Page 81 - ARTE!Brasileiros #56
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Eau de Colonies [en construction], 2021, projeto comissionado pelo programa de residência artística do
festival Internationale Photoszene Köln; acima, plataforma de frascos vista de cima; à esq. detalhe da obra
entender a fotografia assim que me interessei pelo de discutir a realidade, era até muito cruel. Afinal,
grande leque da fotografia, que de certa forma fica ela tinha essa agenda de comprometimento com a
invisível. Ou que nunca foi muito explorado, ou não denúncia. Eu tenho muito respeito pelos fotógrafos
era aquilo que era o artístico. Descobri que era mais que por muito tempo fizeram esse trabalho, dentro
legal, muito mais interessante para mim trabalhar das condições mais difíceis do mundo. Quantos
com tudo aquilo que não era feito com uma pro- fotógrafos fizeram imagens sutis para falar de coisas
posta estética por trás. E aí eu tive que aprender: tão pouco sutis? É isso, acho que havia uma inércia
fotografia científica, fotografia vernacular, o micro grande para aceitar que a fotografia podia ter uma
e macro, quer dizer, os usos científicos que você faz agenda maior do que a que era aceita naquela época.
da imagem, desde a imagem no microscópio até E eu sempre tive isso quase como uma espécie de
aquela captada via telescópio... Tudo isso para mim bandeira, entendeu? Acho que é por isso que eu
era mais interessante, mais saboroso, mais insti- sempre digo que sou fotógrafa. Sempre fui. Só não
gante para discutir a fotografia do que os ensaios preciso fazer foto.
que se faziam, a fotografia de caráter modernista,
fotografia como arte. Sempre achei aquilo chato. Isso ainda se aplica hoje?
De fato acho que pouca gente usava, na época, o Acho que hoje nem cabe mais, porque todo mundo
próprio meio para discutir isso. Se falava sobre faz imagem digital. Nem faz muito sentido. É que
isso na academia, os textos estavam ali para você havia um nicho, por conta de uma especificidade
ler. Mas no Brasil você tinha muito pouca gente técnica. E você tinha que dominar aquela técnica
questionando ou fazendo algum trabalho onde para poder trabalhar com ela. Para não fotografar
isso fosse visto de fato. Isso demorou para chegar eu aprendi a fotografar. Sempre fui preguiçosa na
aqui porque a fotografia ficou por muito tempo hora de fazer fotos. Pra mim foto sempre foi meio
associada ao fotojornalismo. Querendo ou não, a xerox. Mas eu sei, aprendi. Eu queria trabalhar com
gente vinha de um período de repressão. Você pedir um meio e usar toda a potência possível que aquele
para a fotografia deixar de ser a janela do real ou meio me permitia.
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