Page 68 - ARTE!Brasileiros #56
P. 68

CENTENÁRIO LYGIA CLARK





            LYGIA CLARK POR


            YVE-ALAIN BOIS





                               No contexto da exposição Lygia Clark (1920-1988)
                               100 anos, na Pinakotheke Cultural, a arte!brasileiros
                               publica trechos de ensaio do curador e historiador
                               da arte francês Yve-Alain Bois, que relembra
                               sua convivência com a célebre artista brasileira

                               Da reDação



          o CuraDor e historiaDor Da arte franCÊs
          Yve-Alain Bois, atualmente professor em Princeton,
          nos Estados Unidos, confessa em Alguns latino-
          americanos em Paris que Lygia Clark foi uma de
          suas mentoras, ao lado do mexicano Mathias
          Goeritz. Neste texto, ele relata seu primeiro intenso
          encontro com a artista brasileira, quando tinha
          apenas 16 anos, na fervilhante Paris de 1968.
             O ensaio foi elaborado para o livro que está
          sendo publicado pela Pinakotheke Cultural por
          ocasião da mostra em sua sede carioca Lygia
          Clark (1920-1988) 100 anos, em cartaz até 9 de
          outubro. Algumas das imagens aqui publicadas
          formam parte da mostra.
              A arte!brasileiros publica aqui uma versão
          reduzida, mesmo assim bastante ampla, dessas
          impressões tão afetivas.

         ***
          As anotações a seguir são descaradamente
          impressionistas – subjetivas, até – dado que
          se baseiam em grande parte nas minhas lem-
          branças dos primeiros encontros com vários
          artistas latino-americanos em Paris. Em suma,
          não se trata de uma grande síntese – ainda
          não é o momento certo para isso, pelo menos
          de minha parte –, mas sim de algo mais pare-
          cido com um fragmento autobiográfico. Foi
          uma época, no final dos anos 1960, em que o
          pós-colonialismo ainda era um conceito nas-
          cente, embora as questões que ele abarca já
          tivessem se tornado prementes. O fato de tan-
          tos artistas abstratos geométricos da América

            68
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73