Vista da exposição COMPOSIÇÕES PARA TEMPOS INSURGENTES no MAM Rio

“Composições para tempos insurgentes” e as poéticas para diferentes dinâmicas de...

Em cartaz até 6 de fevereiro no MAM Rio, coletiva exibe obras de artistas que, a partir de diferentes cosmovisões e articulações sociais em coletivo, pensam a arte como saída de vida
terceira Frestas - Trienal de Artes: O RIO É UMA SERPENTE

“O rio é uma serpente”, exposição final da Frestas – Trienal de Artes no...

A arte!brasileiros visitou a mostra final da terceira Frestas - Trienal de Artes e entrevistou a co-curadora Diane Lima; assista ao vídeo
Vista da exposição ALTURAS, de Alex Flemming, na Arte132 Galeria

Arte132 Galeria abre as portas em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção brasileira, galeria inaugura com individual de Alex Flemming e busca se firmar como espaço múltiplo voltado à arte

steinART se coloca como nova galeria no circuito

Fundada como escritório de arte, a nova galeria planeja sua primeira exposição e aposta no abstracionismo da arte contemporânea brasileira; confira conversa com Claudio Steiner, um dos donos da galeria
Meme de @newmemeseum. Cortesia dos criadores.

Bastardos inglórios

Perfis anônimos de memes no Instagram - como @freeze_magazine, @jerrygogosian e @newmemeseum - arriscam críticas sagazes ao mundo da arte, suas peculiaridades e o flerte com modelos de negócios insustentáveis
Carolina Maria de Jesus em 1960, em foto para a revista O Cruzeiro. Fotos: Henri Ballot / Revista O Cruzeiro

As palavras de Carolina

Mostra "Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros", no Instituto Moreira Salles de São Paulo, nos apresenta as possibilidades de diálogos entre a arte literária de autorias negras e os espaços expositivos para além de uma perspectiva biográfica
Vista da 3ª Bienal de São Paulo

70 anos de acertos e equívocos

Criado em 1951, principal evento artístico do país e um dos mais relevantes do mundo completa sete décadas, superando os tempos da ditadura e realizando eventos marcantes - alguns mais, outros menos
Guidon, homem de Betanimen

Os tempos entrelaçados de Rosângela Rennó

Exposição na Estação Pinacoteca apresenta um leque amplo de pesquisas elaboradas pela artista mineira ao longo de 35 anos de carreira, boa parte delas tendo como principais elementos a memória e a imagem fotográfica
Vista da escadaria do Museu Paulista da Universidade de São Paulo

Um lugar privilegiado para repensar a história

Após ampla reforma, Museu Paulista, no Ipiranga, deve reabrir em 2022 com adaptações físicas e conceituais, estabelecendo novas correlações entre passado e presente que não perpetuem visões estanques e discursos consolidados de poder
Nova sede do Museu Casa do Pontal

Museu Casa do Pontal ganha uma sede segura

Após uma década de problemas com inundações, Museu Casa do Pontal transfere sua grandiosa coleção de arte popular para nova sede no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
"Nhíromi", de Denilson Baniwa

Poéticas políticas

Frestas - Trienal de Artes, no Sesc de Sorocaba, aborda os dramas do mundo contemporâneo de forma lírica

Inhotim e a arte enquanto “vacina para a alma”

Museu de arte contemporânea a céu aberto e Jardim Botânico, Inhotim procura superar tempos difíceis através de novas parcerias e com a inauguração de obras de Lucia Koch, Rommulo Vieira Conceição e Aleksandra Mir
No Martins

Nunca como agora: as pinturas recentes de No Martins

Com obras de grande porte que contrariam as narrativas onde a carência e a violência estão imediatamente associadas ao cotidiano dos negros, artista apresenta um projeto artístico que compreende sua dimensão social e histórica
Faz escuro mas eu canto

“Bienal da esperança” romantiza catástrofes

"Faz escuro mas eu canto", no Parque Ibirapuera, traz conjuntos significativos e estetizantes de artistas brasileiros, mas deixa para o passado atividades de transgressão

Sobre a política das imagens

Em nove obras, mostra no Sesc Pompeia apresenta conjunto de trabalhos do artista chileno Alfredo Jaar, seus questionamentos sobre a fotografia e seu interesse pela política das imagens

Colaboradores da edição #56

Veja quem são alguns dos colaboradores da edição #55 da arte!brasileiros
marli matsumoto

Uma galeria diferenciada chega ao mercado

Ainda com planos e projetos em aberto e na busca por travar novos diálogos, galeria Marli Matsumoto Arte Contemporânea ocupa, com atmosfera zen, construção modernista na Vila Madalena

Editorial: imagem, relações de poder e quebra de paradigmas

Leia o editorial da edição #56 da arte!brasileiros, por Patricia Rousseaux
discussão I (variação), Ilê Sartuzi

Um giro em falso

Com trabalhos “em que parece que o começo nunca inicia; ou ainda, que o começo é o meio e o fim”, Individual de Ilê Sartuzi traça ocupação dramatúrgica do auroras, onde fica em cartaz até 2 de outubro
John Graz

Para além da Semana de 22

Ampliação do debate sobre o modernismo brasileiro pauta mostras em grandes instituições, destacando o papel das artes decorativas e aplicadas e a produção de nomes como John Graz e os irmãos Gomide
Construção

Da ancestralidade às novas tecnologias

PIPA 2021 premia Castiel Vitorino Brasileiro, Denilson Baniwa, Ilê Sartuzi, Marcela Bonfim e Ventura Profana, apontando questões pungentes na arte contemporânea brasileira
"Zeitnot" (2021).

A seda e ferro: delicadeza e força na Verve Galeria

Últimas exposições da galeria paulistana, individuais de Fran Chang e Gustavo Rezende mostram amplitude das poéticas possíveis no seu discurso curatorial
Foto horizontal, colorida. Ao centro, os dois volumes de PANDEMIA CRÍTICA. Os livros estão em pé, lado a lado e levemente na diagonal. Tem capas pretas, na lombada lê-se o título em letras cinza. Ao fundo, uma estampa em preto e branco geométrica, meramente ilustrativa.

Relatos de imersão num ‘agora’ pandêmico

Com a crise sanitária mundial como fio condutor, “Pandemia crítica”, coletânea publicada por Edições Sesc SP e N-1, reúne textos de importantes pensadores contemporâneos
Lygia Clark. Performance "Arquiteturas biológicas II" (1969). Foto de Alécio de Andrade/ ADAGP.

Lygia Clark por Yve-Alain Bois

No contexto da exposição "Lygia Clark (1920-1988) 100 anos", na Pinakotheke Cultural, a arte!brasileiros publica trechos de ensaio do curador e historiador da arte francês Yve-Alain Bois, que relembra sua convivência com a célebre artista brasileira

O que visitar no Rio de Janeiro na semana da ArtRio?

Para os dias da feira, que abre no dia 8 de setembro, preparamos um roteiro de visitações em instituições e galerias com as principais mostras presenciais em cartaz na capital fluminense; confira
bienal de são paulo

34ª Bienal de São Paulo abre sua mostra principal com tônica política e forte...

Com mais de mil obras, Bienal de São Paulo corporifica ideia de resistência englobando temas, gerações e linguagens distintas
"Barqueiro azul em Manaus", 1992. Foto: Luiz Braga. Cortesia Instituto Tomie Ohtake.

Ideia, reflexo e imagem em Luiz Braga

Exposição no Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Paulo Miyada e Priscyla Gomes, reúne pela primeira vez um conjunto de retratos em cor feitos pelo belenense Luiz Braga nas últimas quatro décadas
Regina Vater. Foto: Reprodução Galeria Jaqueline Martins

As matrizes africanas e indígenas na obra de Regina Vater

Mostra "A Celebration for the GOoD Time" traça um recorte de 40 anos na produção da artista/ativista que entende a natureza, o homem e suas ancestralidades como elementos indissociáveis
Obra exposta em ENCONTROS AMERÍNDIOS

“Encontros Ameríndios” no Sesc Vila Mariana; assista ao vídeo

A arte!brasileiros visitou a mostra e entrevistou Sylvia Caiuby Novaes, coordenadora da exposição que reúne trabalhos de populações de variados lugares do continente americano
"Lágrima", exposição de Sonia Gomes na galeria Mendes Wood DM. Foto: Reprodução da galeria.

Mendes Wood DM inaugura mostras e se prepara para nova sede

Obras de Sonia Gomes, Otobong Nkanga e Hariel Revignet marcam o encerramento da galeria no endereço ocupado por 11 anos; indo para a Barra Funda, novo espaço da Mendes Wood DM será aberto com mostras de Adriano Costa e Lucas Arruda

Da mula ao avião: progresso e ruína por Calderón y Piñeros

Dupla colombiana apresenta no Videobrasil Online o filme Volando Bajo e levanta debates sobre tecnologias obsoletas, uma suposta ideia de progresso e as formas como a história oficial é contada