Page 85 - ARTE!Brasileiros #55
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June Paik, artista coreano que também era professor  transformou ao longo dos dias em que a gordura ficou
            em Düsseldorf. Além deles, também participavam dos   exposta. Aqui percebe-se como Beuys preocupa-se com
            eventos organizados pelo Fluxus artistas como o músico   a questão plástica, mas ela é um veículo para suas ideias.
            norte-americano John Cage, cujas experimentações   Em Eu gosto da América... sua ação é mais radical.
            foram decisivas para o grupo, e a japonesa Yoko Ono.  Ele convive com um animal, enrolado em feltro e, apoian-
            Nos festivais do Fluxus, Beuys realizava especialmente   do-se em uma bengala, aborda a interatividade com
            ações, antecipando a ideia de performance, que não   a natureza, tão importante para a ideia de “escultura
            tinha se caracterizado como uma linguagem.       social”. A performance, de fato, aponta como o artista
               O Fluxus é vinculado, em geral, ao caráter de anti-arte   vivia sua própria utopia em sua obra, mostrando que
            do movimento Dada, que também se utilizava de elemen- a concretização de suas propostas é viável, além de
            tos do cotidiano e ações efêmeras, questionando o valor  apontar um caráter da arte não objetual, não comer-
            comercial da arte. Maciunas, por exemplo, criou vários   cial, anti-representacional. Isso porque Beuys, que se
            múltiplos, como as Fluxus Boxes, ideia que depois seria   dizia “um homem das cavernas reencarnado” (Borer,
            utilizada por Beuys. O uso do vídeo, especialmente por  2001, p. 30), estava vivendo suas propostas, não estava
            influência de Nan June Paik, também foi recorrente no   criando meras ilustrações para elas. A experiência é
            Fluxus, não só por conta do surgimento do novo meio,  parte essencial de suas ações.
            mas pelas características que ele propiciava, ou seja, a   Essa ação também é um bom exemplo de como,
            possibilidade de sua retransmissão, o que também seria   na concepção de Borer, Beuys pode ser visto como
            muito utilizado por Beuys. No entanto, enquanto o Dada   um pastor:
            possuía um caráter negativo, como define Giulio Carlo
            Argan, por “demonstrar a impossibilidade de qualquer   O pastor conduz os seus discípulos a um lugar
            relação entre arte e sociedade”, o Fluxus tinha uma   que só ele conhece – promessa de um estado
            visão mais positiva, que buscava vincular vida e arte.  superior; ele é o homem à procura de um caminho,
               Não deixa de ser notável que a performance O silêncio   um caminho mais extenso e vasto do que ele: ele
            de Marcel Duchamp é superestimado tenha ocorrido      abre passagem (BORER, 2001, P. 23)
            justamente dentro de um evento do Fluxus, porque seus
            membros tinham grande apreço pelo artista francês   Isso ocorre de maneira grandiosa em seu projeto Sete mil
            idealizador do ready-made. A vinculação de Beuys ao   carvalhos, que o artista iniciou em 1982, por ocasião da
            Fluxus foi intensa, mas não durou muito tempo, e a   Documenta 7, criado a partir da F.I.U.. Seu objetivo era que
            performance mostra como o caráter crítico do artista  7 mil árvores desse tipo fossem plantadas em toda a cidade,
            alemão realizava-se no confronto, dentro do próprio   sempre ao lado de uma coluna de basalto. Novamente,
            espaço das instituições onde ela atuava.         vê-se aqui a perspicaz capacidade de Beuys em trabalhar
               Essa capacidade de crítica também se verifica na   com imagens: até hoje, quem visita Kassel defronta-se com
            performance Eu gosto da América e a América gosta   os carvalhos plantados por Beuys e seus colaboradores.
            de mim (I like America and America likes Me), em maio
            de 1974, por três dias consecutivos, oito horas a cada   O início simbólico da rearborização vital da Terra
            dia, por ocasião da inauguração da galeria do alemão   deve acontecer em Kassel. […] Trata-se de uma
            René Block em Nova York.                              ação de caráter racional; neste caso, do plantio
               Beuys chegou aos eua de avião e, do aeroporto JfK,   de árvores. […] Deve-se criar primeiramente um
            partiu em uma ambulância, indo direto para uma jaula   entendimento global para – onde quer que isso
            construída na galeria, onde conviveu com um coiote,   seja possível – tornar sustentáveis tais processos
            animal considerado sagrado pelos povos nativos dos    (FARKAS, 2010, P. 41).
            eua. Segundo o mito da performance, após três dias, o
            artista teria sido levado de volta para o aeroporto, sem   Em Sete mil carvalhos, Beuys concretiza sua ideia de
            ter pisado em solo norte-americano.             “escultura social” , transformando o meio ambiente. E
               Beuys trabalhava com Block há muito tempo. Foi   o faz com a colaboração de quem está disposto, para
            em sua galeria que, certa vez, ele cobriu os cantos   que cada um, cada pessoa que vive na Terra possa se
            com gordura, arredondando o formato rígido de sua   tornar um criador de formas, um escultor, um desenhista
            arquitetura, trazendo a ela um caráter orgânico, que se   do organismo social.

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