Page 84 - ARTE!Brasileiros #56
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ARTISTA NO MARTINS
Sem título, 2021, da série Encontros
políticos, tinta acrílica e folha
de ouro sobre tela, 280 x 200 cm
artista e professora Rosana Paulino
faz dele. Artista de quem, a propó-
sito, Martins também foi aluno. O
imodesto galpão que o artista ocupa
com exclusividade está localizado
no tradicional bairro paulistano, de
acordo com escala de algumas das
suas pinturas que mesmo varian-
do no tamanho aspiram, por vezes,
ao monumental. Esta opção pela
escala gigante está plenamente
justificada na ambição política que
as obras, velada ou explicitamente,
expressam.
Já que nunca como agora o Esta-
do brasileiro é omisso na proposição
e execução de políticas de promoção,
aquisição e manutenção de acer-
vos de obras de arte, notadamente
daqueles de extração afro-brasileira
e indígena, e que o mecenato entre
nós é quase uma extravagância, é
justo imaginar que, salvo exceções,
o destino de obras com essas carac-
terísticas são coleções privadas que
pouco fazem (porque também não
são estimuladas a isso) para promo-
ver a exibição pública delas - para
prejuízo principalmente daqueles
que foram o motivo e o assunto da
sua execução. Afinal, qual é, entre
nós, o destino social de pinturas que
chegam a medir dois, três, quatro metros lineares ou desejado para esse grupo social. Nessas obras ele
mais? Pode parecer contraditório que artistas engajados projeta utopias que o próprio Martins vem tornando em
como No Martins se lancem nesse tipo de empreitada, realidade. Nessas recentes pinturas os personagens
mas dominando os meios expressivos que elegeu para são retratados através de composições solidamente
a construção de suas narrativas, Martins entende a organizadas e cristalinas, composições que privile-
dimensão social e possivelmente histórica que seu tra- giam os personagens constituídos a partir de desenho
balho pode adquirir. Nisso há um paralelo com o projeto virtuoso e estabelecidos em arquiteturas de campos
do precocemente morto Sidney Amaral (1973-2017), com de cores brilhantes, mas nunca opressivas ou feéricas.
quem ele chegou a corresponder-se. Esses personagens virtuosamente construídos
Na série designada Encontros políticos o artista são dispostos em situações onde relações pautadas
apresenta-nos retratos de mulheres e homens negros pelo afeto acontecem em ambientes nada disfuncio-
que esboçam não apenas uma ficção sobre o futuro nais, ambientes que não exprimem carência material e
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