a formação de futuras gerações dentro de uma
dinâmica que se recusa a aceitar apenas uma versão da
história. O MoMA está menos engessado, parece estar Escute trilha sonora para visitar
tentando se livrar das questões modernistas que ainda o museu “MoMAX” no Spotify
44
Book_ARTEBrasileiros_49.indb 44 14/11/19 00:56