Page 72 - ARTE!Brasileiros #56
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CENTENÁRIO LYGIA CLARK







































            Objetos relacionais: acima, Rede de elástico, 1974, proposta em que os participantes formam uma rede de borrachas; na página ao
            lado, O Eu e o Tu: Série Roupa-Corpo-Roupa, 1967, com macacões criados para serem vestidos por um homem e uma mulher





               Nessa altura da minha visita, Lygia começou a   mundo. Bill plasmou a fita de Moebius em ícone
            relembrar os primórdios do movimento neoconcreto   da autonomia do objeto de arte modernista; Lygia
            no Brasil, e o ataque deliberado que ela havia   transformou-a em suporte para uma experiência que
            tramado com Oiticica (que eu nunca viria a      visa a abolir qualquer ideia de identidade definida
            conhecer) contra a abstração geométrica, tradição   e fechada. Em Diálogo, um objeto “escultural”
            em que ambos tinham se formado. Ela me revelou   não é mais sagrado enquanto peça autônoma e
            a importância de Max Bill para a arte brasileira   formalmente perfeita, mas as mãos dialogantes e
            do início dos anos 1950, principalmente após sua   falsamente simétricas tornam-se, por assim dizer,
            retrospectiva no Museu de Arte Moderna de São   performers autônomas.
            Paulo, em 1950, depois da qual recebeu o prêmio    Como se há de imaginar, conversamos muito
            internacional de escultura da primeira Bienal de São   sobre arte abstrata naquela tarde (principalmente
            Paulo, em 1951: os entusiastas da “Arte Concreta” de   sobre Mondrian, meu primeiro amor na arte – e o
            Bill (como ele chamava sua produção, em que tudo   que ela me disse então encerrou definitivamente
            tinha que ser planejado por cálculos aritméticos)   minha leitura adolescente de sua arte, padrão na
            inundaram repentinamente o minúsculo mundo      época, como uma espécie de hino neoplatônico
            da arte brasileira, até então bastante resistente à   para a forma pura). Aprendi muito sobre o
            arte moderna. Gentilmente, ela me fez entender   envolvimento anterior de Lygia com a abstração
            que seu Diálogo de 1966, esse pequeno pedaço de   geométrica, o suficiente para entender que foi
            curativo que não parecia muita coisa, na verdade   sua condição de estrangeira à tradição europeia
            representava a conclusão de uma longa batalha   da arte abstrata que lhe permitiu interpretá-la
            contra o tipo de arte de Bill. Pois a fita de Moebius   erroneamente de forma criativa. Muitos detalhes
            tinha sido uma das figuras geométricas favoritas do   foram preenchidos posteriormente em outras
            artista suíço, que plantou sua imagem de granito   conversas e com a ajuda do perfil da Robho,
            polido em muitos jardins de esculturas ao redor do   mencionado acima. Já que o que se segue são

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