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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO























            engajada ganhou muito terreno no campo das artes   monocultura é criticada nesses trabalhos, antecipando
            e da cultura, influenciada por certo expressionismo,  o debate ambiental em algumas décadas. Como forma
            e que teve em artistas como Portinari e Goeldi impor- de obter a expressividade e dramaticidade necessárias
            tantes representantes. Grande defensor desse tipo de   para suas composições, recorre a modelos da arte
            estética era o crítico Lourival Gomes Machado, que,  sacra, possivelmente oriundos de um determinado
            não por acaso, tinha relação muito próxima com nosso   catolicismo popular. Algumas posições e estruturas
            Silva. Ainda que de maneira muito singular, o tom de   compositivas são muito semelhantes, por exemplo,
            denúncia social aparece com certa frequência na obra   a pinturas de ex-votos. A própria arte sacra era tema
            do pintor em questão. Cenas de trabalho, cotidiano   também de nosso artista, e ele conta em depoimento
            e mesmo momentos de sofrimento e tragédia são   que só teria começado a pintar depois de perceber
            recorrentes em suas pinturas, em geral com grande   que as imagens que via nas igrejas “eram feitas por
            expressividade. A própria destruição da natureza pela   mãos de pessoas”.


                                                                                          Ovelhas na chuva, 1955









































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