Page 69 - ARTE!Brasileiros #56
P. 69

Na página anterior, vista da exposição; à
                                                             esq., Escada, Versão única, 1950; abaixo,
                                                             Sem título, 1952


























            Latina morarem em Paris não me pareceu peculiar   e eu fundaríamos um jornal muito mais sério e apro-
            na época, talvez porque eu ainda não soubesse que   fundado, chamado Macula (este também não durou
            Nova York havia “roubado a ideia da arte moderna”,   muito), mas quando cruzei com Jean pela primeira
            para usar o bordão de Serge Guilbaut. 1          vez, eu era um adolescente.
                                                               Aqui vai o episódio completo, apresentado como
            (...)                                            novela de época: era o ano de 1967 e eu estava no
            Mas chega de generalidades. Sigamos agora, como   equivalente francês da décima série. Morava na bela
            prometido, para o modo autobiográfico – não que eu   cidade de Toulouse, no sudoeste da França, e ia a
            tenha alguma atração particular pelo gênero, mas   Paris sempre que ganhava nos meus vários pequenos
            porque simplesmente não consigo separar meus     empregos o suficiente para cobrir a viagem de
            pensamentos sobre dois artistas e sua “ansiedade de   trem – os alunos tiram muitas pequenas férias na
            influência” particular da minha interação pessoal com   França. Não sei bem de onde veio essa ideia, mas
            eles. Uma é Lygia Clark; o outro é Mathias Goeritz.   queria me tornar artista e passava o tempo todo
            Eu os conheci muito antes dos meus gostos intelec-  sonhando com minha próxima viagem a Paris, onde
            tuais e artísticos estarem totalmente formados – na   visitava o máximo possível de galerias e museus. Eu
     FOTOS: PATRICIA ROUSSEAUX  |  JAIME ACIOLI / DIVULGAÇÃO  Encontrei muitos artistas em minha vida, mas apenas   fui convidado a uma festa à noite, em comemoração
            verdade, eles desempenharam um papel importante
                                                             ficava na casa de meu tio e tia, mas eles só me viam
                                                             no jantar, depois do qual eu desmaiava, tendo batido
            em minha formação e especialmente em minha
                                                             perna o dia todo. Aí houve uma quebra nessa rotina:
            consciência da arte moderna na América Latina.
            esses dois funcionaram para mim como mentores.
                                                             à inauguração de uma galeria de arte – a nova filial
            Conheci os dois por meio de um jornal chamado
                                                             da Galerie Denise René no Rive Gauche, Boulevard
                                                             Saint Germain, para ser exato, bem ao lado da galeria
            Robho, publicado em Paris no final dos anos 1960 (o
            título é uma sigla; ninguém sabe o que significa). Era
                                                             de Alexandre Lolas (representantes de Magritte e
                                                             Fontana) – e meu tio concedeu que eu fosse, contanto
            uma daquelas pequenas revistas de vanguarda que
                                                             que Jean Clay, que ele conhecia superficialmente,
            desaparecem rapidamente, e foi editada por Jean
                                                             estivesse lá para me acompanhar. Meu tio me levou
            Clay, um homem que tinha uma influência considerá-
            vel na época como crítico de arte. Anos depois, Jean
                                                             até a galeria enquanto eu cruzava os dedos no carro:
                                                                                                         69
   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74