Page 84 - ARTE!Brasileiros #56
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ARTISTA NO MARTINS



                Sem título, 2021, da série Encontros
                políticos, tinta acrílica e folha
                de ouro sobre tela, 280 x 200 cm






            artista e professora Rosana Paulino
            faz dele. Artista de quem, a propó-
            sito, Martins também foi aluno. O
            imodesto galpão que o artista ocupa
            com exclusividade está localizado
            no tradicional bairro paulistano, de
            acordo com escala de algumas das
            suas pinturas que mesmo varian-
            do no tamanho aspiram, por vezes,
            ao monumental. Esta opção pela
            escala gigante está plenamente
            justificada na ambição política que
            as obras, velada ou explicitamente,
            expressam.
              Já que nunca como agora o Esta-
            do brasileiro é omisso na proposição
            e execução de políticas de promoção,
            aquisição e manutenção de acer-
            vos de obras de arte, notadamente
            daqueles de extração afro-brasileira
            e indígena, e que o mecenato entre
            nós é quase uma extravagância, é
            justo imaginar que, salvo exceções,
            o destino de obras com essas carac-
            terísticas são coleções privadas que
            pouco fazem (porque também não
            são estimuladas a isso) para promo-
            ver a exibição pública delas - para
            prejuízo principalmente daqueles
            que foram o motivo e o assunto da
            sua execução. Afinal, qual é, entre
            nós, o destino social de pinturas que
            chegam a medir dois, três, quatro metros lineares ou   desejado para esse grupo social. Nessas obras ele
            mais? Pode parecer contraditório que artistas engajados   projeta utopias que o próprio Martins vem tornando em
            como No Martins se lancem nesse tipo de empreitada,  realidade. Nessas recentes pinturas os personagens
            mas dominando os meios expressivos que elegeu para   são retratados através de composições solidamente
            a construção de suas narrativas, Martins entende a   organizadas e cristalinas, composições que privile-
            dimensão social e possivelmente histórica que seu tra- giam os personagens constituídos a partir de desenho
            balho pode adquirir. Nisso há um paralelo com o projeto   virtuoso e estabelecidos em arquiteturas de campos
            do precocemente morto Sidney Amaral (1973-2017), com   de cores brilhantes, mas nunca opressivas ou feéricas.
            quem ele chegou a corresponder-se.                 Esses personagens virtuosamente construídos
               Na série designada Encontros políticos o artista   são dispostos em situações onde relações pautadas
            apresenta-nos retratos de mulheres e homens negros   pelo afeto acontecem em ambientes nada disfuncio-
            que esboçam não apenas uma ficção sobre o futuro   nais, ambientes que não exprimem carência material e

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