Page 73 - ARTE!Brasileiros #56
P. 73
eventos históricos dos quais só ouvi falar muito brincadeira do Fort-da descrita por Freud em seu
depois de terem ocorrido, abandonarei por um relato sobre a sexualidade infantil), essa lacuna entre
momento o personagem do autobiografado. a simplicidade do gesto real e do tipo de memória
genérica do corpo que a obra despertou em mim
(...) é algo que nunca esqueci. É como se um corpo
Uma das proposições de que mais me lembro pré-humano tivesse sido resgatado de um banco
daquela tarde inaugural é Pedra e ar (1966). Ela arcaico de sensações armazenadas em algum lugar
colocou na minha mão um pequeno saco plástico da memória da minha espécie, como se o trabalho
transparente que acabara de explodir e selar com de Lygia estivesse se opondo à evolução de Darwin.
um elástico. Estava quente com seu hálito (o plástico Há o aspecto tátil: a pele da mão, redobrada pela
era muito fino). Ela botou uma pedra em um dos pele plástica que a molda, torna-se uma espécie
cantos, que se equilibrou precariamente e afundou de órgão autônomo. Depois, há o aspecto visual
no canto da bolsa. Ficou pendurada ali, quase dissonante: o movimento de protensão/retenção
caiu, mas a menor alteração na pressão de minhas da pedra (que Lygia relacionou especificamente
mãos a fazia subir novamente, como uma boia às Constelações Estruturais de Albers), o inflar
FOTOS PATRICIA ROUSSEAUX | REPRODUÇÃO dar à luz (sentimento certamente reforçado por eu ato sexual, mas sem que sejamos capazes de, em
ou desinflar do saco plástico, o canto pontudo
de pesca. Minha sensação era de estar ajudando
ou curvado – tudo isso remetendo claramente ao
desajeitadamente a um animal muito delicado a
ter acabado de fazer em mim mesmo a “cesariana”
nenhum momento, atribuir um papel (ou gênero)
específico a qualquer dos elementos.
prescrita por um dos incômodos macacões de
látex da sua série Roupa-corpo-roupa, Cesariana
A seguinte “proposição” que recebi foi Respire
comigo, cujo suporte é um tubo de borracha
[1967]). O contraste entre o nada do suporte e a
intensidade da minha percepção ao brincar de ioiô/
simples usado por mergulhadores subaquáticos
para respirar. Cito Lygia aqui: “Ao juntar as duas
esconde-esconde (reencenando vagamente a famosa
73