Page 47 - artebrasileiros-62
P. 47

Óleo sobre tela sem título, 1955














































     FOTOS: JOÃO LIBERATO/CORTESIA GALERIA ESTAÇÃO  nas pinturas do artista, como se representassem a   Paulo e no Rio de Janeiro, é criada a Bienal Interna-
                                                             cional de São Paulo e se desenvolve um crescente
            morte, que espreita a tudo e a todos. O artista nos
            narra, portanto, a transformação do campo brasileiro
                                                             mercado voltado para a arte moderna. Junto a essas
                                                             transformações, desenvolvem-se no país as tendências
            e a desagregação de um tipo de cultura nele existente.
               A contribuição de Silva, contudo, não se restringe
                                                             de arte abstrata, que terminam por entrar em rota de
            a um retrato social. Na história da arte brasileira, sua
                                                             colisão com a arte figurativa até então vigente, de viés
                                                             expressionista e com temática voltada para o social.
            aparição e carreira se dão justamente em meio a um
                                                               Silva estabeleceu interessantes diálogos com esse
            momento de profunda transformação. “Descoberto”
                                                             debate estético vigente na arte brasileira desse período.
            pela crítica em 1946, presencia um momento em que o
                                                             Em um momento no qual o mundo vivia uma espécie
            sistema da arte brasileiro começa a se institucionalizar:
            surgem os primeiros museus de arte moderna em São
                                                             de “ressaca” do pós-guerra, a temática socialmente
                                                                                                         47
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52