Page 82 - ARTE!Brasileiros #56
P. 82
ARTISTA NO MARTINS
Com obras de grande porte que contrariam as narrativas
onde a carência e a violência estão imediatamente associadas
ao cotidiano dos negros, artista apresenta um projeto
artístico que compreende sua dimensão social e histórica
por ClauDinei roberto Da silva
NUNCA COMO AGORA:
AS PINTURAS RECENTES
DE NO MARTINS
Como Já é possÍvel Constatar, a história recente mais permeáveis ao diferente e, portanto, mais plurais.
daquela parcela da arte brasileira que convencionamos Num cenário social injusto caracterizado pelo racismo
denominar contemporânea será marcada pela emer- e desigualdade de gêneros, essa mudança de atitude é
gência de uma produção artística periférica, antes louvável e necessária, ainda que as iniciativas adotadas
negligenciada, que apesar da sua atual eminência per- sejam insuficientes para coibir o déficit de representati-
manece acossada por múltiplas adversidades. vidade negra, indígena e feminina geralmente presente
Esse fenômeno, de caráter global, reflete uma sen- aos acervos.
sibilidade que se quer decolonizada, multicultural e No entanto, não é difícil observar que nem todas as
policêntrica, referindo-se não apenas às populações produções pressurosamente prospectadas e rapida-
da diáspora afro-atlântica e os povos originários, mas mente exibidas têm um grau equivalente de qualidade.
a todo conjunto de corpos divergentes submetidos ao Um número não desprezível dessas produções sugerem
epistemicídio e ao etnocídio impostos aos excluídos - pesquisas pobres e apressadamente desenvolvidas, mal
como consequência da experiência, contestada, mas alinhavadas no escasso tempo de suas vivências aca-
até aqui hegemônica, da heteronormatividade branca, dêmicas ou não. As dificuldades para desenvolvimento
que na defesa de seus privilégios cria e põe em prática e exercício da crítica e historiografia de arte afro-bra-
a necropolítica que promove a desvalorização de toda sileira também contribui para a promoção imatura de
uma produção intelectual e simbólica. artistas ainda em formação. Como consequência existe
Quando efetivas, algumas estratégias organizadas a chance de um contingente desses artistas terem suas
por esses segmentos da sociedade instigam as insti- trajetórias olvidadas em curto espaço de tempo. O risco
tuições culturais, incluídos os meios de comunicação da impermanência dessas trajetórias artísticas pode
e a imprensa, a reverem suas políticas de exibição e implicar num reforço do sistema de apagamento de
aquisição de obras de arte - o que tem criado uma memórias e histórias vitimando justamente as popula-
inédita circulação das produções realizadas a partir ções excluídas que são celebradas nessas produções.
dessas margens. É também por isso que o projeto artístico desen-
Atento a esse fenômeno, bastante complexo, o sis- volvido pelo artista No Martins reveste-se de impor- FOTOS CORTESIA DO ARTISTA
tema de arte através de suas múltiplas instituições têm tância que nada tem de ordinária. Em visita recente
(às vezes de maneira reticente) procurado adequar seus ao ateliê do artista no bairro de Barra Funda em São
repertórios semânticos e seus acervos, tornando-os Paulo, constatamos a correção do excelente juízo que a
82