Page 44 - ARTE!Brasileiros #49
P. 44

FAITH RINGGOLD, AMERICAN PEOPLE SERIE #20: DIE, 1967. ABAIXO, SENGA NENGUDI, R.S.V.P.I., 1977-2003.

             o novo MoMA mudou também a sua lógica para rever
             a arte do século passado.  Hoje é impossível olhar para
             um trabalho ignorando a realidade em seu entorno.
             Todas as pautas sociais, identitárias, de cor e gênero,
             estão também inevitavelmente conectadas a essas
             obras que agora podem ser lidas e ressignificadas no
             caminho de volta ao passado.
             A partir disso, a instituição começa a substituir a ideia de
             “obra-prima” por um tipo de narrativa mais permeável,
             proporcionando leituras mais democráticas, onde cada
             um pode entrar com suas próprias chaves nas obras
             apresentadas, apesar de a entrada custar 25 dólares,
             exceto às sextas-feiras entre 17:30 e 21:00 quando as
             entradas são patrocinadas por uma empresa.
             Está surgindo uma nova narrativa sobre a arte moderna
             com associações de trabalhos aparentemente imprová-
             veis. Por décadas os curadores do MoMA associaram
             trabalhos de Picasso a núcleos de cubistas, como Geor-
             ges Braque, ou surrealistas em uma sala e abstração
             geométrica em outra sala. Agora a estratégia é usar
             conceitualmente algum trabalho e a partir dele agrupar
             na mesma galeria trabalhos de categorias diversas con-
             frontados em um mesmo espaço. Isso era impensável   assombram todo o sistema de arte. Dessa forma parece
             até algumas décadas atrás, pois rompe com a narrativa   também querer se redimir de uma narrativa autoritária
             (hegemônica) inventada pelo próprio museu e potencia-  que no passado utilizou a arte como arma política de
             liza ainda mais a dispersão contemporânea embalada   disputa pela hegemonia global.
             pelo público que nasce dessa lógica da rede. Isso contri-
             bui para a formação de futuras gerações dentro de uma
             dinâmica que se recusa a aceitar apenas uma versão da
             história. O MoMA está menos engessado, parece estar    Escute trilha sonora para visitar
             tentando se livrar das questões modernistas que ainda   o museu “MoMAX” no Spotify


            44




         Book_ARTEBrasileiros_49.indb   44                                                                       14/11/19   00:56
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49