Page 70 - ARTE!Brasileiros #61
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LIVRO RAPHAEL GALVEZ



                                                                            de seu contato mais próximo com                      interessada em trazer, para o   ao propor aos jovens            livro, ao retirar alguns trechos
                                                                            o artista francês.                                   campo da arte moderna, uma      estudantes uma outra maneira    dos originais de Galvez,
                                                                               A partir do relato de Galvez fica                 brasilidade “primitiva”, estática e   de pensar e reagir à arte de seu   impossibilitou o leitor de entrar
                                                                            esclarecido que a pintura de Tarsila,                em muitos casos onírica, Tarsila,   tempo, ela se mostrava totalmente   em contato com as considerações
                                                                            com aquele tratamento “anônimo”,                     nas palavras de Galvez,         conectada com os anseios        que ele teria produzido sobre
                                                                            pelo seu interesse pela                              demonstra-se comprometida com   da Semana de Arte Moderna       a Semana e seus participantes .
                                                                                                                                                                                                                           17
                                                                            invisibilidade dos toques de pincel                  uma recepção estética atrelada à   de 1922, embora dela não     Finalizo mais uma vez
                                                                            etc., atestava seu compromisso                       velocidade da vida moderna. Sem   tivesse participado.          parabenizando a todos os
                                                                            com uma visualidade                                  dúvida, uma análise mais                                        envolvidos pelo lançamento tão
                                                                            comprometida com a velocidade                        aprofundada de tal paradoxo pode   Por todas as questões aqui   importante e esperando que,
                                                                            como indutora de uma nova                            trazer outro grau de compreensão   levantadas é que Raphael Galvez:   numa segunda edição dessa
                                                                            sensibilidade, o que definia para                    sobre a obra da artista.        Autobiografia se posiciona, como   Autobiografia, tenhamos o prazer
                                                                            ela e para seu mentor Léger,                           Tarsila, uma das principais   um dos principais livros sobre arte   de entrar em contado com todo
                                                                            a própria noção de moderno .                         pintoras latino-americanas,     no Brasil lançado neste ano em   o texto de Galvez, para melhor
                                                                                                    16
                                                                               O leitor não terá dificuldade em                  surge no texto memorialístico    que se comemora o centenário da   entender a recepção que um
                                                                            perceber o quanto aquela                             de Raphael Galvez como um       Semana de Arte Moderna de 1922.   evento tão importante quanto a
                                                                            lembrança de Galvez poderá trazer                    vento forte a abalar as estruturas   E é justamente por esse fato tão   Semana de Arte Moderna de 1922
                                                                            de novas considerações sobre                         da arte paulistana da época.    notável que não poderia finalizar   teve para um artista tão próximo –
                                                                            Tarsila e sua obra. Vista pela                       Pode não ter alcançado          esses comentários sem lamentar   e ao mesmo tempo, tão distante –
            Tarsila do Amaral, Cartão-Postal, 1929
                                                                            historiografia como uma pintora                      o sucesso desejável, mas,       o fato de que a organização do   de seus protagonistas.

            ter citado o episódio para      Brasil – a fala da pintora sobre
            sutilmente sublinhar sua influência   como seu trabalho deveria ser                                                  [1]     Segundo alguns colegas do Comitê   gritam-sao-paulo-nos-90-anos-  loba capitolina e a anta. São Paulo:   [12]     2020. (Ver nota 5).
                                                                                                                                                                                   ARS, v. 20, n. 45, 2022. Especial
                                                                                                                                  Brasileiro de História da Arte, são
                                                                                                                                                          do-plano-de-avenidas-de-

            sobre o mestre. E isso porque,   vivenciado pelo público. E, como                                                     conhecidos apenas mais dois ou   prestes-maia) e O Monumento às   Modernidade Brasileira.   [13]       GALVEZ, Raphael. Op. cit. p. 125.
                                                                                                                                                                                                           Sobre essas pesquisas de Nicola
            segundo o autor, o estudante    corolário, temos também a forma                                                       três artistas locais que publicaram   Bandeiras, de Victor Brecheret: o   [9]       Sobre as polêmicas que   Rollo, consultar: KUNIGK, Maria
                                                                                                                                                          passado presente (artebrasileiros.
                                                                                                                                  suas  autobiografias.  Aqui  está
            que fez a placa só não foi      como Galvez, então um artista em                                                      um trabalho de levantamento   com.br/opiniao/conversa-de-barr/  envolveram a concepção da     Cecilia. Op. cit.
                                                                                                                                                                                   primeira maquete do Monumento
            expulso porque ele, Galvez,     formação, recebeu aquela                                                                importante a ser feito.  monumento-as-bandeiras-de-  às Bandeiras, de Victor Brecheret,   [14]     Em tradução livre: “quartinho do
                                                                                                                                                                                                           moto-contínuo”.
                                                                                                                                                          brecheret-o-passado-presente).
            teria conseguido aplacar        orientação sobre como apreciar                                                       [2]     GALVEZ, Raphael. Raphael Galvez:   [6]       Sobre Nicola Rollo, consultar:   consultar, entre outros: BATISTA,   [15]       A saber, Carlos Gonçalves,
                                                                                                                                  autobiografia. São Paulo: Editora
                                                                                                                                                                                   Marta R. Bandeiras de Brecheret.
            a ira de Rollo, que decidiu     uma obra de arte moderna. É                                                           WMF Martins Fontes, 2022.  KUNIGK, Maria Cecília Martins.   História de um Monumento (1920-  Ado Malagoli e Adriano Danti.
            não punir o aluno.              interessante refletir sobre a atitude                                                [3]       “O Modernismo de Raphael Galvez   Nicola Rollo (1889-1970).  Um   1953). São Paulo: Departamento   [16]       GALVEZ, Raphael. Op. cit. p. 162.
                                                                                                                                                          escultor na modernidade
                                                                                                                                                                                   do Patrimônio Histórico de São
                                                                                                                                  no lado de dentro da vida”, de José
                                            de Galvez naquela ocasião; imerso                                                     de Souza Martins. IN GALVEZ,   brasileira. São Paulo: Dissertação   Paulo, 1985. (em tempo: o livro   Sobre a “presença” de Léger na
                                                                                                                                                                                                           obra de Tarsila, consultar: Tadeu
            Se o que Raphael Galvez escreveu   que estava em um tipo de ensino                                                      Raphael, op. cit. p. 14.  de Mestrado. Depto. de A.   não faz referência ao projeto de   Chiarelli, A caipirinha e o francês:
                                                                                                                                                          Plásticas. ECA. Universidade de
                                                                                                                                                                                   Nicola Rollo).
            sobre esse ainda virtualmente   de arte tradicional, o jovem se                                                      [4]       IDEM, p.19.    São Paulo, 2001.       [10]       Em sua pesquisa sobre o   Tarsila do Amaral e a devoração
                                                                                                                                                                                                           da modernidade via Léger.
                                                                                                                                 [5]
            desconhecido Rollo traz mais uma   esforça para entender e respeitar                                                  Desde 2019 publiquei na coluna   [7]       Raphael Galvez contextualiza a   Monumento às Bandeiras, de   Conversa de Bar(r). 19.03.2020.
                                                                                                                                  Conversa de Bar(r) os seguintes
            justificativa para a leitura de suas   as proposições daquela artista tão                                             artigos sobre o Monumento às   prática de Ramos de Azevedo,   Victor  Brecheret, a  estudiosa   https://artebrasileiros.com.br/
                                                                                                                                                                                                           opiniao/conversa-de-barr/a-
                                                                                                                                                          ao ceder salas para ateliês nos
                                                                                                                                                                                   Eliane Pinheiro encontrou, no
            memórias, não tenho dúvidas de   distante da realidade comezinha                                                      Bandeiras, de Victor Brecheret, e   edifícios  que  produzia:  “[...]   Arquivo da Pinacoteca de São   caipirinha-e-o-frances-tarsila-
                                                                                                                                  os debates sobre a necessidade
            que as considerações sobre seu   das aulas do Liceu.                                                                  de construção de monumentos   Além da nobre missão de dar   Paulo,  um  documento  datado   do-amaral-e-a-devoracao-da-
                                                                                                                                                                                                           modernidade-via-fernand-leger/
                                                                                                                                                          um ofício ou uma arte ao jovem
                                                                                                                                                                                   de 22 de abril de 1933, assinado
            contato com a muito estudada       Não transcrevei nenhuma linha                                                      que homenageassem paulistas   para que ele tenha um bom futuro   pelo então diretor da Repartição   [17]       Segundo José Armando P. da
                                                                                                                                  ilustres:
            Tarsila do Amaral também        sobre esse encontro entre os dois                                                          O doutor e os monumentos   assegurado, o Dr. Ramos sempre   de Águas e Esgotos de São Paulo.   Silva escreve: “Dois tópicos foram
                                                                                                                                                          teve também a nobreza de admirar
                                                                                                                                                                                   A carta, endereçada ao diretor
            reforçam a importância de sua   artistas, para não retirar do leitor                                                  (artebrasileiros.com.br/opiniao/  os artistas, tanto nacionais como   da Pinacoteca, sugere que “um   excluídos. Um sobre a Segunda
                                                                                                                                                                                                           Guerra, que se detém em detalhes
                                                                                                                                  o-doutor-e-os-monumentos), O
            Autobiografia ser lida e apreciada.    o desejo de querer acessar                                                     pantheon dos imortais de São   estrangeiros, amparando-os no   modelo de gesso, vendido ao   pouco relevantes. Outro sobre
                                                                                                                                                                                   Estado pelo escultor Rollo”,
                                                                                                                                                          seu recinto de trabalho, isto é,
               Galvez relata seu encontro com   diretamente o texto, tão                                                          Paulo: delírio tropical no Pátio do   nas suas obras em andamento,   guardada  na  Repartição, na   a Semana de Arte Moderna,
                                                                                                                                                                                                           mais opinativo e seguramente
                                                                                                                                  Colégio (artebrasileiros.com.br/
            Tarsila durante a primeira individual   significativo. Só não me contenho                                             arte/o-pantheon-dos-imortais-  dando a esses artistas um local   esquina da Avenida D. Pedro I   resultado de um momento
                                                                                                                                                          para instalar os seus ateliês de
                                                                                                                                                                                   com a Avenida do Estado, fosse
            da artista em São Paulo, à rua   em atentar para o fato de que,                                                       de-sao-paulo-delirio-tropical-no-  trabalho. O local mais próprio para   transferida para a Pinacoteca, que   idiossincrático, que contraria
                                                                                                                                                                                                           os vínculos, manifestados em
                                                                                                                                  patio-do-colegio), Bandeirantes
            Barão de Itapetinga, em 1929.   na troca de ideias entre a pintora                                    FOTOS: COLEÇÃO PARTICULAR, RIO DE JANEIRO  em movimento: entre disputas   esse fim foi a obra do Palácio das   teria melhores condições para   outro capítulo, com artistas
            Jovem estudante do Liceu, Galvez   e aqueles então jovens artistas,                                                   e conciliação (artebrasileiros.  Indústrias, por ser muito ampla   mantê-la. Não foi encontrada   participantes da Semana: Anita
                                                                                                                                                          e mais acessível à instalação de
                                                                                                                                                                                   resposta a essa carta.
                                                                                                                                                                                                           Malfatti, Brecheret, Di Cavalcanti
                                                                                                                                  com.br/opiniao/bandeirantes-
            e mais três colegas  foram visitar a   evidencia-se o quanto Tarsila ainda                                            em-movimento-entre-disputas-  ateliês”. IN GALVEZ, R. op. cit.   [11]       Para mais dados sobre o assunto   e Tarsila. Outros poucos cortes
                            15
            mostra que marcaria a história da   estava ligada à estética                                                          e-conciliacao), Onde os grafites   [8]       p. 168.  consultar a coluna Conversa   incidiram sobre digressões
                                                                                                                                                                                   de Bar(r)  Bandeirantes em
                                                                                                                                                          Sobre o assunto ler. CHIARELLI,
                                                                                                                                                                                                           e repetições dispensáveis à
                                                                                                                                  gritam: São Paulo nos 90 anos do
            arte no país. O que ele narra traz –   de Fernand Léger, apesar de                                                    Plano de Avenidas (artebrasileiros.  Tadeu. Menotti Del Picchia e o   movimento: entre disputas e   narração”. GALVEZ, Raphael.
            a meu ver, pela primeira vez no   já ter se passado alguns anos    Tarsila do Amaral, nos anos 1920                   com.br/opiniao/onde-os-grafites-  Monumento às Bandeiras: entre a   conciliações, de  09 de junho de   Op. cit. p. 8.
            70                                                                                                                                                                                                               71
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