Page 49 - artebrasileiros-62
P. 49
Óleo sobre tela sem título, 1966
FOTOS: JOÃO LIBERATO/CORTESIA GALERIA ESTAÇÃO importância, mas Silva vai reduzindo os elementos Waldemar Cordeiro. Essas escolhas pictóricas leva-
Num segundo momento, o tema não perde a
ram ao rompimento de Silva com Gomes Machado,
pictóricos a pontos, pinceladas ou manchas seriali- mas coincidem com sua aproximação com o crítico
zadas, de modo a criar composições extremamente Theon Spanudis, defensor de uma arte construtiva
dinâmicas. Tal procedimento guarda muita seme- bastante particular.
Ainda que lido como um ingênuo fora de seu tempo,
lhança com momentos da abstração geométrica
(embora o mesmo jamais tenha abandonado por Silva compreendeu perfeitamente não apenas sua épo-
ca e as tendências nela discutidas, como trouxe uma
completo a figuração) e chegou a receber elogios de
um dos principais representantes do concretismo, contribuição absolutamente original para a mesma.
49