Page 63 - ARTE!Brasileiros #56
P. 63

À esquerda, Índia, de
                Cássio M’Boy, década 1930,
                madeira; à direita, Abstração
                2, de Antônio Gomide





            Não se debruçou como deveria”, afirma Fernanda   modernismo no país, norteia a investigação levada à
            Pitta, curadora da mostra John Graz: idílio tropical e   cabo na mostra Projetos para um Cotidiano Moderno
            moderno, em cartaz na Estação Pinacoteca. “Muito   no Brasil: 1920-1960, que pode ser vista até julho de
            já se disse a respeito de artistas como Di Cavalcanti,  2022 no mac. Fruto de um projeto desenvolvido no
            Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Lasar Segall - que se   âmbito do projeto de pesquisa cnpq Narrativas da
            consagraram com uma repercussão até internacional  Arte do Século 20, a exposição reúne uma seleção
            -, enquanto John Graz, Regina Gomide Graz e Antonio   de obras pertencentes à coleção do museu. E que
            Gomide ficaram meio escanteados. Porque demorou   mereciam um olhar mais sistematizado. Aliás, a pre-
            muito para se entender que eles trabalharam com um   sença importante desse modernismo ampliado na
            ramo da arte que é extremamente importante para a   coleção do museu deve-se à ação ativa de Walter
            própria modernidade, que tem a ver com o modo de  Zanini. “Todo mundo fala do Zanini como um his-
            morar e o modo de viver”, complementa Maria Alice   toriador da arte, que se dedicou a essa chave nova
            Milliet, responsável pela exposição Desafios da moder- de pesquisar as novas práticas contemporâneas,
            nidade – Família Gomide-Graz nas décadas de 1920 e   as práticas processuais dos anos 1960 e 1970, mas
            1930, em cartaz até agosto passado no mam-sp.    ele teve um papel muito importante no resgate de
               Movimento semelhante, de investigação mais    determinados nomes do modernismo brasileiro”,    FOTOS: DIVULGAÇÃO
            profunda das motivações e produções desenvol- lembra Ana Maria Magalhães, diretora do mac e
            vidas por distintos autores nesses anos chave do   coordenadora da equipe de curadoria da mostra.

                                                                                                         63
   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68