Page 85 - ARTE!Brasileiros #55
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June Paik, artista coreano que também era professor transformou ao longo dos dias em que a gordura ficou
em Düsseldorf. Além deles, também participavam dos exposta. Aqui percebe-se como Beuys preocupa-se com
eventos organizados pelo Fluxus artistas como o músico a questão plástica, mas ela é um veículo para suas ideias.
norte-americano John Cage, cujas experimentações Em Eu gosto da América... sua ação é mais radical.
foram decisivas para o grupo, e a japonesa Yoko Ono. Ele convive com um animal, enrolado em feltro e, apoian-
Nos festivais do Fluxus, Beuys realizava especialmente do-se em uma bengala, aborda a interatividade com
ações, antecipando a ideia de performance, que não a natureza, tão importante para a ideia de “escultura
tinha se caracterizado como uma linguagem. social”. A performance, de fato, aponta como o artista
O Fluxus é vinculado, em geral, ao caráter de anti-arte vivia sua própria utopia em sua obra, mostrando que
do movimento Dada, que também se utilizava de elemen- a concretização de suas propostas é viável, além de
tos do cotidiano e ações efêmeras, questionando o valor apontar um caráter da arte não objetual, não comer-
comercial da arte. Maciunas, por exemplo, criou vários cial, anti-representacional. Isso porque Beuys, que se
múltiplos, como as Fluxus Boxes, ideia que depois seria dizia “um homem das cavernas reencarnado” (Borer,
utilizada por Beuys. O uso do vídeo, especialmente por 2001, p. 30), estava vivendo suas propostas, não estava
influência de Nan June Paik, também foi recorrente no criando meras ilustrações para elas. A experiência é
Fluxus, não só por conta do surgimento do novo meio, parte essencial de suas ações.
mas pelas características que ele propiciava, ou seja, a Essa ação também é um bom exemplo de como,
possibilidade de sua retransmissão, o que também seria na concepção de Borer, Beuys pode ser visto como
muito utilizado por Beuys. No entanto, enquanto o Dada um pastor:
possuía um caráter negativo, como define Giulio Carlo
Argan, por “demonstrar a impossibilidade de qualquer O pastor conduz os seus discípulos a um lugar
relação entre arte e sociedade”, o Fluxus tinha uma que só ele conhece – promessa de um estado
visão mais positiva, que buscava vincular vida e arte. superior; ele é o homem à procura de um caminho,
Não deixa de ser notável que a performance O silêncio um caminho mais extenso e vasto do que ele: ele
de Marcel Duchamp é superestimado tenha ocorrido abre passagem (BORER, 2001, P. 23)
justamente dentro de um evento do Fluxus, porque seus
membros tinham grande apreço pelo artista francês Isso ocorre de maneira grandiosa em seu projeto Sete mil
idealizador do ready-made. A vinculação de Beuys ao carvalhos, que o artista iniciou em 1982, por ocasião da
Fluxus foi intensa, mas não durou muito tempo, e a Documenta 7, criado a partir da F.I.U.. Seu objetivo era que
performance mostra como o caráter crítico do artista 7 mil árvores desse tipo fossem plantadas em toda a cidade,
alemão realizava-se no confronto, dentro do próprio sempre ao lado de uma coluna de basalto. Novamente,
espaço das instituições onde ela atuava. vê-se aqui a perspicaz capacidade de Beuys em trabalhar
Essa capacidade de crítica também se verifica na com imagens: até hoje, quem visita Kassel defronta-se com
performance Eu gosto da América e a América gosta os carvalhos plantados por Beuys e seus colaboradores.
de mim (I like America and America likes Me), em maio
de 1974, por três dias consecutivos, oito horas a cada O início simbólico da rearborização vital da Terra
dia, por ocasião da inauguração da galeria do alemão deve acontecer em Kassel. […] Trata-se de uma
René Block em Nova York. ação de caráter racional; neste caso, do plantio
Beuys chegou aos eua de avião e, do aeroporto JfK, de árvores. […] Deve-se criar primeiramente um
partiu em uma ambulância, indo direto para uma jaula entendimento global para – onde quer que isso
construída na galeria, onde conviveu com um coiote, seja possível – tornar sustentáveis tais processos
animal considerado sagrado pelos povos nativos dos (FARKAS, 2010, P. 41).
eua. Segundo o mito da performance, após três dias, o
artista teria sido levado de volta para o aeroporto, sem Em Sete mil carvalhos, Beuys concretiza sua ideia de
ter pisado em solo norte-americano. “escultura social” , transformando o meio ambiente. E
Beuys trabalhava com Block há muito tempo. Foi o faz com a colaboração de quem está disposto, para
em sua galeria que, certa vez, ele cobriu os cantos que cada um, cada pessoa que vive na Terra possa se
com gordura, arredondando o formato rígido de sua tornar um criador de formas, um escultor, um desenhista
arquitetura, trazendo a ela um caráter orgânico, que se do organismo social.
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