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EXPOSIÇÕES MODERNISMO
Índios, de Regina Gomide Graz, década de 1930, tecido
“O que importa é justamente essa visão mais ampla, Leirner de Art Déco no Brasil. “Do ponto de vista da
de um projeto que não se preocupa apenas com formas história institucional do mac não tenho a menor dúvida,
modernistas, com a arte com A maiúsculo, mas que essa é - depois da coleção que o Ciccillo constituiu para a
envolvia o engajamento desses artistas com várias outras criação do mam-sp, que foi transferido para o mac, e talvez
frentes, como ilustradores, artistas gráficos, decoradores, a doação Theon Spanudis - a mais importante doação
designers, arquitetos e cenógrafos”, explica Ana. “Ou que o museu recebeu nos últimos tempos. Até porque é
seja, isso também faz parte, é um valor para esse projeto mais difícil para o museu hoje encontrar colecionadores
modernista, que essas coisas sejam da convivência do que se disponham a doar obras dessa qualidade e dessa
dia a dia das pessoas”, complementa, apontando que a importância”, afirma a curadora.
exposição contempla de cardápios e leques para bailes “Universidades são instituições duráveis. Esse acervo
de carnaval desenhados por Gomide a desenhos de será estudado, conservado e divulgado em um ambiente
Flávio de Carvalho para o balé A Cangaceira. acadêmico. Além do mais, normalmente a universidade
Alguns dos destaques da seleção atualmente à mostra, não tem verba para compra de obras raras e únicas”,
como o conjunto para sala de estar projetado por Graz afirma Adolpho Leirner ao explicar a razão dele e Fulvia
(que também esteve presente na exposição do mam) é terem decidido legar as obras ao museu. Segundo ele,
um motivo de celebração à parte para o museu, pois a realização da mostra Projetos para um Cotidiano
representa uma das mais importantes doações recen- Moderno já sinaliza esse interesse. Além dos móveis de
tes recebidas pelo mac: a da Coleção Fulvia e Adolpho Graz e do conjunto de mobiliário da Casa Modernista de
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