Page 72 - ARTE!Brasileiros #56
P. 72
CENTENÁRIO LYGIA CLARK
Objetos relacionais: acima, Rede de elástico, 1974, proposta em que os participantes formam uma rede de borrachas; na página ao
lado, O Eu e o Tu: Série Roupa-Corpo-Roupa, 1967, com macacões criados para serem vestidos por um homem e uma mulher
Nessa altura da minha visita, Lygia começou a mundo. Bill plasmou a fita de Moebius em ícone
relembrar os primórdios do movimento neoconcreto da autonomia do objeto de arte modernista; Lygia
no Brasil, e o ataque deliberado que ela havia transformou-a em suporte para uma experiência que
tramado com Oiticica (que eu nunca viria a visa a abolir qualquer ideia de identidade definida
conhecer) contra a abstração geométrica, tradição e fechada. Em Diálogo, um objeto “escultural”
em que ambos tinham se formado. Ela me revelou não é mais sagrado enquanto peça autônoma e
a importância de Max Bill para a arte brasileira formalmente perfeita, mas as mãos dialogantes e
do início dos anos 1950, principalmente após sua falsamente simétricas tornam-se, por assim dizer,
retrospectiva no Museu de Arte Moderna de São performers autônomas.
Paulo, em 1950, depois da qual recebeu o prêmio Como se há de imaginar, conversamos muito
internacional de escultura da primeira Bienal de São sobre arte abstrata naquela tarde (principalmente
Paulo, em 1951: os entusiastas da “Arte Concreta” de sobre Mondrian, meu primeiro amor na arte – e o
Bill (como ele chamava sua produção, em que tudo que ela me disse então encerrou definitivamente
tinha que ser planejado por cálculos aritméticos) minha leitura adolescente de sua arte, padrão na
inundaram repentinamente o minúsculo mundo época, como uma espécie de hino neoplatônico
da arte brasileira, até então bastante resistente à para a forma pura). Aprendi muito sobre o
arte moderna. Gentilmente, ela me fez entender envolvimento anterior de Lygia com a abstração
que seu Diálogo de 1966, esse pequeno pedaço de geométrica, o suficiente para entender que foi
curativo que não parecia muita coisa, na verdade sua condição de estrangeira à tradição europeia
representava a conclusão de uma longa batalha da arte abstrata que lhe permitiu interpretá-la
contra o tipo de arte de Bill. Pois a fita de Moebius erroneamente de forma criativa. Muitos detalhes
tinha sido uma das figuras geométricas favoritas do foram preenchidos posteriormente em outras
artista suíço, que plantou sua imagem de granito conversas e com a ajuda do perfil da Robho,
polido em muitos jardins de esculturas ao redor do mencionado acima. Já que o que se segue são
72