Page 78 - ARTE!Brasileiros #56
P. 78

ENTREVISTA ROSÂNGELA RENNÓ











































            Obras da série Seres Notáveis do Mundo; à dir., Guidon, homem de Betanimen, 2018; à esq., Ova, Madagascar, 2018


          Como algo velado, latente? Parece que você está      dispositivos que eu já usei antes. Está na base de
          sempre querendo chegar no osso, mas esse osso        instalações como o Hipocampo, que deve ter uns
          está sempre um pouquinho mais longe.                 18 textos com letra fosforescente, tem uns textos
            Porque eu acho também que é isso também que faz    tatuados sobre pele e fotografados... Tem restos
            a grande potência da imagem fotográfica. É pelo    de atelier também. Há, por exemplo, dois textos
            assombramento que você pode ficar entre ficção e   que estavam no meu atelier porque ninguém
            realidade. Hoje se discute muito isso: o quanto de   quis. São textos horríveis, assuntos horríveis,
            informação, o quanto você pode projetar de ficcional   que agora voltam para a parede. O curioso é que
            numa suposta informação, numa informação objetiva.   esses patinhos feios, que ninguém quer ter na
            Não vamos nem dar espaço demais para falar sobre   sala, são ligados a racismo e colonialismo. Olha
            o óbvio, que é o uso político que pode se fazer disso.   a coincidência.
            Mas, esse território, essa coisa entre ficção e reali-
            dade, sempre existiu na fotografia. Só que às vezes   Estão na categoria dos nossos assombramentos?
            isso chama mais atenção. E parece que no território   Assombramentos que na verdade nunca deixaram
            do digital isso é mais fácil de perceber.          de sair do nosso imaginário. Só não estavam na
                                                               frente. É muito curioso. Alguma coisa eu mostrei,
          O Arquivo Universal, essa reunião de material sobre a   cinco anos atrás, que incomodou. E quero mostrar  FOTOS: CORTESIA DA ARTISTA E DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
          imagem que você iniciou nos anos 1990, segue vivo?   de novo, incomodar de novo. Nem que seja pra ver
          Como ele se fará presente na exposição?              se mudou alguma coisa ou não. No fundo, a gente
            A gente fica mais velho, fica mais seletivo. Tem   faz essas coisas ou insiste em mostrar certas coisas,
            que ser uma história muito boa para guardar. Eu    falar de novo, porque só pela repetição que a gente
            edito menos o material, mas guardo muita coisa.    em algum momento consegue mudar a percepção
            O Arquivo Universal é o arquivo de textos sobre    de alguma coisa. O ser humano só aprende se você
            imagem. Vai aparecer na exposição com vários dos   martelar várias vezes a mesma coisa.

            78
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83