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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
engajada ganhou muito terreno no campo das artes monocultura é criticada nesses trabalhos, antecipando
e da cultura, influenciada por certo expressionismo, o debate ambiental em algumas décadas. Como forma
e que teve em artistas como Portinari e Goeldi impor- de obter a expressividade e dramaticidade necessárias
tantes representantes. Grande defensor desse tipo de para suas composições, recorre a modelos da arte
estética era o crítico Lourival Gomes Machado, que, sacra, possivelmente oriundos de um determinado
não por acaso, tinha relação muito próxima com nosso catolicismo popular. Algumas posições e estruturas
Silva. Ainda que de maneira muito singular, o tom de compositivas são muito semelhantes, por exemplo,
denúncia social aparece com certa frequência na obra a pinturas de ex-votos. A própria arte sacra era tema
do pintor em questão. Cenas de trabalho, cotidiano também de nosso artista, e ele conta em depoimento
e mesmo momentos de sofrimento e tragédia são que só teria começado a pintar depois de perceber
recorrentes em suas pinturas, em geral com grande que as imagens que via nas igrejas “eram feitas por
expressividade. A própria destruição da natureza pela mãos de pessoas”.
Ovelhas na chuva, 1955
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