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LIVRO RAPHAEL GALVEZ
ateliê no Palácio das Indústrias – ele estava produzindo sua maquete Numa manhã, ele [Rollo] de
emprestado pelo arquiteto e em tamanho natural para o Em princípio esses episódios tanga e com um chapéu
empresário Ramos de Azevedo –, monumento em homenagem aos podem parecer um tanto branco (...), saiu no quintal
Nicola Rollo também trabalhava no bandeirantes em seu ateliê no rocambolescos, mas sem real para dar início a essa tarefa [a
mesmo Palácio, em ateliê Palácio, estourou a Revolução de importância, uma vez que o produção da escultura em
conseguido nas mesmas 1924. Tal fato o teria impedido de monumento em homenagem gesso], na qual comecei a
condições . E mais: responsável entrar no seu ateliê para umedecer aos bandeirantes proposto por ajudá-lo. Essa sua
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pela decoração escultórica cotidianamente o trabalho em Rollo jamais teria sido executado. indumentária foi percebida
daquele edifício, Rollo então argila, porque o Palácio havia sido No entanto, se as afirmações pelas domésticas e mesmo
também já trabalhava na transformado em quartel general. de Galvez forem comprovadas, pelas patroas das casas
concepção da maquete do Sem os cuidados necessários, a não realização do projeto de vizinhas, por serem os
monumento que deveria a maquete foi se destruindo. Rollo deixa de ser explicada pelo quintais apenas separados
homenagear os bandeirantes, a ser Quando, após o término da incidente proporcionado pela por buxos (...). E, como
colocado nas encostas do jardim Revolução, Rollo pôde, enfim, Revolução, levantando outras naquele tempo o pudor
do Museu Paulista . Tais dados, adentrar seu antigo ateliê, a hipóteses sobre o ambiente pelo nudismo era um fato
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pouco divulgados, dão conta de maquete estava perdida. Esta escultórico de São Paulo manifesto e como a tanga
que a não aprovação por versão difundida por Kunigk é naquela época. Por que, passado do Rollo era de uma fazenda
Maquete do Monumento aos Bandeirantes Washington Luís – então contradita pelo arrazoado que o conflito, o projeto do monumento muito fina, que pronunciava
governador do estado –, do projeto Raphael Galvez produziu sobre não foi levado adiante, uma vez por demais o sexo masculino
de um monumento sobre o mesmo o mesmo caso. Voltamos, então, que aquele de Brecheret havia sido do mestre, isso provocou
do jardim em frente ao Museu sentido . Ao que tudo indica, sua assunto, concebido por Brecheret, à sua Autobiografia. recusado? Por que a maquete um tremendo comentário
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Paulista – é mais um elemento ação no campo da escultura em não se deu – ou, pelo menos, não Galvez relata que, durante a foi enviada para um galpão e um verdadeiro escândalo
a marcar o interesse São Paulo parece ter sido se deu apenas – pelo fato de que a Revolução, ele – que então era do Ipiranga? . Por trás dessa entre essas matronas e
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da Autobiografia de Galvez. eclipsada por aquela de Victor colônia portuguesa já havia assistente de Nicola Rollo no ateliê querela, o que estaria em disputa moças da vizinhança, que
Com certeza, todos os Brecheret, escultor que contou mostrado interesse em doar a São do Palácio –, esgueirando-se entre dentro do âmbito da cultura por muito tempo não
(prováveis) leitores dessas com o apoio do grupo de Paulo um monumento em os obstáculos que tomavam conta e da arte de São Paulo? apareceram no quintal12.
Conversa de Bar(r) estão cientes intelectuais modernistas homenagem aos bandeirantes, de São Paulo, então sitiada, ia
do quanto me interessam os paulistanos. concebido pelo escultor português todos os dias ao ateliê para Rollo foi uma figura fundamental Galvez relata outras “proezas”
aspectos que envolveram o debate Um dado pouco mencionado Teixeira Lopes , mas porque já umedecer a maquete, mesmo na vida de Raphael Galvez, de Rollo, sempre ligadas ao seu
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sobre a identidade paulistana que, na bibliografia sobre a arte em São havia, então, outro projeto em arriscando-se a sofrer alguma mas em suas memórias o mestre interesse pelo nudismo e pelo
num primeiro momento, culminaria Paulo, durante o início dos anos produção: aquele de Rollo. represália por parte dos revoltosos. assume certo protagonismo atletismo. No entanto, um dos
com a construção do Monumento 1920, é o fato de que, quando os Maria Cecilia M. Kunigk, em Terminado o conflito, e tendo Rollo não propriamente – ou não, aspectos mais interessantes
às Bandeiras, de autoria do escultor modernistas “descobrem” sua dissertação sobre o artista, encontrado a maquete intacta, apenas – pela influência que do pensamento do escultor, algo
ítalo-brasileiro Victor Brecheret, em Brecheret trabalhando em seu afirma que, segundo Rollo, quando sem nenhum dano, acreditou que exerceu na formação do escultor/ que extrapolava, inclusive, os
meados dos anos 1930. aquele fenômeno na verdade era pintor, mas igualmente por seu limites de sua produção artística –
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Assim, antes de comentar algumas um grande milagre, o que foi, de comportamento excêntrico, os seus estudos sobre o “moto-
peculiaridades dos hábitos de pronto, contestado por Galvez. o que parece ter marcado o contínuo” – não parece ter
Nicola Rollo reveladas por Galvez, Segundo o relato, se não fosse ex-aluno e assistente, na medida conquistado o interesse
proponho uma pequena digressão pela bravura e o senso de em que Galvez, mais de uma vez, do antigo aluno .
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para trazer para o debate sobre o responsabilidade do então voltará a lembrar fatos que Sobre o assunto, Galvez apenas
Monumento às Bandeiras, as assistente, Rollo teria perdido comprovam tal excentricidade. menciona um episódio ocorrido
informações presentes em o trabalho. Rollo, além de professor na Escola de Belas Artes de São
Autobiografia. Porém, mesmo tendo sido exigente, possuía hábitos que Paulo, onde Rollo mantinha uma
preservado com dificuldade, a deixavam o pudico Galvez um sala para levar adiante suas
Na arte produzida em São Paulo maquete, segundo ainda Galvez, tanto constrangido, como no pesquisas. Certo dia, conta
nas primeiras décadas do século não teria tido um final feliz. Pouco período em que o assessorou Galvez, um dos estudantes teria
20, Nicola Rollo é um dos tempo depois, ela foi retirada do na produção de uma escultura em colocado uma placa na porta
profissionais cuja vida e obra ainda FOTOS: REPRODUÇÃO Palácio e levada para um galpão no gesso, colocada no quintal da da sala onde Rollo pesquisava,
aguardam mais estudos, apesar bairro do Ipiranga, de onde teria residência do mestre, na Alameda onde se lia: La stanzzeta del moto
dos passos já dados nesse Palácio da Indústrias e Parque desaparecido . Joaquim Eugênio de Lima: continuo . Galvez parece apenas
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