Page 73 - ARTE!Brasileiros #56
P. 73

eventos históricos dos quais só ouvi falar muito   brincadeira do Fort-da descrita por Freud em seu
            depois de terem ocorrido, abandonarei por um     relato sobre a sexualidade infantil), essa lacuna entre
            momento o personagem do autobiografado.          a simplicidade do gesto real e do tipo de memória
                                                             genérica do corpo que a obra despertou em mim
            (...)                                            é algo que nunca esqueci. É como se um corpo
            Uma das proposições de que mais me lembro        pré-humano tivesse sido resgatado de um banco
            daquela tarde inaugural é Pedra e ar (1966). Ela   arcaico de sensações armazenadas em algum lugar
            colocou na minha mão um pequeno saco plástico    da memória da minha espécie, como se o trabalho
            transparente que acabara de explodir e selar com   de Lygia estivesse se opondo à evolução de Darwin.
            um elástico. Estava quente com seu hálito (o plástico   Há o aspecto tátil: a pele da mão, redobrada pela
            era muito fino). Ela botou uma pedra em um dos   pele plástica que a molda, torna-se uma espécie
            cantos, que se equilibrou precariamente e afundou   de órgão autônomo. Depois, há o aspecto visual
            no canto da bolsa. Ficou pendurada ali, quase    dissonante: o movimento de protensão/retenção
            caiu, mas a menor alteração na pressão de minhas   da pedra (que Lygia relacionou especificamente
            mãos a fazia subir novamente, como uma boia      às Constelações Estruturais de Albers), o inflar
     FOTOS PATRICIA ROUSSEAUX | REPRODUÇÃO  dar à luz (sentimento certamente reforçado por eu   ato sexual, mas sem que sejamos capazes de, em
                                                             ou desinflar do saco plástico, o canto pontudo
            de pesca. Minha sensação era de estar ajudando
                                                             ou curvado – tudo isso remetendo claramente ao
            desajeitadamente a um animal muito delicado a
            ter acabado de fazer em mim mesmo a “cesariana”
                                                             nenhum momento, atribuir um papel (ou gênero)
                                                             específico a qualquer dos elementos.
            prescrita por um dos incômodos macacões de
            látex da sua série Roupa-corpo-roupa, Cesariana
                                                               A seguinte “proposição” que recebi foi Respire
                                                             comigo, cujo suporte é um tubo de borracha
            [1967]). O contraste entre o nada do suporte e a
            intensidade da minha percepção ao brincar de ioiô/
                                                             simples usado por mergulhadores subaquáticos
                                                             para respirar. Cito Lygia aqui: “Ao juntar as duas
            esconde-esconde (reencenando vagamente a famosa
                                                                                                         73
   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78