Page 59 - ARTE!Brasileiros #56
P. 59

um universo. Ao adentrar a exposição, vislumbramos   é algo que não é inerente à obra, mas também não está
            o sentimento do fotógrafo ao se abrir ao acaso da vida,  fora dela em determinados contextos: habita, novamente,
            à surpresa dos encontros, abertos à possibilidade de   esse misterioso “entre”.
            sermos arrebatados por uma imagem à próxima curva.  Intitulada Máscara, espelho e escudo, a exposição
               O paralelismo à exposição de Pierre Verger, simul- é batizada a partir de três signos de alto simbolismo
            tânea e vizinha à exposição de Luiz Braga, no Instituto   que são análogos ao processo fotográfico do artista,
            Tomie Ohtake, em São Paulo, até 12 de dezembro, é   como o próprio escreveu. Há, entretanto, uma forte
            assertivamente traçado pelos textos curatoriais de   carga híbrida vinda da matriz transcultural paraense
            Paulo Miyada e Priscyla Gomes que narram a história   que também pode ser relacionada a esses três símbolos.
            de dois viajantes. Braga, o teimoso e curioso que busca   As máscaras, caras à ritualística indígena, também
            viajar dentro de si, de sua terra e sua cultura; e Verger, o   foram hibridizadas – quando da recepção de tradi-
            aventurista mundial ambicioso, digno de um romance de   ções europeias trazidas pelos missionários católicos
            Jules Verne. As analogias literárias poderiam seguir: o  – pelos índios colonizados na Amazônia, que pintavam
            circum-navegador Phileas Fogg, protagonista de A Volta   os admiráveis mascarões nos forros das igrejas em que
            ao Mundo em 80 Dias, de Vernes, é acompanhado por   se tornaram devotos. Nessas expressões artísticas,
            seu criado, chamado de Passepartout. Elemento caro à   percebem-se diversas marcas de tradição indígena
            fotografia, o passepartout, homônimo ao personagem,  feitas por mãos nativas, pintadas com tintas da terra e



                                                                                     Perfil de senhora no Círio, 1991













































                                                                                                         59
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64