Page 66 - ARTE!Brasileiros #61
P. 66

LIVRO RAPHAEL GALVEZ



                                                                            evidente a importância do                            traça o perfil do artista, sublinhando   Este é mais um motivo para a   universo de exposições e salões de
                                                                            lançamento do texto de Galvez.                       uma de suas peculiaridades: de   leitura de Autobiografia. Por meio   arte. Denomina as ruas, avenidas e
            PETIT MAÎTRE                                                    Mas ela não para por aqui.                           origem humilde, imigrante, Galvez   dela, é interessante poder pensar   os parques por onde passou, por
                                                                                                                                                                                                 onde ele e seus amigos moraram,
                                                                               Como todas as outras obras do
                                                                                                                                                                 como sua experiência se
                                                                                                                                 era um trabalhador e, em sua
                                                                            gênero, esta autobiografia projeta
                                                                            um personagem idealizado (o                          produção, arte e artesania se uniam,   desenvolve fora dos grandes   trabalharam, circularam e se
                                                                                                                                 não havendo desconexão entre
                                                                                                                                                                                                 perderam e se encontraram.
                                                                                                                                                                 teatros e cafés e dos salões da
            Alguns motivos para ler a recém-lançada                         próprio autor), configurando-se,                     o artista e o artesão que nele   “aristô” paulistana. Esta         Galvez também se preocupou
            autobiografia do escultor e pintor Raphael Galvez               assim, como uma espécie de                           conviviam. Segundo as palavras    peculiaridade traz ao leitor uma   em redigir pequenas crônicas sobre
                                                                            exercício de autoficção. Acima das                   de Martins:                     São Paulo talvez menos          algumas personalidades. Em sua
            por taDeu Chiarelli                                             cenas rememoradas e descritas                                                        glamourizada, é verdade, mas,   maioria, esses pequenos relatos
                                                                            pelo artista paira a imagem de um                        Galvez é o ser de uma classe   certamente, muito mais humana.  trazem dados importantes, e talvez
                                                                            indivíduo incorruptível, ingênuo,                        social em que as pessoas não   Como também sugere Martins,   esta resenha se alongasse demais
                                                                            puro. Alguém que apenas, sem                             têm biografia senão pelas   a cidade é outra personagem do   se fosse focar em todos os assuntos
                                                                            desejar, fornece algumas pistas de                       mediações, o que é diferente   texto, é a circunstância do artista,   ali tocados. Assim, dedico-me à
                                                                            que sua vida não foi tão linear                          do que acontece nas classes   o espaço real e afetivo em que ele,   reflexão sobre dois relatos
                                                                            e destituída de erros ou                                 sociais egoístas, em que as   seus amigos, conhecidos e     esboçados por Galvez, o que,
                                                                            arrependimentos.                                         pessoas são autoras de si   parentes se moveram. Uma cidade   espero, possa despertar ainda mais
                                                                               Uma dessas pistas se torna                            mesmas. Essa característica   entre o passado de província do   o interesse dos leitores. Optei por
                                                                            visível quando Galvez, já nos                            de sua história pessoal tem   qual queria se libertar, e seu devir   comentar o que o artista escreveu
                                                                            últimos parágrafos, escreve:                             muito a ver com sua obra,   de metrópole; São Paulo como    sobre o escultor Nicola Rollo e
                                                                                                                                     expressão do vivencial      limite infinito de Galvez.      sobre a pintora Tarsila do Amaral.
                                                                                 Espero realmente que haja                           e da alteridade. 3
                                                                                 reencarnação para podermos                                                      Durante todo o texto, o escultor/  Nicola Rollo, apesar de ter sido
                                                                                 tirar as diferenças das coisas                  Mais adiante, em seu esforço em sin- pintor escreve sobre alguns dos   uma das principais figuras na vida
                                                                                 que não foram realizadas                        gularizar o escultor/pintor no contexto   principais estabelecimentos de   de Galvez (ou justamente por esse
                                                                                 nesta primeira vida.                            da arte de São Paulo, o Professor  ensino de arte na cidade, sobre o   motivo) não recebeu uma crônica
           Retrato de Raphael Galvez, no ateliê da Rua Lopes de Oliveira, na década de 1980  E, se isso for verdade,             demonstra as diferenças entre os   ambiente das marmorarias que   específica no capítulo
                                                                                 gastarei a nova vida com                        horizontes dos modernistas de 1922  vicejavam ao redor dos principais   Personalidades e amigos, que
                                                                                 muito mais controle e com                       e aquele de Galvez:             cemitérios de São Paulo, sobre os   congrega todos os perfis traçados
            neste ano em que se Comemora    arrolamento que excetuasse           mais realizações, pois o que                                                    ateliês coletivos de então (o Grupo   por ele. A presença do escultor,
            o centenário da Semana de Arte   apontamentos para futuros           ficam são as obras... 2                             Outras diferenças dão       Santa Helena), assim como sobre o   no entanto, perpassa grande parte
            Moderna de 1922, com a exceção   escritos (nunca concretizados),                                                         sentido a esta autobiografia.                               do texto, porque Rollo serviu como
            de dois ou três títulos a ela   não iria muito além dos nomes de   A idealização do eu do artista –                      A sociedade paulista tinha                                  uma referência para Galvez, não
            referentes, um dos principais   Antônio Parreiras, Carlos Oswald,   “desvio inevitável” em todas as                      para os modernistas o                                       limitada à sua primeira formação.
            lançamentos bibliográficos no   Emiliano Di Cavalcanti e José   autobiografias –, não lhe retira,                        tamanho do mundo:                                              Os vários momentos em que
            âmbito da história da arte em São   Antônio da Silva . Apenas por esta   porém, um componente                            começava numa fazenda do                                    Galvez citou Rollo também valem a
                                                         1
            Paulo foi Raphael Galvez:       excepcionalidade já me parece   fundamental: dentro dos limites                          interior de São Paulo e                                     leitura de suas memórias porque
            autobiografia. Com organização                                  que esse gênero de escrita impõe                         terminava em Paris, na                                      trazem uma quantidade
            do estudioso José Armando                                       (refiro-me a todos os recalques e à                      Rússia, na Inglaterra. Já a                                 considerável de dados sobre o
            Pereira da Silva e projeto editorial                            autocensura), Galvez não deixa                           sociedade de Galvez, e dos                                  artista nascido na Itália, com
            do empresário e colecionador                                    de ser – ou de procurar ser – um                         artistas do Grupo Santa                                     presença significativa no ambiente
            Orandi Momesso, o livro                                         intérprete meticuloso de sua vida,                       Helena, era paulistana,                                     de São Paulo,
            reapresenta o ambiente artístico                                de sua carreira, de seus amigos                          começava na Barra Funda e ia                                mas ainda praticamente
            de São Paulo de início e meados                                 e conhecidos e, igualmente,           FOTOS: AUTOR DESCONHECIDO| DIVULGAÇÃO | HUGO ZANELLA  até o Canindé, a Freguesia do   desconhecido do público.
            do século passado a partir de um                                de sua cidade.  São Paulo é uma                          Ó, Santana, a Várzea do Tietê,                                 As informações a respeito
            ponto de vista peculiar: o texto de                             das principais personagens                               o bairro do Limão,                                          de um importante projeto
            Galvez – um petit maître da                                     do livro de Galvez.                                      a Casa Verde, o Pari e,                                     escultórico de Nicola Rollo –
            escultura e da pintura.                                                                                                  bem mais longe, Santo                                       a maquete de um monumento em
              Autobiografias de artistas                                    No texto que introduz a publicação,                      Amaro, no outro extremo     Retrato de Nicola Rollo em sua   homenagem aos bandeirantes,
            brasileiros são artigos raros. Um                               o Professor José de Souza Martins                        da cidade . 4               juventude, na década de 1920    a ser colocado nas encostas

            66                                                                                                                                                                                                               67
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71