Page 83 - ARTE!Brasileiros #55
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é um tipo de ciência da liberdade” (harlan, 2004, p. 10), Düsseldorf, por exemplo, foi marcante. Lá ele estudou,
afirma Beuys, numa concepção muito próxima a defen- tornou-se professor de escultura, em 1961, e permaneceu
dida pelo crítico de arte brasileiro Mário Pedrosa, para por dez anos, até 1972. Para ele:
quem “a arte é o exercício experimental da liberdade,
sua ideia mais conhecida e propalada”. Ser professor é a minha obra de arte mais impor-
Beuys utilizou diversos meios como instrumentos tante [...] o resto é produto descartável. Se você
para a divulgação de suas ideias. Ele foi autor de uma quer se expressar, você precisa apresentar algo
produção monumental, dezenas de obras, mas espe- tangível. Mas depois de um tempo, isso tem
cialmente múltiplos, que por seu caráter democrático, apenas a função de um documento histórico.
outra das bandeiras dos anos 1960 e 1970, estavam mais Objetos não são mais importantes. Eu quero
adequados às suas propostas. Entre 1965 e 1986, ele chegar à origem das coisas, ao pensamento por
produziu nada menos que 557 múltiplos, alguns com trás delas (Artforum, 1969).
tiragem de 12 mil cópias, como a caixinha de madeira
escrita “Intuição!”. Ele também produziu cerca de 300 Nesse sentido, Borer afirma que em Beuys, “a fala é
cartazes, apropriando-se ainda da propaganda como escultura”, como se seu pensamento se materializasse
um de seus meios de expressão, o mesmo que fazia o na relação dialógica com os alunos.
regime nazista, mas, obviamente, com objetivos total- Suas aulas eram muito disputadas e essa faceta é
mente distintos. mote para a mostra Beuys e bem além – Ensinar como
Quando Beuys criou o pôster A revolução somos nós, arte, organizada pelo Deutsche Bank a partir de sua
em Nápoles, no ano de 1971, ele explicou, em entrevista própria coleção, em cartaz no Instituto Tomie Ohta-
a Giancarlo Politi, da revista Flash Art (n. 168), o sentido ke [em 2011], que apresenta também obras de alunos
do uso desse meio: como Blink Palermo, Katharina Sieverding e Lothar
Baumgarten, numa aproximação um tanto formalista,
Para se comunicar, o homem se serve da lin- o que pretendo abordar mais para frente.
guagem, usa gestos, a escrita, picha um muro, Em Düsseldorf, “as formas tradicionais e fortemente
pega a máquina de escrever e extrai letras dela. hierárquicas de aula eram substituídas por debates
Em resumo, usa meios. Quais meios usar para coletivos, nos quais se discutia tanto arte como questões
uma ação política? Eu escolhi a arte. Fazer arte sociais”. Em 1971, Beuys chegou a ocupar a secretaria da
é, portanto, um meio de trabalhar para o homem, Academia de Arte, para protestar contra as restrições
no campo do pensamento. Este é o lado mais na admissão de alunos, fundando, então, a Organização
importante do meu trabalho. O resto, objetos, pela Democracia Direta por Referendo Nacional.
desenhos, performances, vêm em segundo lugar. Um pouco antes, nesse mesmo ano, ele já havia
No fundo, não tenho muito a ver com a arte. A chegado a admitir em sua classe os 142 candidatos que
arte me interessa apenas enquanto me dá a pos- foram recusados pela Academia, mas esse conjunto
sibilidade de dialogar com o homem. de protestos acabou lhe custando o emprego e um
processo, que ele venceu em 1978. Fundamental aqui
Aqui, então, vemos um pouco do sentido de seu é reforçar o caráter libertário de sua atividade como
postal, que dá título a essa fala, Com isso abandono a professor, o que representa possibilitar a cada aluno o
arte. A arte, para ele, não estava reduzida aos espaços desenvolvimento de sua própria obra, independente do
convencionais, da galeria e do museu, mesmo que ele seu trabalho, como ele afirmou numa entrevista de 1972:
também ocupasse com regularidade esses locais.
Diz-se com frequência que nas minhas aulas tudo
2. os lugares De beuYs seria conceitual ou político. Mas para mim é muito
2.1. A Academia importante que resulte em algo sensualmente
Para defender suas propostas, Beuys utilizou e proble- palpável, com amplos fundamentos epistemo-
matizou vários campos: a academia, as instituições de lógicos. Meu interesse principal aí é começar
arte como museus e galerias, as instituições políticas, pela língua e deixar as materializações seguirem
chegando a ser um dos fundadores do Partido Verde como uma correlação de pensamento e ação. O
alemão, em 1980. Sua presença na Academia de Arte de mais importante para mim é que o ser humano,
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