Page 83 - ARTE!Brasileiros #55
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é um tipo de ciência da liberdade” (harlan, 2004, p. 10),  Düsseldorf, por exemplo, foi marcante. Lá ele estudou,
            afirma Beuys, numa concepção muito próxima a defen- tornou-se professor de escultura, em 1961, e permaneceu
            dida pelo crítico de arte brasileiro Mário Pedrosa, para   por dez anos, até 1972. Para ele:
            quem “a arte é o exercício experimental da liberdade,
            sua ideia mais conhecida e propalada”.                Ser professor é a minha obra de arte mais impor-
               Beuys utilizou diversos meios como instrumentos    tante [...] o resto é produto descartável. Se você
            para a divulgação de suas ideias. Ele foi autor de uma   quer se expressar, você precisa apresentar algo
            produção monumental, dezenas de obras, mas espe-      tangível. Mas depois de um tempo, isso tem
            cialmente múltiplos, que por seu caráter democrático,   apenas a função de um documento histórico.
            outra das bandeiras dos anos 1960 e 1970, estavam mais   Objetos não são mais importantes. Eu quero
            adequados às suas propostas. Entre 1965 e 1986, ele   chegar à origem das coisas, ao pensamento por
            produziu nada menos que 557 múltiplos, alguns com     trás delas (Artforum, 1969).
            tiragem de 12 mil cópias, como a caixinha de madeira
            escrita “Intuição!”. Ele também produziu cerca de 300  Nesse sentido, Borer afirma que em Beuys, “a fala é
            cartazes, apropriando-se ainda da propaganda como   escultura”, como se seu pensamento se materializasse
            um de seus meios de expressão, o mesmo que fazia o   na relação dialógica com os alunos.
            regime nazista, mas, obviamente, com objetivos total-  Suas aulas eram muito disputadas e essa faceta é
            mente distintos.                                 mote para a mostra Beuys e bem além – Ensinar como
               Quando Beuys criou o pôster A revolução somos nós,  arte, organizada pelo Deutsche Bank a partir de sua
            em Nápoles, no ano de 1971, ele explicou, em entrevista   própria coleção, em cartaz no Instituto Tomie Ohta-
            a Giancarlo Politi, da revista Flash Art (n. 168), o sentido   ke [em 2011], que apresenta também obras de alunos
            do uso desse meio:                               como Blink Palermo, Katharina Sieverding e Lothar
                                                             Baumgarten, numa aproximação um tanto formalista,
                  Para se comunicar, o homem se serve da lin- o que pretendo abordar mais para frente.
                  guagem, usa gestos, a escrita, picha um muro,   Em Düsseldorf, “as formas tradicionais e fortemente
                  pega a máquina de escrever e extrai letras dela.  hierárquicas de aula eram substituídas por debates
                  Em resumo, usa meios. Quais meios usar para   coletivos, nos quais se discutia tanto arte como questões
                  uma ação política? Eu escolhi a arte. Fazer arte   sociais”. Em 1971, Beuys chegou a ocupar a secretaria da
                  é, portanto, um meio de trabalhar para o homem,  Academia de Arte, para protestar contra as restrições
                  no campo do pensamento. Este é o lado mais   na admissão de alunos, fundando, então, a Organização
                  importante do meu trabalho. O resto, objetos,  pela Democracia Direta por Referendo Nacional.
                  desenhos, performances, vêm em segundo lugar.   Um pouco antes, nesse mesmo ano, ele já havia
                  No fundo, não tenho muito a ver com a arte. A   chegado a admitir em sua classe os 142 candidatos que
                  arte me interessa apenas enquanto me dá a pos- foram recusados pela Academia, mas esse conjunto
                  sibilidade de dialogar com o homem.        de protestos acabou lhe custando o emprego e um
                                                             processo, que ele venceu em 1978. Fundamental aqui
               Aqui, então, vemos um pouco do sentido de seu   é reforçar o caráter libertário de sua atividade como
            postal, que dá título a essa fala, Com isso abandono a   professor, o que representa possibilitar a cada aluno o
            arte. A arte, para ele, não estava reduzida aos espaços   desenvolvimento de sua própria obra, independente do
            convencionais, da galeria e do museu, mesmo que ele   seu trabalho, como ele afirmou numa entrevista de 1972:
            também ocupasse com regularidade esses locais.
                                                                  Diz-se com frequência que nas minhas aulas tudo
            2.  os lugares De beuYs                               seria conceitual ou político. Mas para mim é muito
            2.1. A Academia                                       importante que resulte em algo sensualmente
            Para defender suas propostas, Beuys utilizou e proble-  palpável, com amplos fundamentos epistemo-
            matizou vários campos: a academia, as instituições de   lógicos. Meu interesse principal aí é começar
            arte como museus e galerias, as instituições políticas,   pela língua e deixar as materializações seguirem
            chegando a ser um dos fundadores do Partido Verde     como uma correlação de pensamento e ação. O
            alemão, em 1980. Sua presença na Academia de Arte de   mais importante para mim é que o ser humano,

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