Page 93 - ARTE!Brasileiros #39
P. 93
conceituais que surgem de acordo com o tema
tratado. Cohen observa que há lapsos, às vezes
de até dez anos, entre uma obra que se relaciona
temática ou tecnicamente com outra.
Mostram-se, ainda, por trás da produção do
artista, processos que vão se transmutando em
hábitos, como o de garimpar e coletar materiais
diversos em livros (que são, inclusive, protago-
nistas em toda a trajetória do artista). “Identificar
um parentesco entre os objetos (durante a coleta)
é algo que tem várias origens. Há um fator intui-
tivo e trata-se de uma etapa que vai sofrendo
um refinamento inevitável. Por outro lado, é
importante preservar a natureza desse sentido
– a intuição – e não permitir que o refinamento
esvazie a energia que dará início à execução da
obra”, explica ele.
Na entrevista, Odires revela também detalhes
de algumas obras mais conhecidas e com desdo-
bramentos expressivos, como é o caso das peças
que pertencem à série Mestres Açougueiros e
Seus Aprendizes, colagens de partes de corpos,
especialmente pernas e braços, cujas imagens
foram recortadas de revistas pornográficas. Em
trabalhos desta série, o artista faz referência
explícita às figuras que surgem nas pinturas de
Francis Bacon, atribuindo ao próprio fio narrativo
a ação de “reconstrução de corpos” e a criação
de “corpos-ciborgues”.
Há também obras feitas sem a presença de
figuras humanas, como as que pertencem à
série Monólitos_IBM (2013), que surgem da
junção de fragmentos de fitas de máquina de
escrever usadas. O material contém marcas do
próprio uso, definidas por Odires como obje-
tos “que contêm informação deixada pelo uso
fantasma de textos e letras em fluxo cursivo”.
Lógica e bastante cartesiana em várias de suas
arestas, mas profundamente aberta para leituras
sensoriais, a obra de Odires é toda atravessada por
conexões improváveis, mas que resultam precisa-
mente naturais, e o livro não se furta a obrigação
de relacionar, por exemplo, as séries Matrizes
para Línguas Bifurcadas e Trabalhos Caseiros de
Escalpos, ambas feitas com capas de livros que
NA PÁGINA AO LADO, MALE PORTRAIT 28 (1996); ACIMA, NU EM TRANSE (2002) sofreram algum tipo de intervenção.
93
Book_POR_ARTE39_v1.indb 93 03/05/17 19:46