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LIVRO RAPHAEL GALVEZ



 ateliê no Palácio das Indústrias –   ele estava produzindo sua maquete          Numa manhã, ele [Rollo] de
 emprestado pelo arquiteto e   em tamanho natural para o   Em princípio esses episódios   tanga e com um chapéu
 empresário Ramos de Azevedo –,   monumento em homenagem aos   podem parecer um tanto   branco (...), saiu no quintal
 Nicola Rollo também trabalhava no   bandeirantes em seu ateliê no   rocambolescos, mas sem real   para dar início a essa tarefa [a
 mesmo Palácio, em ateliê   Palácio, estourou a Revolução de   importância, uma vez que o   produção da escultura em
 conseguido nas mesmas   1924. Tal fato o teria impedido de   monumento em homenagem    gesso], na qual comecei a
 condições . E mais: responsável   entrar no seu ateliê para umedecer   aos bandeirantes proposto por   ajudá-lo. Essa sua
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 pela decoração escultórica   cotidianamente o trabalho em   Rollo jamais teria sido executado.    indumentária foi percebida
 daquele edifício, Rollo então   argila, porque o Palácio havia sido   No entanto, se as afirmações    pelas domésticas e mesmo
 também já trabalhava na   transformado em quartel general.   de Galvez forem comprovadas,    pelas patroas das casas
 concepção da maquete do   Sem os cuidados necessários,    a não realização do projeto de   vizinhas, por serem os
 monumento que deveria   a maquete foi se destruindo.   Rollo deixa de ser explicada pelo   quintais apenas separados
 homenagear os bandeirantes, a ser   Quando, após o término da   incidente proporcionado pela   por buxos (...). E, como
 colocado nas encostas do jardim   Revolução, Rollo pôde, enfim,   Revolução, levantando outras   naquele tempo o pudor
 do Museu Paulista . Tais dados,   adentrar seu antigo ateliê, a   hipóteses sobre o ambiente   pelo nudismo era um fato
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 pouco divulgados, dão conta de   maquete estava perdida. Esta   escultórico de São Paulo    manifesto e como a tanga
 que a não aprovação por   versão difundida por Kunigk é   naquela época. Por que, passado    do Rollo era de uma fazenda
 Maquete do Monumento aos Bandeirantes  Washington Luís – então   contradita pelo arrazoado que   o conflito, o projeto do monumento   muito fina, que pronunciava
 governador do estado –, do projeto   Raphael Galvez produziu sobre    não foi levado adiante, uma vez    por demais o sexo masculino
 de um monumento sobre o mesmo   o mesmo caso. Voltamos, então,    que aquele de Brecheret havia sido   do mestre, isso provocou
 do jardim em frente ao Museu   sentido . Ao que tudo indica, sua   assunto, concebido por Brecheret,   à sua Autobiografia.   recusado? Por que a maquete    um tremendo comentário
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 Paulista – é mais um elemento    ação no campo da escultura em   não se deu – ou, pelo menos, não   Galvez relata que, durante a   foi enviada para um galpão    e um verdadeiro escândalo
 a marcar o interesse    São Paulo parece ter sido   se deu apenas – pelo fato de que a   Revolução, ele – que então era   do Ipiranga? . Por trás dessa   entre essas matronas e
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 da Autobiografia de Galvez.   eclipsada por aquela de Victor   colônia portuguesa já havia   assistente de Nicola Rollo no ateliê   querela, o que estaria em disputa   moças da vizinhança, que
 Com certeza, todos os   Brecheret, escultor que contou   mostrado interesse em doar a São   do Palácio –, esgueirando-se entre   dentro do âmbito da cultura    por muito tempo não
 (prováveis) leitores dessas   com o apoio do grupo de   Paulo um monumento em   os obstáculos que tomavam conta   e da arte de São Paulo?  apareceram no quintal12.
 Conversa de Bar(r) estão cientes   intelectuais modernistas   homenagem aos bandeirantes,   de São Paulo, então sitiada, ia
 do quanto me interessam os   paulistanos.  concebido pelo escultor português   todos os dias ao ateliê para   Rollo foi uma figura fundamental   Galvez relata outras “proezas”
 aspectos que envolveram o debate   Um dado pouco mencionado   Teixeira Lopes , mas porque já   umedecer a maquete, mesmo   na vida de Raphael Galvez,    de Rollo, sempre ligadas ao seu
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 sobre a identidade paulistana que,   na bibliografia sobre a arte em São   havia, então, outro projeto em   arriscando-se a sofrer alguma   mas em suas memórias o mestre   interesse pelo nudismo e pelo
 num primeiro momento, culminaria   Paulo, durante o início dos anos   produção: aquele de Rollo.  represália por parte dos revoltosos.   assume certo protagonismo    atletismo. No entanto, um dos
 com a construção do Monumento   1920, é o fato de que, quando os   Maria Cecilia M. Kunigk, em   Terminado o conflito, e tendo Rollo   não propriamente – ou não,    aspectos mais interessantes
 às Bandeiras, de autoria do escultor   modernistas “descobrem”   sua dissertação sobre o artista,   encontrado a maquete intacta,   apenas – pela influência que   do pensamento do escultor, algo
 ítalo-brasileiro Victor Brecheret, em   Brecheret trabalhando em seu   afirma que, segundo Rollo, quando   sem nenhum dano, acreditou que   exerceu na formação do escultor/  que extrapolava, inclusive, os
 meados dos anos 1930.     aquele fenômeno na verdade era   pintor, mas igualmente por seu   limites de sua produção artística –
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 Assim, antes de comentar algumas   um grande milagre, o que foi, de   comportamento excêntrico,    os seus estudos sobre o “moto-
 peculiaridades dos hábitos de   pronto, contestado por Galvez.   o que parece ter marcado o   contínuo” – não parece ter
 Nicola Rollo reveladas por Galvez,   Segundo o relato, se não fosse   ex-aluno e assistente, na medida   conquistado o interesse
 proponho uma pequena digressão   pela bravura e o senso de   em que Galvez, mais de uma vez,   do antigo aluno .
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 para trazer para o debate sobre o   responsabilidade do então   voltará a lembrar fatos que   Sobre o assunto, Galvez apenas
 Monumento às Bandeiras, as   assistente, Rollo teria perdido    comprovam tal excentricidade.  menciona um episódio ocorrido
 informações presentes em   o trabalho.        Rollo, além de professor      na Escola de Belas Artes de São
 Autobiografia.  Porém, mesmo tendo sido     exigente, possuía hábitos que   Paulo, onde Rollo mantinha uma
            preservado com dificuldade, a    deixavam o pudico Galvez um     sala para levar adiante suas
 Na arte produzida em São Paulo   maquete, segundo ainda Galvez,   tanto constrangido, como no   pesquisas. Certo dia, conta
 nas primeiras décadas do século   não teria tido um final feliz. Pouco   período em que o assessorou    Galvez, um dos estudantes teria
 20, Nicola Rollo é um dos   tempo depois, ela foi retirada do   na produção de uma escultura em   colocado uma placa na porta
 profissionais cuja vida e obra ainda   FOTOS: REPRODUÇÃO  Palácio e levada para um galpão no   gesso, colocada no quintal da   da sala onde Rollo pesquisava,
 aguardam mais estudos, apesar   bairro do Ipiranga, de onde teria   residência do mestre, na Alameda   onde se lia: La stanzzeta del moto
 dos passos já dados nesse   Palácio da Indústrias e Parque  desaparecido .  Joaquim Eugênio de Lima:  continuo . Galvez parece apenas
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