Page 46 - artebrasileiros-62
P. 46
EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
ranchos, baseavam-se na agricultura de subsistência uma natureza selvagem ou intocada. Por mais que a
e caça/coleta. Com a expansão do latifúndio ao longo figura humana esteja por vezes ausente, sempre existe
dos séculos 19 e 20, os mesmos foram gradualmente algum indicativo de ação antrópica: estradas, planta-
perdendo seu modo de vida e sendo subjugados ao tra- ções, animais de criação etc. Em suas paisagens de
balho nessas grandes propriedades. Assim, sua cultura monoculturas (algodoais, milharais, pastagens) estão
foi progressivamente desaparecendo. Não apenas isso. representados sinais de devastação, como árvores
A paisagem, antes marcada pela presença de florestas, mortas, caídas ou tocos de madeira. A presença de
cerrados e agriculturas de pequena escala, foi cedendo boiadas passando, pessoas se locomovendo ou traba-
espaço para a monocultura e os rebanhos de gado. lhando indica que nada ali está parado: tudo se move
A obra de José Antônio da Silva mostra exatamen- e se transforma o tempo todo, inclusive a vegetação,
te essa mudança social e paisagística do interior do que foi recentemente alterada e teve sua configuração
estado. A começar que suas pinturas nunca retratam original destruída. Urubus são igualmente frequentes
Óleo sobre tela sem título, 1973
46