Page 67 - ARTE!Brasileiros #56
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À esquerda, Sem Título, 1935, de John Graz, grafite e guache   naquele momento quanto na historiografia que vem
            sobre papel; abaixo, mobiliário de sala de estar, por John Graz
                                                             posteriormente há uma tendência de diminuir o aspecto
                                                             experimental e transformador do Art Déco, sem per-
                                                             ceber o caráter de ruptura e de experimentação que
                                                             essa escola apresentava naquele contexto histórico”.
                                                               O fato de olhar para as matrizes europeias do Art
                                                             Déco e da Bauhaus não impediram Graz de adentrar o
                                                             universo cultural brasileiro, pelo qual logo se encantou,
                                                             por mais que sua visão seja considerada por vezes idea-
                                                             lizada ou idílica. Se a exposição dos Gomide-Graz no
                                                             Mam-sp deu maior destaque à essa produção decorativa
                                                             dos três artistas, a mostra na Pinacoteca, que inclui 42
                                                             obras recém-doadas pelo Instituto John Graz ao museu,
                                                             põe em evidência uma série de desenhos e pinturas onde
                                                             Graz retrata indígenas, afrodescendentes e aspectos
                                                             da cultura popular brasileira - festas de Carnaval ou do
                                                             Bumba meu boi, pescadores em jangadas ou baianas
                                                             carregando frutas.
                                                               “É preciso entender que faz parte de um processo
                                                             mais amplo que dialoga com o que outros artistas
                                                             modernos também fizeram, de apropriação e de uma
                                                             relação distante, às vezes romantizada, com cultu-
                                                             ras afrodescendentes e indígenas do Brasil”, diz Pitta,
                                                             sobre este aparente paradoxo. “Não é uma limitação
                                                             somente do Graz. E temos que reconhecer que nesse
                                                             processo de valorização há também uma apropriação
                                                             e uma apagamento desses agentes.”
            decorativas e industriais modernas, em 1925. De sua   Com exposições, análises críticas e até mesmo o
            dedicação a este universo resultou a abertura da loja   redescobrimento de obras perdidas de Graz e dos irmãos
            John Graz Decorações, em 1930, com a qual decorou   Gomide, o que se celebra é a ampliação de um debate
            casas projetadas por célebres arquitetos modernos   que já poderia ter sido feito e que “refina e complexifica”,
            como Warchavchik e Rino Levi. Mas é desta atuação,  nas palavras Pitta, o entendimento sobre a arte moderna
            também, que decorre certa rejeição ao seu nome - e   no Brasil. Até porque, como afirma Milliet, “São Paulo
            dos irmãos Gomide - no panteão dos grandes artistas   é uma cidade que não guarda memória, é uma cidade
            modernistas do país.                             voraz. Então muito daquilo que estava dentro das casas,
               “Houve uma incompreensão da própria classe    quando passou a moda do Art Déco, foi descartado
            artística. O John Graz cria ambientes absolutamente   pelas famílias. Além do que muitas dessas casas foram
            modernos, mas isso cai na categoria ‘decoração’, não   demolidas, e nelas haviam painéis em gesso, pinturas
            é arte. Eles não entenderam a importância que teria   e vitrais do Graz. Até por isso essa atuação do Adol-
            essa união entre a criação intelectual e a indústria, a   pho e da Fulvia Leirner é tão importante, de resgatar
            produção de objetos para uso cotidiano. Ainda esta- isso. E com esse reconhecimento, muitas coisas tem
            vam muito ligados aos gêneros tradicionais da arte:  aparecido, por vezes de pessoas que relembram de
            a pintura, a escultura, a gravura, o desenho”, afirma   obras e mobiliário que eram de seus avós e estavam
            Milliet. Fernanda Pitta segue a mesma linha: “Tanto   perdidos por aí”.

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