Page 84 - ARTE!Brasileiros #55
P. 84
CENTENÁRIO JOSEPH BEUYS
através de seus produtos, experimente modelos Volksbastimmung). Todas essas organizações demonstram
de como poder co-atuar na relação com o todo; e o quanto Beuys acreditava na transformação pelas vias ins-
não só produza artigos, mas que se torne artista titucionais, numa época em que a Alemanha era sacudida
plástico ou arquiteto no organismo social inteiro. por agremiações que também buscavam mudanças, mas
A futura ordem social se formará de acordo com por vias ilegais, como o grupo guerrilheiro de extrema-es-
os princípios da arte (CHRISTENSEN, P. 12). querda Baader Meinhoff, que existiu entre 1970 e 1988. O
uso de instrumentos de democracia direta aponta ainda a
Sua crença no poder da educação institucional não ter- importância do pensamento de cada indivíduo, contra os
mina com sua saída da Academia de Arte de Düsseldorf, princípios da democracia representativa.
em 1971. Três anos depois, ele fundou a Universidade Mesmo assim, Beuys chegou a candidatar-se ao
Livre Internacional (F.I.U. – Freie Internationale Univer- Parlamento Europeu, em 1979, pelo agrupamento Outra
sität), que serviu para o desenvolvimento de muitos de Associação Política (Sonstige politische Vereinigung),
seus projetos, como Sete mil carvalhos, na Documenta que no ano seguinte se transformaria em Os Verdes.
de Kassel, em 1982. Naquela ocasião, ele lançou o manifesto “Conclamação
Na própria Documenta, mas em 1977, na sua 6 . Edi- à Alternativa”, publicado no jornal Frankfurter Runds-
a
ção, a F.I.U. foi a responsável por organizar Bomba de chau, em 23/12/1978, e reimpresso em 1979, para a
Mel no local de trabalho, uma sala na qual Beuys e seus primeira eleição para o Parlamento Europeu. O texto
colaboradores passaram cem dias – o tempo usual de defendia a não violência, a transformação do uso do
duração da mostra, debatendo a “escultura social”, ou seja, dinheiro e da organização do Estado, questionando a
o novo modelo de sociedade. No entanto, a F.I.U. não foi fuga da realidade e até o uso de drogas. Esse manifesto
criada como simplesmente uma alternativa ao sistema transformou-se no cartaz que integrou sua participação
universitário alemão. Como declarou Beuys, em 1985: na 15ª Bienal de São Paulo, com o título Conclamação
para uma alternativa global, em 1979.
A Universidade Livre Internacional é uma comu- De 1980 a 1986, os Verdes mantiveram, sob a direção
nidade internacional de pesquisa. Seu círculo de de Johann Stüttgen, um escritório de coordenação na
colaboradores é relativamente pequeno. Não é sala 3 da Academia de Dusseldorf, a antiga sala de Beuys.
possível frequentar a F.I.U. Trata-se, simplesmen-
te, do projeto de uma nova sociedade, para além 2.3. O sistema da arte
do capitalismo e do comunismo. Para realizar Em 11 de dezembro de 1964, Beuys apresentou a perfor-
essa tarefa, cada um tem de encontrar apoio mance O silêncio de Marcel Duchamp é superestimado
em si mesmo (FARKAS, 2010, P. 45). (Das Schweigen von Marcel Duchamp wird uberbewer-
tet), ação transmitida ao vivo pela tv alemã Zdf, como
Como em toda obra de Beuys, também a F.I.U. não se membro do grupo Fluxus, usando além da fala, seus
constituiu em uma estrutura convencional, de padrões materiais típicos como gordura e feltro.
já estabelecidos, mas propôs uma nova possibilidade
para divulgar o pensamento do artista de uma forma Duchamp foi um indolente que criou belas e
pragmática. Pensar, em Beuys, é realizar. interessantes provocações para a burguesia e fez
as afrontas brilhantemente na tipologia estética
2.2. O sistema político de seu tempo (CHRISTENSEN, 2011, P. 32).
Em 1979, a F.I.U. foi uma das cinco organizações que
criaram o Partido Verde, na Alemanha, o que torna Beuys Esse espírito antiburguês na fala de Beuys, é exatamente
um de seus fundadores. Antes, em 1967, ele já havia criado uma das principais características do grupo Fluxus,
o Partido dos Estudantes Alemães (Deutsche Studen- criado em 1961 na galeria ag, em Nova York, pelo artista
tenpartei), às vésperas das revoluções de Maio de 1968. lituano George Maciunas. Com caráter internacional, o
Depois, em 1970, ele criou a Organização dos Não Votan- Fluxus não se caracterizou por um estilo formal entre
tes – Plebiscito Livre (Organisation der Nicht Wahler, Freie seus componentes, mas por um princípio em comum:
Volksabstimmung), e em 1971, por conta da crise na Academia abolir a questão objetual da arte como primado de sua
de Arte de Dusseldorf, a Organização pela Democracia Direta existência e valorizar o processo em sua constituição.
por Plebiscito (Organisation fur direkte Demokratie durch Beuys entrou para o grupo através do colega Nan
84