Page 49 - artebrasileiros-62
P. 49

Óleo sobre tela sem título, 1966














































     FOTOS: JOÃO LIBERATO/CORTESIA GALERIA ESTAÇÃO  importância, mas Silva vai reduzindo os elementos   Waldemar Cordeiro. Essas escolhas pictóricas leva-

               Num segundo momento, o tema não perde a
                                                             ram ao rompimento de Silva com Gomes Machado,
            pictóricos a pontos, pinceladas ou manchas seriali- mas coincidem com sua aproximação com o crítico
            zadas, de modo a criar composições extremamente  Theon Spanudis, defensor de uma arte construtiva
            dinâmicas. Tal procedimento guarda muita seme- bastante particular.
                                                               Ainda que lido como um ingênuo fora de seu tempo,
            lhança com momentos da abstração geométrica
            (embora o mesmo jamais tenha abandonado por  Silva compreendeu perfeitamente não apenas sua épo-
                                                             ca e as tendências nela discutidas, como trouxe uma
            completo a figuração) e chegou a receber elogios de
            um dos principais representantes do concretismo,  contribuição absolutamente original para a mesma.

                                                                                                         49
   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54