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ENTREVISTA ARACY AMARAL



               mexendo com as novas mídias, trabalhando com
               vídeo, todas as formas de expressão não usuais,
               em 1973. Daí comecei a ser chamada também, fui
               fazer palestra em Buenos Aires...

            É a partir daí que você começa a circular mais
            intensamente pela América Latina ou essa cone-
            xão já existia?
               Eu já tinha esse vínculo. Não sei se porque quando
               a gente era pequena, meu pai trabalhando com o
               Instituto Brasileiro de Café (iBC), nós moramos na
               Argentina. Fiz o primário lá. Aí eu voltei, tive umas
               aulas aqui para tirar todo o espanholismo de minha
               fala e fiz o ginásio em Santos. Mas não sei se terá
               sido isso. Por que eu me interessei pela América   Obra de Miguel Rio Branco exposta no 34º Panorama da Arte
               Latina? Será que foi pelo precedente da Argentina?   Brasileira, Da pedra Da terra Daqui, com curadoria de Aracy
               Por que eu conhecia a história argentina melhor
               do que a nossa? Por que eu tinha feito primário lá?
                                                               algum congresso fotografar essas casas. Eram muito
            Talvez porque você não tenha partido do lugar      similares, muitas persistiram até o século xix. Não
            tradicional que o Brasil reserva aos vizinhos. O   adianta que o Julio Katinsky, o Carlos Lemos fiquem
            Brasil evita olhar para o lado.                    falando de isolamento da casa paulista. Ela existe
               Pois é, pode ser. O Brasil olha para fora. Eu sempre   em toda a América do Sul, como um prolongamento.
               falei que os dois países mais similares na América
               do Sul são Venezuela e Brasil. Ambos têm os olhos   Você descobriu que a imagem da padroeira argen-
               postos fora e se interessam muito pelo que ocor-  tina é brasileira?
               re nos Estados Unidos, na Europa, e menos pelo   Quando fiz esse estudo, em correspondência com
               que ocorre na América do Sul. Tanto é assim que a   um historiador jesuíta de Buenos Aires, descobri
               Venezuela vai ter os grandes cinéticos e o Brasil vai   que a Imaculada Conceição, que se tornou a Nossa
               ter outras gerações de artistas plásticos também   Senhora de Luján, padroeira da Argentina, é uma
               voltados para o exterior, com interesse na informação   imagem paulista. E de qualidade menor que aque-
               que vem de fora. Ao passo que os países andinos   las feitas em Santana do Parnaíba ou Mogi, mas
               são mais fechados dentro de si próprios em suas   havia, ao mesmo tempo, um comércio entre Lima
               tradições e Argentina, Uruguai e Chile são mais   e São Paulo. Temos que lembrar que havia outro
               ligados à Europa. Retomando, eu estava cansada   tipo de intercâmbio, que depois foi superado. E os
               de fazer trabalhos sobre o modernismo e Tarsila,   arquitetos aqui não tinham se dado conta disso
               tinha encerrado esse aspecto, tinha encerrado já   porque nunca tinham viajado pela América do
               a Expo-Projeção e comecei a viajar pela América   Sul. Preferiam viajar para Paris, para outros lados,
               Latina. Tive uma iluminação através de um livro   então fixaram a ideia de que São Paulo tinha uma
               encontrado na casa da minha mãe. Estava fazendo   casa que só tinha aqui. Quando eu publiquei a A
               muitos trabalhos com Luís Saia, sobre o patrimô-  Hispanidade em São Paulo, eles não reconhece-
               nio em São Paulo. Percebi que as casas que eles   ram o trabalho, em primeiro lugar porque eu era
               chamavam, entre aspas, de bandeiristas não eram   mulher, um fator a ser considerado queira ou não.
               senão uma “casa de hacienda”. Há inúmeros casos   Em segundo lugar porque eu não era arquiteta e
               muito similares. Em São Paulo essas casas eram   estava falando de arquitetura e a fau nesse aspecto
               também todas distantes do centro, seja no Caxin-  não perdoa. Havia uma discriminação. Você não   FOTOS: DIVULGAÇÃO | EVERTON BALLARDIN
               gui, seja no Butantã, em São Bento... Comecei a   é arquiteta, você fica no seu lugar, escreve sobre
               ver essas plantas, fui viajar, estive no Paraguai, fui   história da arte, o que você quiser, mas não entre
               para a Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela. Ia nas   num terreno que não é o seu. Eu nem defendi a
               minhas férias da usp e muitas vezes quando ia para   livre-docência com essa pesquisa porque eles

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