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CENTENÁRIO JOSEPH BEUYS





                 através de seus produtos, experimente modelos   Volksbastimmung). Todas essas organizações demonstram
                 de como poder co-atuar na relação com o todo; e   o quanto Beuys acreditava na transformação pelas vias ins-
                 não só produza artigos, mas que se torne artista   titucionais, numa época em que a Alemanha era sacudida
                 plástico ou arquiteto no organismo social inteiro.  por agremiações que também buscavam mudanças, mas
                 A futura ordem social se formará de acordo com   por vias ilegais, como o grupo guerrilheiro de extrema-es-
                 os princípios da arte (CHRISTENSEN, P. 12).  querda Baader Meinhoff, que existiu entre 1970 e 1988. O
                                                            uso de instrumentos de democracia direta aponta ainda a
            Sua crença no poder da educação institucional não ter- importância do pensamento de cada indivíduo, contra os
            mina com sua saída da Academia de Arte de Düsseldorf,  princípios da democracia representativa.
            em 1971. Três anos depois, ele fundou a Universidade   Mesmo assim, Beuys chegou a candidatar-se ao
            Livre Internacional (F.I.U. – Freie Internationale Univer- Parlamento Europeu, em 1979, pelo agrupamento Outra
            sität), que serviu para o desenvolvimento de muitos de   Associação Política (Sonstige politische Vereinigung),
            seus projetos, como Sete mil carvalhos, na Documenta   que no ano seguinte se transformaria em Os Verdes.
            de Kassel, em 1982.                             Naquela ocasião, ele lançou o manifesto “Conclamação
               Na própria Documenta, mas em 1977, na sua 6 . Edi- à Alternativa”, publicado no jornal Frankfurter Runds-
                                                     a
            ção, a F.I.U. foi a responsável por organizar Bomba de   chau, em 23/12/1978, e reimpresso em 1979, para a
            Mel no local de trabalho, uma sala na qual Beuys e seus   primeira eleição para o Parlamento Europeu. O texto
            colaboradores passaram cem dias – o tempo usual de   defendia a não violência, a transformação do uso do
            duração da mostra, debatendo a “escultura social”, ou seja,  dinheiro e da organização do Estado, questionando a
            o novo modelo de sociedade. No entanto, a F.I.U. não foi   fuga da realidade e até o uso de drogas. Esse manifesto
            criada como simplesmente uma alternativa ao sistema   transformou-se no cartaz que integrou sua participação
            universitário alemão. Como declarou Beuys, em 1985:  na 15ª Bienal de São Paulo, com o título Conclamação
                                                            para uma alternativa global, em 1979.
                 A Universidade Livre Internacional é uma comu-  De 1980 a 1986, os Verdes mantiveram, sob a direção
                 nidade internacional de pesquisa. Seu círculo de   de Johann Stüttgen, um escritório de coordenação na
                 colaboradores é relativamente pequeno. Não é   sala 3 da Academia de Dusseldorf, a antiga sala de Beuys.
                 possível frequentar a F.I.U. Trata-se, simplesmen-
                 te, do projeto de uma nova sociedade, para além   2.3. O sistema da arte
                 do capitalismo e do comunismo. Para realizar  Em 11 de dezembro de 1964, Beuys apresentou a perfor-
                 essa tarefa, cada um tem de encontrar apoio   mance O silêncio de Marcel Duchamp é superestimado
                 em si mesmo (FARKAS, 2010, P. 45).         (Das Schweigen von Marcel Duchamp wird uberbewer-
                                                            tet), ação transmitida ao vivo pela tv alemã Zdf, como
            Como em toda obra de Beuys, também a F.I.U. não se   membro do grupo Fluxus, usando além da fala, seus
            constituiu em uma estrutura convencional, de padrões   materiais típicos como gordura e feltro.
            já estabelecidos, mas propôs uma nova possibilidade
            para divulgar o pensamento do artista de uma forma    Duchamp foi um indolente que criou belas e
            pragmática. Pensar, em Beuys, é realizar.             interessantes provocações para a burguesia e fez
                                                                  as afrontas brilhantemente na tipologia estética
            2.2. O sistema político                               de seu tempo (CHRISTENSEN, 2011, P. 32).
            Em 1979, a F.I.U. foi uma das cinco organizações que
            criaram o Partido Verde, na Alemanha, o que torna Beuys   Esse espírito antiburguês na fala de Beuys, é exatamente
            um de seus fundadores. Antes, em 1967, ele já havia criado   uma das principais características do grupo Fluxus,
            o Partido dos Estudantes Alemães (Deutsche Studen- criado em 1961 na galeria ag, em Nova York,  pelo artista
            tenpartei), às vésperas das revoluções de Maio de 1968.  lituano George Maciunas. Com caráter internacional, o
               Depois, em 1970, ele criou a Organização dos Não Votan- Fluxus não se caracterizou por um estilo formal entre
            tes – Plebiscito Livre (Organisation der Nicht Wahler, Freie   seus componentes, mas por um princípio em comum:
            Volksabstimmung), e em 1971, por conta da crise na Academia   abolir a questão objetual da arte como primado de sua
            de Arte de Dusseldorf, a Organização pela Democracia Direta   existência e valorizar o processo em sua constituição.
            por Plebiscito (Organisation fur direkte Demokratie durch   Beuys entrou para o grupo através do colega Nan

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